Filme A Origem é inspirado em sonho de Menelaw Sete

entretenimento
28.03.2019, 16:40:00
Atualizado: 28.03.2019, 16:49:19

Filme A Origem é inspirado em sonho de Menelaw Sete

Artista plástico está em longa que conta lenda do nascimento do Brasil

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O filme A Origem - A Lenda do Nascimento do Brasil Moderno mistura ficção e documentário. O longa-metragem, dirigido pelo francês Pierre Meynadier, é baseado numa ideia do artista plástico baiano Menelaw Sete. O filme mostra a lenda do nascimento do Brasil, no Recôncavo Baiano, onde uma jovem indígena, sobrevivente de uma tribo dizimada, encontra um jovem africano, fugido das plantações, às margens do Rio Paraguaçu, surgindo o amor que simboliza o grande cruzamento que escreveu a construção do país. A exibição acontecerá somente hoje (28), às 19h, no Teatro Molière da Aliança Francesa, com entrada gratuita.

Menelaw Sete

Conhecido por viajar pelo mundo para investigar histórias humanitárias e naturais, Pierre Meynadier é autor e diretor de dezenas de documentários, feitos de Cuba à Tunísia, da Albânia à Argentina, da China ao Uruguai, do Afeganistão à própria França, entre muitos outros países. No Brasil, já realizou cerca de 15 produções, que, como toda sua filmografia, em geral relacionam o homem ao meio ambiente, favorecendo histórias otimistas que destacam bons exemplos e tentando decifrar a influência da natureza sobre o destino da humanidade.

“A vida, uma obra de arte e um filme têm em comum o fato de que não sabemos nada sobre sua origem. Eles nascem da improbabilidade e só existem graças à importância que lhes é dada. ‘A Origem’ reúne os três: o nascimento de um povo – o do Brasil moderno –, de uma coleção que será um marco na rica história da arte contemporânea e de um filme que não sabemos mais se é a ilustração dessas histórias ou se é ele mesmo o genitor”, avalia Pierre Meynadier.

SERVIÇO
Filme: A Origem – A lenda do nascimento do Brasil moderno
De Pierre Meynadier (FR)
Elenco: Menelaw Sete, Dona Cadu, Anahi e Mountaga Bayo
Quando: 28 de março de 2019 (quinta-feira)
19h: Exibição do filme
20h: Bate-papo com elenco e diretor, mediado por Mamadou Gaye (diretor da Aliança Francesa Salvador)
21h: Abertura da exposição e coquetel
Onde: Teatro Molière da Aliança Francesa Salvador


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas