Festival Virada Sustentável Salvador 2018 abre inscrições; veja como participar

Evento ocorre entre 30/11 e 2/12; projetos devem ser inscritos até 23/10

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 12 de setembro de 2018 às 20:57

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO

Lançamento do festival na sede do Hub Salvador, no bairro do Comércio (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) A edição 2018 do Festival Virada Sustentável Salvador foi oficialmente lançada nesta quarta-feira (12), no Hub Salvador, no bairro do Comércio, durante evento que reuniu representantes do movimento Salvador Meu Amor e da organização Virada Sustentável, além da Secretaria Municipal da Cidade Sustentável (Secis), principal apoiadora do evento.

As inscrições, que devem ser feitas no site viradasustentavel.org.br, ficam abertas até o dia 23 de outubro e, segundo os organizadores, pode participar qualquer pessoa que apresente “projetos artísticos, culturais, sociais e ambientais em prol da sustentabilidade”, desde artistas, oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais.

Para a coordenadora nacional da Virada Sustentável, Vivian Schaeffer, o evento “é um grande guarda-chuva de organizações sociais, artistas e comunidade em geral que queiram desenvolver alguma atividade em prol da sustentabilidade”. Ainda, segundo ela, é preciso entender a sustentabilidade para além do ‘verde’, aliando o termo a “questões de gênero, educacional, igualdade social, parcerias, tecnologia”.

Vivian Schaeffer ainda ressaltou que a proposta da Virada é que toda a programação, que ainda não foi fechada, seja pautada nos 17 objetivos de desenvolvimento social da Organização das Nações Unidas (ONU). 

A condutora do Salvador Meu Amor e membro da curadoria do Festival Virada Sustentável Salvador 2018, Alice Barreto, afirmou que “a sustentabilidade deve ser entendida enquanto fluxo de movimentos e tem quatro principais dimensões: a cultural, a tecnoambiental, a sociopolítica e a econômico-financeira”.

Para ela, o objetivo do projeto vai muito além do festival em si e envolve mobilizações e articulações que reúnem projetos pautados na sustentabilidade.“Na primeira edição, o evento conseguiu articular o Centro da cidade a projetos realizados em escolas, empresas e espaços públicos”, mencionou.Ainda de acordo com Alice, na edição deste ano, um dos espaços que já foram definidos para a realização do festival é o Parque da Cidade, que consegue “reunir os públicos diversos da capital baiana”, além do Espaço Cultural da Barroquinha.

O secretário André Fraga ressaltou que a Virada Sustentável tem como objetivo a conexão dos múltiplos grupos que convivem em Salvador, desde o poder público, sociedade civil, empresários, todos pautados pela sustentabilidade.“É possível discutir o tema a partir do meio ambiente, mas, também, por meio da cultura, agenda econômica e social”, declarou o titular da Secis.O secretário ainda confirmou que o centro do festival vai ser o Parque da Cidade. “Isso acontece porque o espaço é um dos poucos parques que consegue receber eventos, já que os demais não possuem condições”, disse.

O Festival Virada Sustentável Salvador acontece neste ano com patrocínio da Braskem e apoio da Prefeitura de Salvador, através da Secis, e é considerado o maior na área de mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina.

*Com supervisão do editor João Galdea.