Festival Varilux: o melhor do cinema francês chega a Salvador

Festival tem filmes contemporâneos de jovens franceses, além do clássico Z, de Costa-Gavras

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2018 às 12:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: divulgação

Pelo menos dois eventos anuais têm feito a alegria dos cinéfilos soteropolitanos: o Panorama Coisa de Cienema, que costuma ocorrer no segundo semestre, e o Varilux, dedicado à produção francesa, que neste ano acontece de hoje até o dia 20.

Durante esses 14 dias, serão apresentados 20 longas- metragens da nova safra francesa, além de um clássico imperdível: Z (1969), de Costa- Gavras, um dos mais politizados cineastas do mundo, hoje com 85 anos. O festival será apresentado em cinco salas da cidade: Ufba, Cine Paseo, Glauber Rocha, Cinema do Museu e Bela Vista. A Aliança Francesa recebe a mostra de realidade virtual. O curta Alteration está na mostra de realidade virtual O festival  é uma chance de conhecer uma nova safra de cineastas franceses, que tem sido chamada por alguns críticos de “nouvelle guarde”, em referência à “nouvelle vague”, que nos anos 1960 revelou Jean-Luc Godard e François Truffaut (1932-1984).

Um dos membros desta nova guarda é Xavier Legrand, que dirige Custódia, sobre um casal que briga pela guarda do filho. Antony Cordier é o realizador de A Excêntrica Família de Gaspard, comédia melancólica sobre o adeus à infância, desejo e tempo. Mas diretores já conhecidos do público também estão representados. O Amante Duplo é um thriller dirigido por François Ozon, de filmes como Tempo que Resta (2005). Nesse novo longa, uma mulher que sente dores no estômago recorre a um psicólogo e os dois se apaixonam.

Filmes com tons político e social também são destaque na programação. Um deles é Primavera em Casablanca, passado no Marrocos, entre os anos 1980 e o período atual. O longa, do francês Nabil Ayouch, é uma denúncia sobre intolerância e a não aceitação das diferenças no país que sofreu com o Islã radical.

Questões de sexualidade também são tema da programação. Em Marvin, um jovem que sofreu bullying na escola e foi rejeitado pela própria família reluta em assumir-se gay. Quando se torna ator, encontra no grupo de teatro o acolhimento de que precisava. Salvador vai receber também uma mostra de curtas em realidade virtual, com entrada gratuita. Esses filmes serão exibidos na Aliança Francesa, na Barra, até esse domingo. No mesmo dia, também estreiam no Glauber Rocha, onde ficam até dia 17.

A programação completa está no site do Festival Varilux

Veja trailers de três destaques do Festival

O Amante Duplo, de François Ozon

Marvin, de Anne Fontaine

Gauguin - Viagem ao Taiti, de Edouard Deluc