Festival de Veneza: Documentário sobre prisão de Caetano Veloso pela ditadura é selecionado

Narciso em Férias, escrito e dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil e com produção de Paula Lavigne, será exibido na seção Out of Competition

Publicado em 28 de julho de 2020 às 19:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

O documentário Narciso em Férias, sobre a prisão de Caetano Veloso em 1968, durante a ditaduta militar, foi selecionado para o 77.º Festival de Veneza, para a seção oficial Out of Competition. Escrito e dirigido por Renato Terra. de Uma Noite em 67, e Ricardo Calil, de Cine Marrocos, o filme é uma realização da Uns Produções, produzido por Paula Lavigne e coproduzido pela VideoFilmes, de Walter Salles e João Moreira Salles.

O Festival de Veneza, o primeiro a ser realizado depois do coronavírus, mas com uma programação reduzida, será entre os dias 2 e 12 de setembro.

Em Narciso em Férias (Narcissus off Duty), o músico e compositor Caetano Veloso relembra sua prisão, quando ele e Gilberto Gil foram retirados de suas casas em São Paulo por agentes à paisana no dia 27 de dezembro de 1968, 14 dias depois de decretado o AI-5. Sem receber explicações do regime, foram levados ao Rio de Janeiro, deixados em duas solitárias por uma semana e depois transferidos para celas. A censura prévia impediu os jornais de divulgarem suas prisões. Depois de 50 anos, ele relata o período mais duro de sua vida e reflete sobre os 54 dias que passou encarcerado.

O título do documentário aparece também no livro Verdade Tropical, no capítulo em que ele narra esse episódio e conta dos quase dois meses em que ficou sem se olhar no espelho, e foi emprestado do romance Este Lado do Paraíso, de F. Scott Fitzgerald.

Ao falar sobre sua experiência na prisão, Caetano diz: "Eu me lembro muito de uma frase que o Rogério Duarte me disse logo que eu fui solto: 'Quando a gente é preso, é preso para sempre'. Acho que é assim mesmo". Ele conta ainda que passou dias comendo no chão e que passou a pensar que a vida era só aquilo, que o que teve antes nunca mais voltaria. "Eu me lembro muito de uma frase que o Rogério Duarte me disse logo que eu fui solto: 'Quando a gente é preso, é preso para sempre'. Acho que é assim mesmo", disse Caetano.[[emebed]]