Filhos de Gandhy abrem projeto Concha Negra

O Afoxé recebe Carlinhos Brown nesse domingo, antes, o espetáculo será aberto com o coletivo de humor Frases de Mainha

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 2 de setembro de 2017 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva

Filhos de Gandhy, com participação especial de Carlinhos Brown, sob direção musical de Letieres Leite, e abertura com o coletivo de humor Frases de Mainha. Esse é o show de abertura do projeto Concha Negra, que terá início nesse final de semana e seguirá nos próximos seis meses, garantindo o lugar da música afro-baiana na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.

Para Carlinhos Brown, o show do domingo representa um reencontro com o ritmo ijexá e com a ancestralidade pulsante do Gandhy, além de ser uma excelente oportunidade para dar início a uma parceria entre ele e o Afoxé. Brown foi convidado pelo presidente Gilsoney de Oliveira para atuar como diretor musical do grupo e produzir um disco que alie as bases tradicionais do ijexá e um olhar mais voltado para a world music. “Estou muito feliz em poder contribuir com essa história de 69 anos, conduzindo a bela música do Gandhy para um momento mais contemporâneo, sem nenhum abalo às bases tradicionais”, completa Brown, ressaltando a satisfação em poder contribuir com a formação de novos repertórios.

Além das apresentações principais, cada espetáculo terá a participação de pelo menos um convidado especial e também uma abertura com o Janela Baiana, ação continuada da SecultBA que abre espaço para artistas ou grupos emergentes. Os shows acontecerão sempre em dias de domingo, às 18h, com ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), com consultoria artística de Elísio Lopes Jr.

O próximo espetáculo será realizado no dia 8 de outubro, com o Muzenza;  no dia 19 de novembro, o mais belo  Ilê Aiyê brilha na Concha. No dia 17 de dezembro será a vez do Cortejo Afro; no dia 7 de janeiro, o  Olodum e, encerrando a primeira temporada, no dia 4 de fevereiro, o Malê Debalê.