Festival Internacional de Cinema Infantil acontece em Salvador

Evento acontece no Cinemark do Salvador Shopping de 2 a 12 de novembro

Publicado em 30 de outubro de 2017 às 14:11

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Salvador recebe esta semana a 15ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici). O evento, que acontece de 2 a 12 de novembro, na rede de cinemas Cinemark, no Salvador Shopping, reunirá dezenas de filmes de diversos países, concentrando mais que o triplo de lançamentos do gênero no Brasil. Além disso, serão realizadas mostras especiais, debates e exibições exclusivas, tudo com direito a meia-entrada, no valor de R$ 12, para todos os espectadores. 

Na sessão de pré-estreia Brasil, o público terá a chance de conferir, com exclusividade, a première do filme Peixonauta, o Filme (3D); produção que ganhará as telas dos cinemas nos meses posteriores ao festival. A Sessão Telecine de Cinema traz Louis & Luca – A corrida do queijo, filme norueguês inédito nos cinemas brasileiros, que conta a divertida história de uma disputa inusitada entre duas cidades vizinhas e muito rivais. O festival apresenta ainda títulos como Detetives do Prédio Azul (D.P.A), O Filme (2D); Lino, uma aventura de sete vidas (3D); A Professora de Música (2D); A Família Dionti (2D), Bugigangue no Espaço (3D) e Um Tio Quase Perfeito (2D). Para valorizar e revelar o que há de melhor na produção audiovisual brasileira direcionada ao público infanto-juvenil, o festival exibirá os curtas-metragens selecionados durante a 10ª edição do Prêmio Brasil de Cinema Infantil, que fomenta o reconhecimento de novos cineastas brasileiros e suas obras. Os 22 curtas concorrentes serão exibidos em sessões na sexta-feira (3). A etapa final da premiação contará com um júri formado exclusivamente por crianças da cidade de Natal, elegendo os melhores curtas de live- action, animação e da Mostra Teen, no dia 6 de novembro. 

Títulos estrangeiros Por se tratar de um festival internacional, o Fici ainda traz a Salvador títulos de destaque no mercado internacional, inéditos no circuito brasileiro, e também lançamentos recentes. Na categoria Clássico Internacional, o filme Mary Poppins será apresentado em sessão com áudio original e legendas em português. Animações internacionais recém-lançadas também voltam às telonas através do programa Se Você Ainda Não Viu, como Sing – Quem canta seus males espanta (3D), da Universal; Trolls (3D) e O Poderoso Chefinho (3D), da FOX;  Moana, Um mar de aventuras, da Disney; e o belga indicado ao Oscar Minha Vida de Abobrinha, da Califórnia Filmes, também trarão diversão às crianças. Moana, Um Mar de  Aventuras, da Disney, será um dos títulos estrangeiros reapresentados durante o festival (Foto: Divulgação) Para o Programa Internacional, serão apresentados títulos com dublagens exclusivas. Em cartaz estarão produções como a alemã Do Meu Tamanho, que conta a história de um menino que mora em um orfanato e sonha em conhecer seu pai. Por isso, ele vai ao seu encontro e, dali, nasce um novo relacionamento. A animação Os Comedores de Meia, da República Tcheca, Eslováquia e Croácia, apresenta a história de criaturinhas que vivem ao nosso lado e, sem que ninguém perceba, comem nossas meias. Também da República Tcheca, será exibido o filme Pat & Mat, derivado da série homônima e já apresentada no Brasil com o título Zeca & Joca. O longa é composto por uma coletânea de histórias nas quais os personagens criam saídas inventivas e bem-humoradas para problemas do dia-a-dia.

As produções audiovisuais mexicanas terão espaço na programação com a mostra Foco México, que conta com películas selecionadas pelo consulado do México. Haverá sessões de dublagem ao vivo dos filmes A Fantástica Fórmula do Dr. Funes, dirigido por José Buil e do divertido Por Meus Bigodes, de Miguel Caramés. Dentro dessa programação, haverá também exibições de uma seleção de seis curtas mexicanos de animação.   A Holanda também estará representada no Festival, por meio do ciclo Mestres da Infância, que levará às telonas dois trabalhos assinados pela roteirista holandesa Mieke de Jong: O Circo de Rinti e Professor Sapo.  O festival também promove sessões com Dublagem ao Vivo, trazendo longas-metragens exibidos nem sua língua original, porém com dublagem feita por profissionais em tempo real dentro da sala de exibição. O programa contará com filmes como Kai, da Coreia do Sul, desenho animado que conta a história de um garoto que resgata a irmã e protege a aldeia onde vive; O Reino dos Sapos, animação chinesa que será exibida em 3D, que conta a história de uma princesa que se disfarça de homem para competir por sua liberdade; e Um Cavalo Chamado Elefante, de Andrés Waissbluth, que conta as aventuras de dois meninos que após receberem a missão de cuidar de um cavalo, penetram no mundo do circo para recuperá-lo e conhecem a equilibrista Ana, sua companheira nesta incrível aventura.