Fim de uma era: Renato Gaúcho não é mais técnico do Grêmio

Treinador estava no comando da equipe há mais de quatro anos e meio

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2021 às 15:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Renato Gaúcho não é mais o técnico do Grêmio. O treinador, de 58 anos, deixou a equipe nesta quinta-feira (15), horas após a eliminação na terceira fase da Libertadores, para o Independiente del Valle. De acordo com o clube, a decisão foi "em comum acordo com a direção".

Contratado em setembro de 2016, Renato estava no comando do tricolor gaúcho há quatro anos e sete meses. É o técnico da elite do futebol brasileiro que ocupou o cargo por mais tempo. No início de março, ele havia renovado contrato até o fim da temporada 2021. 

"O Grêmio agradece o profissional pela sua dedicação, sua passagem vitoriosa com conquistas importantes, lealdade à  instituição e por ter sido o técnico mais longevo no comando da casamata gremista", disse o clube, em nota.

O técnico, que ainda se recupera da covid-19, não esteve à beira do campo nas duas derrotas para o Del Valle, ambas por 2x1. Nas ocasiões, a equipe foi comandada pelo auxiliar Alexandre Mendes, que também deixa o Grêmio, assim como Victor Hugo Signorelli. Com a eliminação, o tricolor disputará a Sul-Americana.

O treinador da equipe de transição, Thiago Gomes, assume provisoriamente o comando.

Em sua terceira passagem, Renato conquistou os títulos da Copa do Brasil (2016), da Libertadores (2017), da Recopa Sul-Americana (2018), de três estaduais (2018, 2019 e 2020) e uma Recopa Gaúcha (2019). Ele se tornou o técnico com mais jogos na história do Grêmio e ganhou uma estátua na Arena do clube. Foram 308 partidas, sendo 161 vitórias, 82 empates e 65 derrotas.