Fiac estreia mais uma edição com programação cultural diversa

entretenimento
22.10.2019, 07:05:00

Fiac estreia mais uma edição com programação cultural diversa

Festival acontece desta terça (22) até domingo (27) em diferentes espaços da cidade

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Para muito além dos palcos, o Festival Internacional de Artes Cênicas (Fiac) cumpriu nos últimos 11 anos um papel de interferir culturalmente também no dia a dia da sociedade. E a 12ª edição, que começa nesta terça (22) e vai até domingo (27), mantém essa tradição, como observa o diretor geral do projeto, Felipe de Assis: “A cada edição, a gente trabalha numa perspectiva de compreensão, de que o Festival é também um espaço de encontro e formação”.

Com uma temática voltada para a construção do futuro, a programação deste ano reúne 11 espetáculos de teatro, dança e circo e outras linguagens. Para Felipe, o ponto alto da programação é a relação criada com a plateia, artistas e palestrantes: “A presença do público tem caráter participativo. Faz esses encontros irem além da superficialidade porque queremos uma experiência mais profunda e dedicada”.

Montagem 4,5,4,3... Um Passo Por Vez (Foto: Julio Rosa/Divulgação)

Hoje, no Vila Velha, às 10h, o tema da acessibilidade será discutido. Entre os palestrantes do seminário Acessibilidade e Mediação em Artes Cênicas, está Leo Castilho (SP), portador de deficiência auditiva, que vai discursar em libras. Um intérprete irá traduzir o discurso para a linguagem oral, num caminho inverso ao que é de costume, quando a expressão oral ganha versão em libras.

Às 20h, no Vila Velha, a cerimônia oficial de abertura será seguida do espetáculo Kintsugi - 100 Memórias, produzido pelo grupo Lume, de Campinas (SP), que traz a memória e suas consequências como principal tema.

As atividades formativas, coordenadas por Rita Aquino, abrangem oficinas e residências. Elas também têm a diversidade como marca.

Peça Formigas (Foto: Erica Daniela/Divulgação)

Para as crianças, um dos destaques é a oficina Sobe e Desce: Grandes Percursos para Pequenas Pessoas, que ensina parkur, uma técnica de saltos que ocupa espaços urbanos.

Entre as outras atrações, o diretor destaca a produção Formigas, que vem de Vitória da Conquista e propõe no palco pensar a condição humana a partir de uma sociedade de formiguinhas e como elas se organizam. Será exibida quinta-feira, às 20h.

Espetáculo Onde Eu Guardo Um Sonho (Foto: Renato Mangolin/Divulgação)

No mesmo dia, às 19h, tem Vamos Pra Costa?, interpretado por um grupo de dança de uma comunidade quilombola de Itacaré. Para Felipe, a montagem reforça o caráter histórico desses corpos e da dança, que se apresenta de forma menos folclórica segundo o diretor. De hoje a domingo, em diversos espaços da cidade. Ingressos variam de R$ 5 a R$ 30. Veja a Programação completa no site fiacbahia.com.br/

 vinicius harfush, com orientação do editor roberto midlej

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronista-da-velha-sao-salvador-riachao-imprimiu-marca-pessoal-no-samba/
Cantor e compositor morreu na madrugada de segunda-feira (30), aos 98 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-musica-dedicada-a-babu-baco-exu-do-blues-lanca-novo-album/
Com 9 músicas, incluindo faixas com críticas a Bolsonaro, EP foi disponibilizado nesta segunda-feira (30)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/itau-cultural-lanca-webserie-gratuita-sobre-preconceito-violencia-e-desigualdade/
Nos primeiros episódios, Novo Mundo traz depoimentos de pastores evangélicos e é opção de reflexão nos dias de quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/salvador-unida-das-janelas-moradores-cantam-parabens-para-salvador/
O CORREIO convidou e soteropolitanos confinados aderiram ao aniversário coletivo de 471 anos da capital
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gusttavo-lima-quebra-recorde-do-youtube-com-live-direto-de-sua-casa/
Foram 5h de show, 750 mil acessos simultâneos e 10 milhões de visualizações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-sindico-instala-pia-na-entrada-de-predio-para-ajudar-vizinhos-idosos/
Espanhol radicado na Bahia decidiu ajudar na higiene no prédio que é síndico em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/a-fe-nao-costuma-faia-como-manter-a-religiao-em-isolamento/
O amparo na religiosidade é a salvação para muitos soteropolitanos; tecnologia é aliada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/janelas-da-quarentena-do-dj-ao-saxofone-vizinhos-transformam-isolamento-em-uniao/
Baiano é outro nível... Nos últimos dias, movimento tomou conta de Salvador: tem até Carnaval dentro de casa; confira
Ler Mais