Festival Vivadança reúne arte nacional e internacional em Salvador

entretenimento
16.04.2019, 06:30:00
A baiana Atlântico e o artistas moçambicano Edivaldo Ernesto são algumas das atrações do festival (Maurício Serra/Mike Rafa)

Festival Vivadança reúne arte nacional e internacional em Salvador

Artistas de nove países estrangeiros se apresentam em diversos palcos da cidade

Com o intuito de ampliar o alcance da arte para o público de Salvador, o Festival Vivadança chega à sua 13ª edição consecutiva, com uma ampla programação desta terça (16) ao dia 29 de abril.  O evento acontece sempre no mês de abril, marcando as comemorações do mês da dança na cidade. 
Teatros e espaços públicos de vários pontos  da cidade se tornarão palco para performances nacionais e internacionais, que trazem desde espetáculos de dança contemporânea até  batalhas de brake dance. 

Para Cristina Castro, curadora do festival, a celebração tem como principal objetivo aproximar a arte da população, atingindo um público cada vez maior: “É um evento que convida o público a interagir. A gente cria uma rede de conexão de artistas e do público com a dança, que vai do centro ao subúrbio da cidade”, diz. 
O principal espaço que vai sediar o evento é o Teatro Vila Velha,  no Campo Grande, mas a programação vai se espalhar por outros teatros e centros culturais, como o teatro Castro Alves , a Casa Rosada,  nos Barris, a Escola de Dança da Ufba e o Goethe-Institut.

Performance baiana Aroeira (Foto: João Milet Meirelles)

Além das apresentações artísticas, o Vivadança promove o incentivo a arte através de parcerias com instituições, como escolas, que visitam os espaços durante as apresentações na cidade. 

E, assim como disse a curadora do festival, os artistas que se apresentam na cidade têm a oportunidade de ampliar o alcance de um novo espetáculo, desenvolvido por quem vem se apresentar. Essa relação se dá através da mediação com os programadores, que são produtores culturais convidados a investir em novos trabalhos. Muitos deles são convidados e chegam de fora do Brasil. 

Para quem quiser colocar em prática a arte da dança, serão oferecidas 18 oficinas abertas ao público, com diversos temas, e que se espalham durante os dias de programação do Vivadança. As aulas serão ministradas por professores brasileiros e estrangeiros. Para os interessados, basta acessar o site oficial do festival e escolher.

Grupo de dança francês Tel Quel (Foto: Frédéric Iovino)

Entre as atrações internacionais que vêm até Salvador, os destaques estão nas apresentações solo. Segundo Cristina, a curadoria buscou dar  destaque aos solistas negros, entre eles está o moçambicano Edivaldo Ernesto, que se apresenta hoje na abertura no Vila Velha, com o espetáculo Tears. “O trabalho desses artistas se identifica muito com nossa realidade, por sermos uma cidade negra, que tem uma tradição de dança e música”, afirma Cristina. 

Ainda segundo a curadora, é muito representativo Salvador receber por tantos anos um festival com esse formato e nessa proporção. “Temos plateias lotadas , por isso fico feliz da Bahia estar com esse nível de reconhecimento, das pessoas quererem vim pra cá dançar e promover esse evento”, completou. 

O Vivadança também promove oficinas para os inscritos (Foto: Marcelo Delfino)

As inrições para participar das oficinas e a programação completa podem ser feitas através do site do festival. 

*com orientação da editora Ana Cristina Pereira 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-juice-wrld-morre-aos-21-anos-nos-estados-unidos/
Ele sofreu convulsão no aeroporto; artistas lamentam
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fotografa-faz-ensaios-para-negros-a-preco-acessivel-no-reconcavo/
Ellen Katarine também é trancista, dreadmaker e estudante de História na UFRB
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/thiaguinho-chora-ao-cantar-musica-que-escreveu-para-fernanda-souza-veja/
Cantor começou a se emocionar durante a canção 'Deixa Tudo Como Está'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dancarino-morre-e-outras-duas-pessoas-ficam-feridas-em-ataque-de-faccao/
Três homens e uma mulher em um carro atiraram contra moradores em São João do Cabrito
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jovem-se-finge-de-gato-e-mia-embaixo-da-cama-para-nao-ser-achado-por-policiais/
Ele é suspeito de ter participado de um latrocínio em Fortaleza
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/do-cordel-a-escultura-leitores-fazem-homenagens-para-correio/