Festival Sangue Novo fará prévias da sua terceira edição nos dias 18 e 19 de julho

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 14 de julho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Festival Sangue Novo dará partida para sua terceira edição com o evento Prévias na Caixa Cultural, nos dias 18 e 19 de julho. A abertura contará com as participações das cantoras Lívia Mattos (também multi-instrumentista) e Illy, que conversarão com o público sobre o tema O que é que a baiana quer na MPB do século 21. O evento, que tem curadoria do jornalista e crítico musical Hagamenon Brito, da equipe do Correio*, terá transmissão ao vivo pelo Ibahia. No dia seguinte (19), das 17h às 18h, a conversa vai reunir os músicos Teago Oliveira, guitarrista da Maglore, e Filipe Catto para trocarem experiências sobre  a nova geração pop brasileira e a dificuldade do mainstream de se renovar. A entrada é gratuita.  (Fotos: Divulgação) As cantoras Illy e Livia Mattos estão na programação do Festival Sangue Novo Diálogos artísticos Conhecido por seu trabalho como curador de fotografia, sobretudo à frente da Pinacoteca de São Paulo, Diógenes Moura - pernambucano que viveu muitos anos na Bahia - vai lançar seu sétimo livro, no próximo dia 11 de agosto, às 17h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus, dentro da programação da 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ).  Em O Livro dos Monólogos – Recuperação para Ouvir Objetos, o autor explora e expande o diálogo entre literatura e fotografia que marca a sua trajetória e suas vivências nas três cidades onde morou.

Casa da fotografia O bairro do Santo Antônio Além do Carmo vai ganhar um espaço dedicado à imagem. Trata-se do ME Ateliê da Fotografia, que abre as portas no próximo dia 20, às 19h30, sob o comando do fotógrafo e artista plástico Mário Edson. No casarão histórico do ano de 1908, serão instaladas três galerias e ocupadas duas varandas que foram batizados com os nomes de  artistas como Juarez Paraíso , Tati Moreno , Viga Gordilho , Frida Khalo, além de um cantinho destinado à leitura que homenageia o saudoso escritor Ariano Suassuna. A noite de inauguração será aberta com a exposição REvir – Moradas da Alma, composta por 20 imagens. 

Repaginada O chef Vinicius Figueira apresentou na última terça-feira a novo visual da sua Cantina Du Vini, no Rio Vermelho. O espaço, que foi repaginado pela designer de interiores, Nathália Velame, reúne um belo acervo de peças do proprietário garimpado em suas viagens pelo mundo.  (Foto:Estúdio Gato Louco) Nathália Velame e Vincius Figueira na Cantina du Vini Pela boca A baiana Isis Rangel bem que tentou, mas não resistiu aos apelos dos cariocas que conquistou pela boca durante os 20 anos em que pilotou o restaurante Siri Mole, em Copacabana. No final de agosto, ela vai abrir uma nova casa especializada na cozinha baiana. O espaço, que vai se chamar Sabores de Gabriela, funcionará no Jardim Botânico. No cardápio, acarajé, moquecas e outras iguarias com DNA da boa terra.  (Foto:Divulgação) A chef baiana Isis Rangel vai abrir novo restaurante no Rio de Janeiro Livre concorrência Salvador vai ganhar dois novos aplicativos de transporte. Um deles é o itMOV que permitirá que o cliente leve no veículo sua bicicleta; o outro é o Yet Go que, segundo os proprietários, já funciona em outras cinco capitais brasileiras. Neste último, os pets são bem vindos. 

Festa de Baco Sinônimo de excelência em vinhos brasileiros, a vinícola Famiglia Valduga, com sede no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, apresenta aos baianos mais uma linha de seus rótulos mundialmente premiados, no próximo dia 9 de agosto, às 19h, no Yacht Clube da Bahia. A noite de degustação - que será comandada pelo proprietário e enólogo João Valduga, em parceria com a Carballo Faro - terá rótulos da Casa Valduga, Casa Madeira, Domno Importadora, Ponto Nero, Cervejaria Leopoldina e Vinotage, todos componentes do grupo da família.

Em alta conta À frente da curadoria do mais importante evento literário do país (Flip, em Paraty, RJ), por dois anos consecutivos, a jornalista e escritora baiana Josélia Aguiar vai agora integrar o conselho consultivo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). O convite partiu do presidente Fabio Barbosa e do diretor artístico Arthur Nestrovski. “É uma alegria e uma honra muito grandes”, declarou. Em foco  Gênero e diversidade sexual: na sociedade e nas escolas  é o tema do próximo debate do projeto Polêmicas Contemporâneas, pilotado pelo professor Nelson Pretto, da Faculdade de Educação da UFBA. O evento acontece na próxima segunda feira (16), a partir das 19 horas, no auditório Leopoldo Amaral, na