Fici garante diversão pra garotada no cinema

A 15ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil começa hoje (2) e segue até fim de semana que vem com 120 filmes

  • Foto do(a) author(a) Doris Miranda
  • Doris Miranda

Publicado em 2 de novembro de 2017 às 06:13

- Atualizado há um ano

É um feriadão, né? Se sua família não vai viajar, que tal curtir uma programação pensada inteirinha para divertir a criançada? É que começa a 15ª edição do  Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici), em cartaz no Cinemark do Salvador Shopping de hoje (2) a domingo ( 5) e no próximo fim de semana, de sexta (10) a domingo (12). Ingressos custam R$ 12 - valor único.

Com mais de mais de mil filmes exibidos e um público total superior a 1,5 milhão de espectadores, o Fici traz este ano 120 filmes, entre curtas e longas-metragens, de 25 países, concentrando mais que o triplo de lançamentos do gênero no Brasil em um só evento.

Neste fim de semana, a programação mescla grandes sucessos recentes, como Trolls, Sing: Quem Canta Seus Males Espanta e Um Tio Quase Perfeito, com clássicos como Mary Poppins e até produções inéditas como Os Comedores de Meias, Escola de Coelhos e os filminhos que integram a mostra de curtas mexicanos. Clássico estrelado por Julie Andrews, Mary Poppins tem sessão no sábado, às 15h (foto/divulgação) Um dos pilares do festival em todas as edições são os projetos pedagógicos, como A Tela na Sala de Aula, que traz novamente a proposta de agregar ao ensino escolar tradicional à ludicidade e encantamento que só o cinema oferece, levando a galera das escolas para o cinema. Outros projetos legais são as tradicionais sessões Pequeno Jornalista e Pequeno Cientista. No primeiro, as crianças terão a oportunidade de entrevistar um profissional da imprensa logo após uma sessão do filme Do Meu Tamanho. Já no segundo, dúvidas sobre o universo dos robôs, retratado em Wall-E, poderão ser esclarecidas com um especialista no tema do filme escolhido.

A galerinha que já está na adolescência também tem programação garantida - e, de quebra, ainda pode discutir temas abordados em filmes como  Garota Impossível e O Novato. Quem gosta de descobrir novidades produzidas em outros países deve procurar os mexicanos Por Meus Bigodes e A Fantástica Fórmula do Dr. Funes, ou o alemão Do Meu Tamanho. A Holanda também estará representada no ciclo Mestres da Infância, que levará às telonas dois trabalhos assinados pela roteirista holandesa Mieke de Jong: O Circo de Rinti e Professor Sapo. Da China vem O Reino dos Sapos, que conta a história de uma princesa que se disfarça de homem. Marcus Majella estrela a comédia Um Tio Quase Perfeito (foto/divulgação)

1º fim de semana - Destaques:

Quinta (2) Trolls (10h30), Sing (10h45), Anima Mundi para Crianças (11h30),  Os Comedores de Meia (13h), Lino - Uma Aventura em Sete Vidas (14h30), Bugingangue do Espaço (16h30)

Sexta (3)  Pat & Mat (10h45),  Do Meu Tamanho (15h30), Mostra Teen (16h), Um Tio Quase Perfeito (18h30)

Sábado (4)  DPA - Detetives do Prédio Azul (13h), Curtas Mexicanos (14h30), Mary Poppins (15h), Por Meus Bigodes (17h30), Sing (18h30)

Domingo (5)  Pat & Mat (10h30), Sing (10h45), Trolls (10h45), Professor Sapo (11h30),  Rudolf O Gatinho (13h30), A Professora de Música (15h30), A Fantástica Fórmula do Dr. Fnes (17h30)

Local Cinemark (Salvador Shopping)

Quando  de hoje a domingo e de 10 a 12/11

Ingresso  R$ 12 (valor único)

Programação  www.fici.com.br