Festival Virada Salvador: último dia teve Daniela e Mariene e mais

Veja tudo o que rolou no evento que teve ainda Danniel Vieira, Netinho e Rafa e Pipo Marques nesta terça-feira (1º)

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Amorim
  • Gabriel Amorim

Publicado em 1 de janeiro de 2019 às 15:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho/CORREIO e Jefferson Peixoto/Secom

O primeiro dia do ano (1º) foi marcado pelo último dia de shows no Festival Virada Salvador. A terça-feira de evento teve como atrações Danniel Vieira, Mariene de Castro, Daniela Mercury, Netinho e Rafa e Pipo Marques. O primeiro show começou um pouco mais cedo que os outros dias, às 16h.

Dando nome à Arena onde acontece a festa, Daniela comemorou os 20 anos do seu tradicional projeto Pôr do Som. Na celebração, recebeu a cantora paulista Tulipa Ruiz, além da banda Didá e a Deusa do Ébano 2018, Jéssica Nascimento, do Ilê Aiyê.

A edição de Festival Virada Salvador teve 29 shows, com mais de 70 horas de música. A festa gratuira recebeu mais de 2 milhões de pessoas nos cinco dias de shows. Acompanhe abaixo a nossa cobertura completa com tudo o que rolou no evento neste primeiro dia do ano.

***

Saideira: já pode vir o Carnaval?! Os irmãos Rafa e Pipo Marques subiram no palco do Festival Virada Salvador por volta das 23h20 e encerraram o Festival Virada Salvador em clima de Carnaval. Teve Arerê, Levada Louca, além do hit da dupla, Tô de Boaça, e muito mais. 2019 oficialmente começou e ano que vem tem mais! (Foto: Carla Galrão/CORREIO) ***

Para rever :)

Perdeu os shows de Netinho e Rafa e Pipo Marques? Não tem problema, é só dar play abaixo e assistir às apresentações completas dos artistas que encerraram o megaevento promovido pela Prefeitura de Salvador.

***

Haja nostalgia!

Em seu retorno aos palcos baianos, Netinho faz apresentação marcante com clássicos do axé dos anos 80 e 90. Na lista, incluiu Beijo na Boca, A Vida é Festa, Menina Linda, Pra Te Ter Aqui e mais. Também sentou para cantar o sucesso Prefixo de Verão.

Para encerrar o show, Netinho cantou o hit Milla.

Foi possível perceber ainda que ele está com potência vocal comprometida por conta dos problemas de saúde que teve nos últimos anos. Em 2013, ele passou por diversas cirurgias após os três AVCs (Acidente Vascular Cerebral) que sofreu. (Foto: Carla Galrão/CORREIO) Nas redes sociais, internautas dizem que Netinho é um guerreiro de continuar a carreira após de tudo que passou. "Parabéns Netinho, lembrando dos melhores carnavais da Bahia", comentou Elisangela Oliveira Alves. "Que bom ver ele bem cantando", elogiou Moisés Ferreira em um comentário no Facebook. 

***

Netinho no palco!

Há sete anos sem se apresentar em Salvador, cantor sobe no palco do Festival Virada Salvador ao som de Preciso de Você. "O show vai ser curto. Pediram para reduzir de uma hora para 30 minutos, então vou falar pouco e cantar muito. Estou muito emocionado. Não canto aqui há sete anos - desde que fui morar no Rio de Janeiro e depois adoeci", desabafou o artista. Assista ao momento que ele entra no palco.

Antes de começar sua apresentação, Netinho exibiu uma retrospectiva com seus principais sucessos do ano 90. Como esquecer?

***

Quase uma Salvador inteira: público do Festival alcança 2 milhões de pessoas!

Com as 800 mil pessoas que passaram pela Arena Daniela Mercury na noite de segunda-feira (31), o público do festival da virada atingiu a marca de cerca de 2 milhões de pessoas, a mesma que foi alcançada durante todos os cinco dias de shows do ano passado. Com isso, o número de pessoas que vieram e ainda estão vindo ao evento esse ano será maior que o do ano passado.

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, responsável pela organização do evento, considera importante esse dado, pois representa a maturação do produto. Confira aqui mais informações da coletiva com representante da prefeitura. Isaac Edington (Foto: Elias Dantas / Alô Alô Bahia) ***

Acaba não, viradãaao...

O autônomo Alex Souza, 45 anos, curtiu todos os dias de festa e disse que não vai embora antes do último show. Esperando pelo início da apresentação de Netinho - penúltima atração da noite - ele diz que a relação com o cantor é antiga. "Tem tempo que ele não faz show aqui né? Lembro dele da época da Beijo", disse relembrando a banda que o cantor comandou. "Lembro de Mila, Morena, mas a que mais marcou foi Beijo na Boca", relembrou (Foto: Gabriel Amorim/CORREIO) Mesmo cansados depois de três dias seguidos no Festival Virada, o professor Nilton Sacramento, 54, e a esposa Risoneide Sacramento, 48, seguem firmes esperando pela chegada de Netinho. Para Nilton, o último dia do Festival foi o melhor. “Para mim, Netinho, Mariene e Daniela são os maiores representantes de nossa música”, explicou. Eles estão ansiosos para ouvir músicas do início da carreira do cantor, ainda nos anos 1980. “Gosto muito de Mila, mas tem outras. Vai valer a pena esperar por ele”, completou Risoneide.

ÔOOO Milaaaaaa... Vem, Netinho! (Foto: Larissa Silva/CORREIO) ***Fora do Carnaval: 'Desisti', diz Netinho

Um pouco antes de subir no palco do Festival Virada Salvador, na Boca do Rio, o cantor Netinho concedeu entrevista coletiva nos bastidores do evento. Pela primeira vez no Réveillon de Salvador, ele afirmou que não tem mais intenções de participar do Carnaval da cidade. “Desisti. Não tenho intenção nenhuma de participar do Carnaval de Salvador puxando bloco. Não me enxergo mais puxando blocos. Vou ficar só de espectador, só admirando”, afirmou o cantor na noite desta terça-feira (1º). (Foto: Carla Galrão/CORREIO) Netinho contou que, no ano passado, chegou a tentar reviver o Bloco Beijo. Na época, o presidente da Saltur, Isaac Edington, convidou para que ele participasse do Furdunço, no pré-Carnaval, e ainda comandasse um trio sem cordas, nos dias oficiais da folia. “Eu não quis. Não queria patrocínio (de órgãos públicos). E os patrocinadores (privados) preferiam investir na prefeitura ao invés dos blocos. Então, eu vi que não tinha mais espaço para aquela ideia que eu tinha”, afirmou.O artista prometeu um show “100% Netinho” para os fãs - ou seja, todo com o seu próprio repertório. “É um show para quem acompanhou meus 30 anos de carreira. É uma emoção enorme estar aqui, porque não faço show em Salvador desde 2012”.***

Mais que amigos, friends!

E, para encerrar seu grande espetáculo na Arena Daniela Mercury - que leva o seu nome, na Boca do Rio - a Rainha do Axé chamou ao palco os cantores Chico César, Maria Gadú, Tulipa Ruiz, além das backing vocals, banda Didá e todos os dançarinos que participaram do seu show para cantar. A música O Canto da Cidade encerrou a 20ª edição do Pôr do Som com chave de ouro. Assista abaixo trechos desse momento.

[qdfLSwH_QxA] [jCvPZJOy0Cc]

***

Chegou agora e quer saber o que está rolando?

Neste último dia de Festival Virada Salvador, o som do sertanejo Danniel Vieira foi seguido pela apresentação da sambista Mariene de Castro, que subiu ao palco com um figurino dourado, oferecendo um espetáculo à parte ao público, durante o pôr do sol. Neste momento, Daniela Mercury termina um show de quase três horas. Ela comemorou os 20 anos do Pôr do Som. 

Com um olhar sobre o povo, Daniela trouxe o sonho de igualdade e respeito às minorias.

Quer assistir ao show de Daniela e ao de Mariene de Castro, grandes destaques da noite? Basta dar play abaixo!

(Foto: Gabriel Amorim/CORREIO) Um pouco antes, Daniela cantou Pérola Negra. Nem dá pra ficar parado, né?

***

Balanço: o povo foi de busu

Até às 21h deste terça-feira (1º), no quinto e último dia do Festival Virada Salvador 2019, 923 mil pessoas atenderam ao apelo da Prefeitura e foram ao evento utilizando o transporte público. Só na noite da virada, cerca de 290 mil pessoas chegaram na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, utilizando o transporte coletivo.

***

É sócia do Festival Virada que chama? Única atração a ter duas de show, Daniela já fez de tudo um pouco: convidou Tulipa Ruiz, trocou de roupa (tirou o vestido preto e trocou por um branco)... Tudo com muita dança e suas músicas clássicas (Foto: Gabriel Amorim/CORREIO) Logo quando ela voltou vestida de branco, Daniela prestou mais uma homenagem ao bloco Ilê Aiyê, que comemora 30 anos em 2019. Além da banda Didá, a Deusa do Ébano 2018, Jéssica Nascimento participou do show.

***

Participação pra lá de especial! <3

De amarelo, Tulipa Ruiz sobe ao palco e canta Nobre Vagabundo com a rainha Daniela Mercury. Juntas, elas até arriscaram fazer da música um pagodão.

E não é que o público gostou? Tulipa declarou seu amor pela Bahia (Foto: Gabriel Amorim/CORREIO) "O Pôr do Som é para falar sobre o tempo e sobre a eferemidades", falou Daniela, abrindo alas para Tulipa cantas a música Efêmera, de seu álbum homônimo.

"Feliz Ano Novo! Muito especial e simbólico estar na Bahia. Estou fortalecida. A Bahia está fortalecendo todo o Brasil. Estaremos juntos esse ano e sempre. Salve, Daniela!", disse a paulista, antes de cantar.  Logo depois, Daniela cantou Beat Lamento e homenageou a esposa Malu Verçosa com fotos na projeção do show: 'Viva a arte' (Foto: Reprodução/YouTube) ***

Show à parte...

Espetáculo de Daniela Mercury está cheio de significados e peculiaridades. Algumas das crianças que participam do show, por exemplo, são parentes de sambistas e de personalidades negras reconhecidas. No repertório, Daniela já cantou o sucesso A Rainha do Axé e emebdou Rainha Má. Confira trechos!

Além da banda Didá e da participação de crianças, o show chama atenção pelas projeções coloridas, em sincronia com as músicas da apresentação.

***

Olha a rainha brilhando!

A rainha Daniela Mercury, que dá nome a Arena principal do Festival Virada Salvador, já deu início ao seu show. Apresentação tem previsão de durar 2h30 e tem participação da banda Didá e mais quatro crianças que dançam junto aos oito bailarinos da baiana. (Foto: Thais Borges/CORREIO) Público lota o espaço, na Boca do Rio, e ovaciona Daniela. Já é tradição para a advogada Maria Esmeralda e para a professora Rosana Santos, que são irmãs, estar na plateia do show de Daniela Mercury no primeiro dia do ano. "Desde 2001 a gente vem todo ano. É um show lindo. Ela sempre inovando.", disse Rosana. Para Esmeralda, Daniela é rainha. "Ela é uma artista completa. Tem artistas que você vai pra vários shows e é sempre a mesma coisa. Com ela não, sempre um show diferente", falou (Foto: Gabriel Amorim/CORREIO) Os namorados Iago Damasceno e Júnior Lima trouxeram a sobrinha de Iago, Diana, para conhecer a clássica apresentação de Daniela. Iago, que já vem ao show há alguns anos, disse que certos clássicos não podem faltar. "Ela tem que cantar O Canto da Cidade", disse (Foto: Gabriel Amorim/CORREIO) Gabriel Viana, 22, veio de Aracajú para virar o ano em Salvador e escolheu curtir o Festival Virada na sua última noite na capital da baiana. "Passei o ano com a família que mora aqui. Mas hoje tive que vir, tem o show de Daniela né?", disse Gabriel na expectativa para a clássica apresentação da cantora (Foto: Gabriel Amorim/CORREIO) ***

Festival tem música e muita diversão!

Enquanto os shows agitam o público na Arena Daniela Mercury, tem gente que vai até o lugar só para aproveitar as outras atrações do Festival Virada Salvador. É o caso da auxiliar de serviços gerais Rosângela Silva, 39 anos, que foi levar as duas filhas, Talana Andrade, 10, e Daniela Andrade, 8, para curtirem a roda-gigante. Será a primeira vez que a mais velha irá passear em um brinquedo do tipo. "Estou nervosa. Vai dar um pouquinho de medo, mas acho que será legal", conta Talana. As três aguardam na fila a vez delas fazerem o passeio e logo depois voltarão para casa. Pelo menos essa é a expectativa da mãe, porque as crianças ainda querem visitar o parque instalado na arena antes de irem embora (Foto: Larissa Silva/CORREIO) ***

Daniela promete showzaço... <3

Enquanto isso, Daniela Mercury concede entrevista coletiva nos bastidores. Ela revelou que seu show terá 2h30 e incluirá várias trocas de roupas e surpresas. Também falou sobre o maior foco em videoclipes no último ano, que deve prosseguir em 2019. "Há dez anos sou dona da minha própria carreira. Esse ano a gente começou a fazer videoclipes grandiosos novamente. Esse último, Pantera Negra Deusa, é do Chico Kertész, que conheci por conta do documentário Axé. (...) São mais de 25 anos de carreira internacional. Quando eu faço eu quero que o Brasil seja compreendido e a Bahia, que eu levo comigo, seja reinterada", diz

Na ocasião, a cantora baiana também disse que está sentida com as perda de Moa do Katendê e Mãe Stella, em 2018. "Eu estou muito sentida. Meu filho, Gabriel, inclusive, fez a música que Caetano gravou para Moa. Hoje eu entrei falando do sonho. Eu trago a Didá, quatro crianças que cantam, dançam e participaram do clipe de Pantera Negra Deusa. Trago força e telas de Jota Cunha. São 20 anos do Pôr do Som. Salvador não fazia festas de Réveillon. O roteiro é completamente particular, novo. Tenho oito bailarinos. A participação de Tulipa Ruiz. Tenho mulheres no meu palco para falar do feminino, dos sonhos do país, de democracia, de direitos humanos. Eu canto O Sal da Terra, de Beto Guedes, Coração Civil, de Milton Nascimento. Canto repertório meio antigo. O tema é liberdade, é democracia. É arte como a grande afirmação do nosso país. Estou a meses trabalhando nesse show", completou Daniela.

***

Emocionante!

Mariene de Castro encerra seu show por volta das 18h40 abraçando a equipe com música Canto das Três Raças cantada acapella.

***

Brilhou!

Moradora de Canabrava, Valdinéia Gomes caprichou no look, e foi ao Festival da Virada prestigiar o show da sua cantora favorita, Mariene de Castro. O figurino especial chamou a atenção dos fotógrafos. "Vim de amarelo de Oxum e Mariene também, não combinamos nada, mas viemos na mesma sintonia", disse. Sobre a chance de ver a estrela, contou, "Eu só vim ver o show dela, deixei de vir ontem e descansei para estar inteira para ela. Assim que acabar, vou embora, realizada", afirmou. (Foto: Victor Lahiri/CORREIO) Dançando de olhos fechados, o aposentado Ramalho Barreto, de 65 anos, também acompanha cada música apresentada por Mariene de Castro. "Quando ela canta, me jogo de corpo e alma", explica. Ele, que é adora samba, foi curtir sozinho o último dia de show do Festival da Virada. Emocionado, Ramalho também canta junto cada verso das canções. "Fico todo arrepiado quando com a voz dela", destaca. (Foto: Larissa Silva/CORREIO) ***

Ícones que fala, né?! Mariene de Castro chamou Magareth Menezes para o palco; juntas, elas cantaram Faraó Divindade do Egito e Alfabeto do Negão: "Salve Margareth Menezes, uma das vozes mais importantes do nosso país!", diz Mariene (Foto: Reprodução/Facebook) Confere um trechinho do show das duas!   Encontrão! (Foto: Carla Galrão/CORREIO) Um pouco antes, Mariene cantou Oxóssi, em referência ao deus caçador do candomblé.

Confira fotos do show de Mariene feitas pelo fotógrafo Arisson Marinho.

[[galeria]]

***

É rainha sensata que fala?

"Eu vim aqui no maior festival do mundo para dizer que eu sou completamente contra todo e qualquer tipo de quebra dos direitos humanos. E digo não ao preconceito, e digo não ao racismo, e digo não à homofobia, e digo não à intolerância religiosa", bradou Mariene, arrancando aplausos e gritos da plateia. Depois cantou Homem com H, clássico de Ney Matogrosso: "Virou 2019! E que seja um ano de paz, de respeito, de amor ao próximo, de amor incondicional!". (Foto: Rafaela Fleur/CORREIO) ***

Colhendo lírio lirulê / Colhendo lírio lirulá...

É colado na grade que o atendente Ricardo Cardoso, 25 anos, assiste ao show da cantora Mariene de Castro nesta terça-feira (1º), no Festival Virada. Fã da sambista há pelo menos quatro anos, o jovem chegou à Arena Daniela Mercury às 15h30 para garantir o lugar bem perto do palco. Está ansioso por ouvir a canção Vi Mamãe Oxum na Cachoeira. "Vim para ver especialmente Mariene, mas também quero ver Daniela", conta. (Foto: Larissa Silva/CORREIO) A cantora acaba de cantar Pureza da Flor e botou todo mundo pra dançar.

***

'O samba é a alma do nosso povo'

Antes de subir ao palco, Mariene concedeu coletiva de imprensa. Na ocasião, ela ressaltou a importância do samba de roda para a cultura brasileira. "O samba nasceu na Bahia. Fico muito agradecida que o prefeito de Salvador sabe da importância do samba estar presente na cidade. É a história do nosso povo, da nossa história que começou aqui e vai pro Brasil e para o mundo", afirmou. Confira a fala dela.

***

Aí foi que eu sambei cumade...! Por volta das 17h40, Mariene de Castro inicia seu show no palco do Festival Virada Salvador com direito a banda completa e, é claro, muito samba Vestido dourado usado pela cantora chama atenção. Com o pôr-do-sol, o brilho fica ainda mais forte. Assista abaixo trecho do show dela, em que ela canta Ilha de Maré.   Pôr do sol é atração à parte no show de Mariene de Castro (Foto: Gabriela Cruz/CORREIO) ***

Olhaaaa elas!Mariene de Castro e Daniela Mercury já estão na Boca do Rio. Antes de subirem ao palco, elas concederam entrevista coletiva à imprensa.

***

Já meteu dança em 2019? Marcelo já! :)

O dançarino Marcelo Nohaan, 25 anos, veio para a Arena Daniela Mercury fazer o que ele mais sabe: meter dança! Com o suor escorrendo, ele faz coreografias para todas as músicas apresentadas pelo cantor Danniel Vieira. Da plateia, acompanha as canções com muitos passos de dança. "Queria mesmo era estar no palco", confessa. O show mais esperado por Marcelo é o de Daniela Mercury. "Sou muito fã", conta.

***

Por volta das 17h15, o cantor Danniel Vieira encerrou seu show no Festival Virada Salvador. Mas antes apresentou a música de trabalho, Com Seu Olhar, uma composição dele com a dupla Marcos e Belutti.

Durante todo o show, o cantor agradeceu ao público que chegou cedo, mesmo após o Festival do dia anterior tendo durado até 5h da matina. Assista ao show completo do representante do sertanejo baiano.

***

Pós praia!

Para aproveitar ao máximo o dia que inicia o ano de 2019, a baiana Ferlanda Rosário veio da praia direto para o Festival da Virada com a família. "Quero ver todos os cantores, mas principalmente Mariene", afirma ela, que vai assistir ao show da cantora pela primeira vez hoje. Junto com a filha dela, Maria Eduarda, de 9 anos, a irmã, Adriana Rosário, e a tia, Maria de Fátima, 63, pretende ficar na Arena Daniela Mercury até o fim da festa. Maria Eduarda, Ferlanda, Adriana e Dona Maria (sentada no chão). Dona Maria já está cansada, mas diz que não há lugar melhor para estar do que na festa. "Essa é a Bahia que amo", exclama.​​​ (Foto: Larissa Silva/CORREIO) ***

Esquenta ou pós-festa?"Na Bahia temos axé, pagode, samba e sertanejo com muito orgulho. Gostaria de agradecer ao prefeito ACM Neto pela oportunidade de representar o sertanejo da Bahia nesse festival", diz Danniel. Movimento ainda é fraco na Arena Daniela Mercury, mas público que compareceu ao primeiro show do dia está dançando muito com o cantor.  (Foto: Rafaela Fleur/CORREIO) Assista um trecho do show do cantor em que ele cantou Quem Pegou, Pegou, música que ficou famosa nas vozes de Henrique e Juliano e Wesley Safadão. O clima já é de despedida na Boca do Rio.

***

Ressaca? Que nada! Animação puuura...

Aos 60 anos, a aposentada Maria Auxiliadora foi sozinha para a Arena Daniela Mercury se divertir com o última dia do Festival da Virada. Animada, ela está pronta para aproveitar todas as bandas que subirão ao palco hoje. "Vi no jornal as atrações, mas nem lembro. Quero ver tudo o que tiver", conta. (Foto: Victor Lahiri/CORREIO) ***

Gordinho animado <3"Obrigado a vocês que vieram tomar esse sol comigo", declara, animado, o cantor Danniel Vieira, no inicio da sua apresentação. Show é o primeiro do último dia de Festival

Enquanto isso, parte do público se esconde do sol, à sombra da mesa de som. "Vocês que estão na sombra, não sei se estou com raiva ou inveja de vocês. Dá uma moral pro gordinho e vem dançar comigo", pede Danniel.

***

Já tá rolando! Danniel Vieira chama o público para perto do palco e a galera começa a ensaiar os passos de forró. "Quem está de ressaca bebe uma aguinha que passa!", diz(Foto: Victor Lahiri/CORREIO) ***

De viroooote!

O ator Gabriel Francisco, 21 anos, veio de galera para curtir o primeiro dia do ano no Festival Virada. Foi às 7h30 da manhã que ele deixou o espaço na manhã de hoje, depois de aproveitar o Réveillon na festa. Agora, está na expectativa para assistir ao show de Daniela Mercury, que completa 20 anos de Pôr do Som no evento. "Já assisti ao show dela e espero que seja mais emocionante do que foi no ano passado", conta Gabriel. A amiga dele, Patrícia Araújo, 41 (de boné), também está na expectativa para o show da cantora. "Desde 2007, todo ano estou colada", garante. Para Patrícia, que só não veio ao festival na noite de ontem, o melhor show do festejo foi da banda La Fúria. "Foi animação do início ao fim", relembra (Foto: Victor Lahiri/CORREIO) ***

Sol quente para ver a rainha brilhar!

Os amigos, Marcos Vinicius, Rose Lima, Alvaro e Junior Martins encararam o sol chegaram cedo para ver o show de Daniela Mercury do melhor ângulo possível. O grupo veio todos os dias para o evento, e diz que a fórmula para aguentar o pique de chegar cedo e sair tarde, é muita cerveja. "Daniela e Mariene são as mais esperadas por nós, mas vamos ficar até a última atração", concordam. Marcos Vinicius, Rose Lima, Alvaro e Junior Martins (Foto: Victor Lahiri/CORREIO) O sol do verão é cruel. O público que chegou mais cedo busca a sombra dos praticáveis da polícia e bombeiros, para tentar se esconder do calor ***

A festa vai começar! <3

Os portões já estão oficialmente abertos, pessoal! Às 15h30, os portões do Festival Virada foram abertos; público passa por um dos portais de entrada da Arena (Foto: Victor Lahiri/CORREIO) ***

Programação

Os shows começam às 16h nesta terça-feira (1º). A abertura dos portões é mais cedo, a partir das 15h. Confira a ordem das apresentações:

Danniel Vieira Mariene de Castro Daniela Mercury Netinho Rafa e Pipo Marques.

***

Quer ficar conectado?

Quem não quiser perder a oportunidade de registrar todos os momentos da festa poderá contar com a rede de wi-fi gratuita que a prefeitura irá oferecer. São 80 antenas espalhadas pelo entorno da arena. Para acessar, é só procurar a rede aberta #conecta_salvador e apertar em "conectar".

***

Além dos shows

O Festival Virada Salvador 2019 também terá vila gastronômica a espaços de lazer para adultos e crianças, além dos shows.

Feira Criativa - Nos intervalos dos shows e quando bater aquele cansaço, os mais de 2 milhões de pessoas poderão dar uma passada na Feira Econômica Criativa, que terá 40 estandes, que, além de opções gastronômicas, ofertarão acessórios, camisetas e galeria de achados criativos.

Vila gastronômica - Além da Feira Econômica Criativa, a Arena Daniela Mercury também terá uma Vila Gastronômica com comidas típicas da Bahia e com um espaço para food trucks com cardápios variados.

Espaço Kids - Para aqueles que irão levar crianças, haverá todos os dias programação das 16h às 18h. Hoje e nos dias 30 e 1º, a programação fica com a Eureka Brincantes. Amanhã, terá Palhaça Colmeia com brincadeiras Sustentáveis e oficina de bolha de sabão gigante com Pelotão Verde. A oficina também funcionará no dia 1º. As crianças devem estar acompanhadas dos responsáveis para participar das brincadeiras.

Roda-gigante - A maior roda-gigante da América Latina, com 36 metros de altura, deve receber mais de 10 mil pessoas por dia neste fim de ano. Ela tem capacidade para receber até 140 pessoas de uma só vez e funcionará das 16h às 3h da manhã. Cadeirantes também têm acesso à roda-gigante.

Tirolesa - Além da roda-gigante, o evento também terá uma tirolesa com 10 metros de comprimento e 80 de extensão. Crianças entre 5 e 16 anos podem se aventurar na tirolesa - que descida com velocidade de até 30 km/h - mas terão que estar acompanhadas de um adulto. ***

Vai pro festival? Veja acessos:

As três entradas para a Arena Daniela Mercury contarão com o controle de policiais militares e o auxílio de detectores de metal. O acesso 1 fica na orla; o 2 fica em frente ao posto de gasolina da região e antes da antiga sede de praia do Esporte Clube Bahia. Já o acesso 3 é exclusivo para quem vai parar o carro no estacionamento da Arena Daniela Mercury, que terá 500 vagas na área do antigo estacionamento do Aeroclube, com valor de R$ 30.

Existem dois acessos para o público que vai de transporte público, táxi ou mototáxi ao Festival Virada Salvador: o Norte, que fica mais próximo ao palco e à praça onde havia a antiga sede de praia do Esporte Clube Bahia, e o Sul, mais perto do Jardim de Alah, ambos à beira-mar, na arena montada na Boca do Rio.

O Acesso Norte, por ser mais próximo ao palco, tem sido o mais procurando, provocando filas. Hoje (31), dia da virada, quando mais de 700 mil pessoas são esperadas dentro da Arena Daniela Mercury, a Saltur, organizadora do evento pela Prefeitura, recomenda que, em caso de filas, as pessoas procurem o acesso que estiver menos movimentado.

Confira o vídeo que explica como chegar:

Há ainda um acesso para quem vai de carro e estaciona dentro da área preparada no terreno do antigo Aeroclube. Esse estacionamento tem cerca de 500 vagas disponíveis, ao preço de R$ 30. Vale frisar que todos os acessos possuem portais de vistoria da Polícia Militar (PM). Ou seja, todo o público é revistado, por questões de segurança.

Opções de transporte

As três entradas para a Arena Daniela Mercury contarão com o controle de policiais militares e o auxílio de detectores de metal. O acesso 1 fica na orla; o 2 fica em frente ao posto de gasolina da região e antes da antiga sede de praia do Esporte Clube Bahia. Já o acesso 3 é exclusivo para quem vai parar o carro no estacionamento da Arena Daniela Mercury, que terá 500 vagas na área do antigo estacionamento do Aeroclube, com valor de R$ 30.

Estacionamento -  A Transalvador disponibilizará 1.700 vagas de estacionamento para o público que pretende ir de carro à festa, sendo 1,2 mil vagas de Zona Azul ao longo da Avenida Octávio Mangabeira, no valor de R$ 20, e 500 vagas na área interna do antigo Aeroclube, no valor de R$ 30. Na área externa será possível estacionar no Jardim de Alah, nos bolsões de estacionamento em frente ao restaurante Cubanakan e do Hotel Alah Mar; na Avenida Octávio Mangabeira, sentido Itapuã, na faixa à direita entre o Jardim de Alah e o supermercado WallMart; nos bolsões em frente ao Parque de Pituaçu, sentido Pituba, e em frente às quadras na Boca do Rio, sentido Itapuã; e na Octávio Mangabeira, sentido Itapuã, a partir do cruzamento com a Avenida Jorge Amado. O evento também terá local para estacionar bicicletas e um espaço acessível para cadeirantes.

Transporte público -  Uma operação especial colocará 400 ônibus diários em três áreas da cidade: orla, Centro e Subúrbio. Das 22h às 5h, 56 ônibus extras da frota reguladora rodarão na cidade. Um ponto especial de táxi e mototáxi será instalado na Avenida Octávio Mangabeira, em frente à arena. O metrô terá funcionamento especial: as estações Pituaçu, Imbuí, Rodoviária, Acesso Norte e Lapa irão antecipar a abertura para embarques e começarão a transportar os passageiros a partir das 4h.

Até as 4h50, as demais estações das linhas 1 e 2 estarão abertas apenas para o desembarque de passageiros, enquanto a partir das 5h, o metrô segue a operação normal com embarque e desembarque em todas as estações. No dia 1º de janeiro, além da abertura antecipada, as estações Pituaçu, Imbuí, Rodoviária, Acesso Norte e Lapa também estenderão seu funcionamento até 1h da manhã.

Ônibus:  Operação especial 38 linhas que compõem uma frota de 400 veículos terão horário de atendimento prolongado. O esquema contará ainda com mais 56 veículos extras da frota reguladora. 

Horário estendido Neste sábado (29) e domingo (30), as 38 linhas circularão das 16h até 5h da manhã do dia seguinte. Para o festival, será criada a linha Estação Pituaçu x Boca do Rio, para atender passageiros que utilizarão o metrô. Nesse caso, serão 18 veículos operando das 18h até 0h. No dia 31, essa linha irá operar com frota de 36 veículos. O ponto de embarque e desembarque ficará na Rua Simon Bolivar, em frente à farmácia Drogasil. 

Confira as linhas reforçadas    Código - linha  0218 Ribeira - Pituba 0324 Marechal Rondon - Pituba 0345 Boa Vista de São Caetano - Pituba 1538 Conjunto Pirajá - Pituba 1508 Pirajá - Pituba 1616 Plataforma - Pituba 1637 Mirante Periperi – Boca do Rio 1611 Paripe - Pituba 1634 Alto de Coutos - Pituba 1643 Fazenda Coutos - Pituba 1644 Base Naval - Pituba 1645 Alto de Santa Terezinha/Rio Sena - Pituba 1129 Cabula VI - Pituba 1363 Pau da Lima - Aeroclube 1114 Pernambués - Pituba 1129 Cabula 6 - Pituba 1220 Mata Escura - Pituba 1247 Conj. Arvoredo/Tancredo Neves – Estação do Imbuí (Prolongada até o Festival da Virada. 1238 Jardim Santo Inácio - Pituba 1305 Castelo Branco - Pituba 1320 Pau da Lima - Nordeste 1356 Nova Brasília - Pituba 1420 Boca da Mata - Pituba 1436 Cajazeira 11 - Pituba 1410 Cajazeiras 11 - Boca do Rio 1231 Sussuarana – Barra R2 0412 Duque de Caxias - Pituba 0426 Santa Monica - Pituba 0422 Pero Vaz - Itaigara 0932 Rio das Pedras – Campo Grande R2 0520 Cosme de Farias – Vale dos Rios 0813 Pituba – Vila 2 de julho/Trobogy 0911 Vale dos Rios – Trobogy/Vl 2 de Julho 1034 Parque São Cristovão - Barroquinha 1030 Praia do Flamengo – Pça da Sé R1 0315 Fazenda Grande do Retiro -Itapuã 1632 Fazenda Coutos - Aeroporto 1653 Paripe - AeroportoPontos  As linhas de ônibus sentido Centro terão 2 pontos: na Av. Octavio Mangabeira, em frente ao antigo restaurante Agdá; e na mesma via, em frente ao Iemanjá. Já no sentido Itapuã, haverá ponto na Av. Octavio Mangabeira em frente ao Iemanjá; e o ponto provisório, na Praça Osório Vilas Boas.

De táxi ou mototáxi: Ponto Ficará na Avenida Octávio Mangabeira, nas imediações do evento, no sentido Itapuã e em frente ao Imeja, estará sinalizado com balões. Para o segundo ano do serviço legalizado, os usuários do serviço de mototáxi contarão com um ponto nas imediações do evento, logo após o ponto de táxi, na Avenida Octávio Mangabeira, em frente ao Imeja. Na área restrita serão permitidos apenas os mototaxistas regulamentados pela Prefeitura. 

Trânsito:Sem interdições A Transalvador montou uma operação de trânsito na região do antigo Aeroclube. Assim como no ano passado, não será realizada interdição do tráfego de veículos na região.

*Fazem parte da 13ª turma do Correio de Futuro, sob supervisão de Jorge Gauthier.