Festival In-Edit traz documentários musicais inéditos a Salvador

Evento acontece de terça a domingo, com ingressos a R$ 6 e R$ 3; confira programação

Publicado em 30 de junho de 2018 às 06:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Depois de um hiato de três anos, Salvador volta a receber o In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical. De terça a domingo, serão exibidos 22 filmes inéditos na Sala Walter da Silveira. Essa é a sexta vez que a capital baiana recebe o festival, que acabou de passar por São Paulo e depois daqui segue para Belém, no Pará. 

Na abertura, o público vai poder conferir Fevereiros, documentário que registrou a vitória da Mangueira com enredo em homenagem a Maria Bethânia, no Carnaval de 2016. O filme, eleito pelo júri oficial do festival como o melhor entre sete concorrentes, dá destaque também à fé sincrética expressa na música.

“Quando soube que a Mangueira ia homenageá-la intuí que era uma coisa grande, que devia ser registrada. A Mangueira escolheu fazer essa homenagem pelo caminho religioso, então isso também abriu meu pensamento para essa ligação da música com o candomblé, da relação histórica do samba carioca com o samba do Recôncavo baiano vindo dos terreiros”, sintetiza o diretor Marcio Debellian, que estará presente na sessão de abertura.

Assim, aos takes dos preparativos do desfile campeão da escola de samba, se somam imagens dos rituais religiosos de Santo Amaro, cidade natal de Bethânia. “As pessoas ficam tocadas, emocionadas, têm curiosidade em saber como foi feito, o porquê de certas escolhas”, diz sobre a reação do público.

Mais Bahia  Não por coincidência, muitos dos filmes da edição falam sobre artistas baianos. Caso de Dê Lembranças a Todos – Dorival Caymmi, de Fabio Di Fiore e Thiago Di Fiore, que será exibido às 18h, do domingo (8). O filme, que recebeu a Menção Honrosa do júri, conta com depoimentos de familiares, parceiros, amigos e fãs do cantor e compositor, que é um dos pilares da cultura baiana - e brasileira. 

A Bahia também está presente no filme Smetak, que conta a história do violoncelista, compositor e inventor de instrumentos suíço Walter Smetak(1913-1984), que veio morar em Salvador na década de 50 a convite do compositor alemão Hans Joachim Koellreutter.

Outro bom destaque é o documentário Maestrina da Favela, dirigido pela norte-americana Falani Afrika. O filme conta a história da jovem Elem Silva, que desde criança dirige sozinha um grupo de percussão infantil no Pelourinho. Falani e Elem se conheceram há mais de 10 anos, em Salvador, quando a diretora veio à cidade pela primeira vez. Maestrina da Favela, dirigido pela norte-americana Falani Afrika, conta a história da jovem soteropolitana Elem Silva “Fiz esse filme porque como uma mulher negra que cresceu em Washington, uma cidade majoritariamente negra como Salvador, me senti muito inspirada por uma jovem negra que se levantava em sua comunidade para lutar contra a pobreza e o racismo sistemático no Brasil”, conta Falani. Para ela, além de falar da música, o documentário reflete sobre as condições sociais e econômicas a que os negros estão submetidos. “Tive o cuidado com isso porque acho que está na hora de os cineastas negros começarem a mudar as narrativas que Hollywood e a indústria cinematográfica brasileira definem como sendo nossas verdadeiras histórias e experiências”, defende. 

Outras histórias Segundo Marcelo Aliche, curador artístico do festival, além dos filmes relacionados à Bahia, a produção fez questão de trazer filmes estrangeiros cuja circulação depende muito de festivais como o In-Edit. Serão exibidas produções de países como Reino Unido, Polônia, México e Estados Unidos, a maioria sem previsão de estreia no circuito comercial. 

Para Marcelo, além dos filmes, é importante também destacar a programação paralela, que envolve masterclass, lançamentos e feira de vinil. “O nosso ideal é sempre dar uma experiência mais ampla, é sempre mais que ver um filme e voltar pra casa”, ressalta. Ícone na moda, no cinema e na música, a artista jamaicana Grace Jones também é tema de filme OUTROS DESTAQUES Grace Jones: Bloodlight and Bami Filme revela quem é a mulher que está por trás do personagem Grace Jones. Ícone na moda, no cinema e na música, a artista jamaicana sempre esteve envolvida numa aura mágica e até hoje ocupa lugar de destaque na música pop. Grace foi acompanhada por vários anos pela diretora Sophie Fiennes, que esteve em reuniões familiares, gravações de discos, sessões de fotos e na casa da artista, em Paris.

Inaudito Figura-chave nos álbuns da Tropicália e por vezes chamado de “Hendrix do Brasil”, Lanny Gordin é personagem central do documentário dirigido por Gregorio Gananian e com criação de Danielly O.M.M. O filme, uma espécie de poema visual sobre o guitarrista, revela o seu processo libertário de composição e pensamento. O guitarrista, que tocou com Gil, Macalé, Gal Costa e Caetano Veloso, vai à China, onde nasceu, e volta ao Brasil, país onde vive. Chamado de Hendrix do Brasil, Lanny Gordin é personagem central do documentário Inaudito Som, Sol & Surf: Saquarema Imagens raras entremeadas a depoimentos de diversos personagens recostroem a história do festival de rock realizado no Rio, em 1976. Idealizado pelo produtor e crítico Nelson Motta, o evento marcou história, mas esteve por anos restrito à memória de quem participou. Agora, o diretor Hélio Pitanga documenta os dias em que roqueiros e surfistas  transaram um som da pesada e viajaram em ondas literais e metafóricas.

Ethiopiques - Revolt of Soul  Documentário mostra um pouco da história da música etíope, destacando seus protagonistas, além de seus sons e ritmos contagiantes mesclados com o soul, o funk, o rock e o jazz. Dentre os entrevistados, o produtor Amha Eshete, que entre 1969 e 1975 produziu 120 singles e 14 álbuns ao lado de músicos locais. O trabalho dojornalista e produtor francês Francis Falceto, que lançou a série de discos Ethiopiques, também é lembrado.

PROGRAMAÇÃO

Terça 20h  Fevereiros (com presença do diretor Marcio Debellian)

Quarta 14h Maestrina da Favela 16h Badi 18h Inaudito 20h Smetak

Quinta 14h  Dzimba Dze Mabwe - Casa de Pedra 16h  O Fabuloso Zé Rodrix 18h  Ultraje 20h  Chavela

Sexta 14h  Dona Onete: Flor de Lua 16h  Adoniran Barbosa - Meu Nome é João Rubinato 18h  Meu Tio e o Joelho de Porco 20h  My Life Story

Sábado 11h Masterclass com Rodrigo Toledo sobre a relação da fotografia com os diversos gêneros de documentário 14h  14h - XTC: This is Pop 16h  Arthur Moreira Lima: Um Piano Para Todos 18h  Som, Sol & Surf: Saquarema 20h Grace Jones: Bloodlight and Bami

Domingo 14h  Você Não Sabe Quem Eu Sou 16h  Vinil, Poeira e Groovers 17h  Lançamento do disco-livro  O Rabequeiro Maneta e a Fúria da Natureza, de Manu Maltez  18h  Dê Lembranças a Todos 20h  Ethiopiques - Revolt of The Soul 21h Show de Manu Maltez (bar Velho Espanha)