Fiéis fazem pedidos na primeira sexta-feira do ano na Igreja do Bonfim

Primeira sexta de 2019 é reservada a pedidos

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 4 de janeiro de 2019 às 13:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/CORREIO
. por Foto: Evandro Veiga/CORREIO

A chegada de um novo ano traz muitas incertezas. Não há como prever o que está por vir. Só resta, então, pedir bênçãos às forças divinas. Quem é católico ou de santo, por exemplo, não deixa de ir até a Basílica Nosso Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada, na primeira sexta-feira do ano realizar algum pedido. 

A professora Ana Rosa Oliveira, 55 anos, se concentrou nos corredores da basílica com papel e caneta em mãos na manhã desta sexta (4). Tinha alguns pedidos para serem feitos ao Senhor do Bonfim, sobretudo pela sua saúde. 

"Primeiro a saúde, depois sabedoria infinita. Sem saúde não vamos para lugar algum. Não adianta pedir dinheiro, bens materiais", conta. 

[[galeria]]

O pedido, escrito no papel, foi depositado em uma urna posta na lateral direita do templo, onde, ao redor, fiéis se concentravam para guardar os pedidos. Há 20 delas espalhadas pelos arredores da igreja. Os pedidos, informou a irmandade, serão queimados, assim como acontece com as fitas amarradas no gradil.

Durante esta sexta, serão celebradas 13 missas, no interior da Basílica e campais. São esperados cerca de 100 mil fiéis. Numa das celebrações, o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, deixou uma mensagem de paz aos visitantes. 

"O que desejamos levar para casa e o trabalho nesta manhã? A paz. Ela é fundamental na vida, na sua própria, na do seu irmão, com Deus. Como é bom viver em paz", comentou Dom Murilo durante o sermão.

Nas escadarias da Basílica, um encontro de rivais - pelo menos em campo. Cada um desejando a mesma coisa: um bom desempenho nos campeonatos. O torcedor do Bahia, Rogério Silva, 60, não tinha muitas pretensões. Com o time se mantendo na primeira divisão, mesmo fazendo uma temporada morna, o que ele pedia era que o esquadrão de aço continuasse atuando como no torneio passado. "O Bahia é um time estruturado, organizado e está ganhando os frutos do seu trabalho. Eles (torcedores do Vitória) que se resolvam", ironizou. 

Já o torcedor do Vitória Idenilson Costa minimizou a provocação do adversário afirmando que seu único pedido ao Senhor do Bonfim era que as duas torcidas pudessem se unir dentro e fora de campo e, também, pelo livramento de que neste ano o rubro negro 'mingue' mais uma vez, não conseguindo deixar a segunda divisão. "Quero pedir para que o Vitória se livre da fase ruim que enfrentou no ano passado, um turbulência horrível. Que isso não aconteça em 2019", disse ele. 

*Sob a supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier