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Considerado gênio do cinema, diretor sueco era simpatizante do nazismo na juventude
Da Redação
Publicado em 19 de julho de 2018 às 15:30
- Atualizado há um ano
Como todos os gênios, o cineasta sueco Ingmar Bergman (1918-2007) tinha suas contradições. Se é venerado por clássicos como Fanny e Alexander (1982) e O Sétimo Selo (1957), há também motivos de sobra para ser rejeitado, como a admiração que tinha pelo nazismo em sua juventude. Sem falar dos chiliques que dava no set e deixava tenso o clima das filmagens.
Pois essas contradições estão presentes em Bergman - 100 Anos, documentário que celebra o centenário de nascimento de um dos maiores diretores da história do cinema. A direção é de Jane Magnusson, jornalista e compatriota do cineasta.
Muito interessada na obra de Bergman, Magnusson já realizou outro longa sobre ele, lançado em 2013: Trespassing Bergman, em que realizadores como Woody Allen, Francis Ford Coppola e Michael Haneke falavam sobre a obra do sueco.
Agora, Magnusson vai além e inclui depoimentos de pessoas que conviveram com o diretor no dia a dia, como o irmão dele, Dag. E é ele que destrói mais um mito sobre Ingmar.
O cineasta costumava dizer que havia sido vítima de surras e castigos severos do pai, o que, em parte, explicava algumas questões abordadas em seus filmes. Mas Dag diz que não era bem assim e que a verdadeira vítima das malvadezas do pai era ele mesmo e não o irmão famoso.
Um detalhe: a diretora dá destaque especial ao ano de 1957, provavelmente o mais prolífico do cineasta, quando lançou duas obras-primas - Sétimo Selo e Morangos Silvestres - e gravou outros dois filmes. Não bastasse isso, dirigiu ainda um telefilme e realizou quatro peças de teatro. Qualquer ser humano que produzisse tanto corria o risco de fazer algo ruim ou, ao menos, esquecível. Mas esse não foi o caso de Bergman.
Horários de exibição
Espaço Itaú Glauber Rocha Sala 1 (leg): 13h30 (sábado tem sessão gratuita apenas para professores já cadastrados), 16h Saladearte Cinema do Museu Sala 1 (leg): 18h35 Saladearte Cine Paseo Sala 2 (leg): 20h35 (exceto domingo)