Filme A Origem é inspirado em sonho de Menelaw Sete

Artista plástico está em longa que conta lenda do nascimento do Brasil

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de março de 2019 às 16:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O filme A Origem - A Lenda do Nascimento do Brasil Moderno mistura ficção e documentário. O longa-metragem, dirigido pelo francês Pierre Meynadier, é baseado numa ideia do artista plástico baiano Menelaw Sete. O filme mostra a lenda do nascimento do Brasil, no Recôncavo Baiano, onde uma jovem indígena, sobrevivente de uma tribo dizimada, encontra um jovem africano, fugido das plantações, às margens do Rio Paraguaçu, surgindo o amor que simboliza o grande cruzamento que escreveu a construção do país. A exibição acontecerá somente hoje (28), às 19h, no Teatro Molière da Aliança Francesa, com entrada gratuita. Menelaw Sete Conhecido por viajar pelo mundo para investigar histórias humanitárias e naturais, Pierre Meynadier é autor e diretor de dezenas de documentários, feitos de Cuba à Tunísia, da Albânia à Argentina, da China ao Uruguai, do Afeganistão à própria França, entre muitos outros países. No Brasil, já realizou cerca de 15 produções, que, como toda sua filmografia, em geral relacionam o homem ao meio ambiente, favorecendo histórias otimistas que destacam bons exemplos e tentando decifrar a influência da natureza sobre o destino da humanidade.

“A vida, uma obra de arte e um filme têm em comum o fato de que não sabemos nada sobre sua origem. Eles nascem da improbabilidade e só existem graças à importância que lhes é dada. ‘A Origem’ reúne os três: o nascimento de um povo – o do Brasil moderno –, de uma coleção que será um marco na rica história da arte contemporânea e de um filme que não sabemos mais se é a ilustração dessas histórias ou se é ele mesmo o genitor”, avalia Pierre Meynadier.

SERVIÇO Filme: A Origem – A lenda do nascimento do Brasil moderno De Pierre Meynadier (FR) Elenco: Menelaw Sete, Dona Cadu, Anahi e Mountaga Bayo Quando: 28 de março de 2019 (quinta-feira) 19h: Exibição do filme 20h: Bate-papo com elenco e diretor, mediado por Mamadou Gaye (diretor da Aliança Francesa Salvador) 21h: Abertura da exposição e coquetel Onde: Teatro Molière da Aliança Francesa Salvador