Fifa abre procedimentos disciplinares sobre Suíça x Sérvia

Entidade analisa comemorações dos jogadores suíços e reações dos sérvios

  • Foto do(a) author(a) Ivan Dias Marques
  • Ivan Dias Marques

Publicado em 23 de junho de 2018 às 18:18

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A relação entre os suíços Shaqiri e Xhaka e a Sérvia começou muito antes da partida entre as equipes na Copa, na sexta (22). E vai terminar muito depois também, com implicações para os dois lados. A Fifa abriu procedimento disciplinar contra as comemorações dos gols dos dois jogadores, que fizeram gesto em menção à bandeira da Albânia, remetendo ao histórico conflito entre os grupos étnicos dos albaneses e dos sérvios. Os jogadores podem receber multas e até serem suspensos.

A Fifa proíbe comemorações com conotações políticas e recebeu uma reclamação da Federação Sérvia. No entanto, não só os atletas da Suíça que sofrerão procedimentos. A entidade sérvia também será investigada, por ter causado distúrbios após as comemorações e pelo fato de torcedores sérvios terem exibidos mensagens políticas. Alguns foram flagrados com camisas com fotos de Ratko Mladic, chefe do exército sérvio na guerra contra a Bósnia e condenado por crimes de guerra no genocídio contra bósnios. Depois do jogo, alguns torcedores entoaram um slogan que enaltece o massacre étnico.

Já o técnico da Sérvia, Mladen Krstajic, será investigado pelo comitê por declarações após a partida. A Fifa não especificou o que o treinador falou, mas a suspeita principal é sobre a declaração ao ser perguntado sobre as comemorações de Xhaka e Shaqiri. "Eu nem daria um cartão amarelo nem um vermelho, eu o mandaria para Haia (cidade holandesa). Assim, eles poderiam julgá-lo, como eles nos julgaram", disse Krstajic, se referindo ao árbitro alemão Felix Brych. Depois, no Instagram, o técnico voltou a reclamar, desta vez do VAR, por conta de um pênalti não dado para a Sérvia. "Infelizmente, parece que só os sérvios enfrentam a justiça seletiva, com a maldita Haia e agora com o VAR no futebol", escreveu.