Fiéis se preparam para a romaria em direção ao Santuário Nossa Senhora das Candeias

Celebração acontece neste domingo (18) e trechos das BA-522 e 523 vão ser bloqueados pela PRE-BA

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 15 de novembro de 2018 às 14:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Prefeitura de Candeias

São esperados 12 mil fiéis neste domingo (18) na cidade de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), durante a sétima edição da Peregrinação Fé e Luz. A celebração acontece em comemoração aos mais de 100 anos de devoção a Nossa Senhora das Candeias.

Todos os anos, grupo se dirigem à cidade, que é um dos maiores centros do turismo religioso da Bahia, para participar da caminhada em direção ao Santuário e a visitação à Fonte dos Milagres. E, em 2018, o tema da festa é “Oh Virgem, dai-nos à luz que é Jesus para construirmos a paz”.

A previsão é que a romaria reúna 24 paróquias dos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova e vai percorrer um trecho de 4 km em direção ao Santuário Nossa Senhora das Candeias, localizado no centro da cidade.

De acordo com o pároco frei Jorge Luiz Soares, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, a peregrinação representa, além da fé, “um evento que expressa a comunhão com a Igreja de Camaçari, no sentido de se pensar na unidade”. 

Programação

A concentração da romaria vai acontecer às 6h, na BA-523, em frente à Prefeitura Municipal de Candeias. Antes do início da caminhada, os fiéis vão assistir uma missa, às 6h30, presidida pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini.

Logo depois, acontece a celebração, com bandas católicas, que vão animar a multidão durante o percurso, com a ajuda de um trio elétrico. Já o encerramento acontece na Praça Nossa Senhora das Candeias, com a benção do Santíssimo Sacramento.

Bloqueios

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRE-BA), durante a caminhada deste domingo (18), parte das rodovias BA-522 e 523, que ligam Candeias ao município de São Sebastião do Passé e à BR-324, vai ser interditada para facilitar o deslocamento dos fiéis. Nas últimas seis edições, o evento contou, ao todo, com a participação de cerca de 60 mil fiéis.

Santuário e novenário

O Santuário de Nossa Senhora das Candeias, construído ao final do século XVIII, é um lugar de devoção à Virgem Maria. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi reconhecida pelo Vaticano e elevada à condição de Santuário diocesano em fevereiro de 2014.

Já o novenário em homenagem a Nossa Senhora das Candeias é considerada uma das principais festas católicas da Região Metropolitana de Salvador e os festejos acontecem entre o dia 24 de janeiro e 3 de fevereiro.

Em novembro de 2017, a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou o projeto de Lei nº 22.336, que inclui as festividades de Nossa Senhora das Candeias no calendário oficial das festas populares da Bahia.

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier