Fiéis homenageiam São Pedro em procissão saindo da Piedade

A homenagem ao santo atraiu fiéis de diferentes religiões, que seguiram pelas ruas com cânticos e orações

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 29 de junho de 2017 às 22:11

- Atualizado há um ano

Fiéis seguem em procissão carregando o andor de São Pedro (Foto: Betto Jr/ CORREIO)O frenesi da Praça da Piedade, com buzinas, gritos de vendedores e o vai e vem de pedestres, parou por alguns minutos na tarde desta quinta-feira (29) para ver a procissão em homenagem a São Pedro passar. Os vendedores correram para a porta das lojas com os celulares nas mãos para fotografar e filmar o momento.

As sacadas de alguns apartamentos se transformaram em arquibancadas para quem queria ver a procissão desfilar. "Eu nem sou muito religiosa, mas acho bonita essa fé", contou a vendedora Joseane Santos, 36 anos, enquanto filmava o andor em forma de barco passar com a imagem do santo. Atila Alves aproveitou para agradecer as graças recebidas (Foto: Betto Jr/ CORREIO)Diversos fiéis se revezaram para carregar equipamento. O bancário Atila Alves, 27, levou o andor por alguns metros e realizou um sonho de menino. Ele contou que frequenta a igreja de São Pedro, na Praça da Piedade, desde que era garoto. Conheceu a fé com a avó e o sentimento foi renovado depois que uma graça foi alcançada.

"Eu estava lutando para sair do aluguel, pedi com fé e fui atendido. Em 2008, eu consegui minha casa própria. Essa foi uma de muitas graças que já alcancei. Hoje não sou mais católico, mas minha fé continua a mesma porque hoje também é dia de Xangô no candomblé", afirmou. Rede ligada ao andor de São Pedro (Foto: Betto Jr/ CORREIO)PreparativosA igreja de São Pedro foi toda decorada para o dia festivo. Coroas e portais de flores foram espalhados pelo templo e a pequena igreja ficou lotada. Alguns fiéis precisaram assistir as missas em pé, do lado de fora, e nem mesmo a ameaça de chuva fez o pessoal ir embora.A técnica de enfermagem Elma Souza, 49, saiu de uma consulta médica em Itapuã para assistir à missa e participar da procissão, na Praça da Piedade. Ela contou que há cerca de um ano quebrou uma das pernas enquanto tentava carregar um saco de cimento até a laje da própria casa, em São Caetano. Hoje ela foi agradecer a São Pedro por já está bem e andando.

"Minha fé nele tem amis de 30 anos. Eu frequento a paróquia aqui da Piedade e todas as celebrações da minha família são feitas aqui, batizados, casamentos, missas de aniversário, tudo. O segredo para ser atendido é pedir com fé", contou, emocionada. Dom Marcos Eugênio celebra missa campal (Foto: Betto Jr/ CORREIO)A procissão saiu da Praça da Piedade, seguiu até o Forte de São Pedro e retornou ao ponto inicial pela Avenida Sete de Setembro. Policiais militares e agentes de trânsito organizaram o percurso. Duas caixas de som foram usadas para animar o público que caminhou ao som de cânticos e orações. A circulação de carros também parou durante a passagem dos fiéis e muitos motoristas e passageiros de ônibus aproveitaram para fotografar a procissão. 

Santo de muitos fiéisDizem que São Pedro guarda as chaves do céu, é quem comanda o tempo, que foi o primeiro discípulo de Cristo e o primeiro papa da história. Ele também é protetor dos pescadores, dos comerciantes e o santo dos viúvos. E mesmo tendo negado Jesus três vezes, foi à Pedro que Cristo entregou a condução da igreja. A imagem do santo foi reverenciada pelos fiéis (Foto: Betto Jr/ CORREIO)Nesta quinta, centenas de fiéis saíram em procissão pelas ruas do Centro de Salvador para celebrar o dia de São Pedro. Antes, sete missas foram rezadas durante todo o dia em homenagem ao santo. O pároco da Paróquia de São Pedro, da Praça da Piedade, padre Aderbal Galvão de Sousa, foi quem comandou a procissão. “Pedro recebeu de Jesus a missão de confirmar na fé os discípulos formados por Ele, e Pedro vai confiando essa missão a cada cristão que vai nascendo para a igreja de Jesus. É a missão do papa Francisco, mas também se estende para cada um de nós", afirmou. 

Hoje também foi dia de São Paulo. Uma missa campal foi celebrada no final da procissão pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão, e o evento reuniu católicos e religiosos do candomblé porque São Pedro é Xangô nas religiões de matriz africana, através do sincretismo.