Finados: prefeitura reforça equipes dos cemitérios municipais

Estruturas passaram por melhorias e terão o dobro de efetivo no feriado

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2018 às 18:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/CORREIO
. por Foto: Marina Silva/CORREIO

Cinquenta prepostos da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) vão trabalhar das 8h às 17h, nesta sexta-feira (2), Dia de Finados, nos dez cemitérios municipais. O reforço ocorrerá em Paripe, Periperi, Plataforma, Pirajá, Brotas, Itapuã e ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e dos Frades (Ponta de Nossa Senhora e Paramana) e tem como objetivo garantir que as homenagens sejam feitas com toda a tranquilidade que o momento exige.

Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom PMS), a equipe é formada pelo dobro de profissionais que atuam em dias normais, e atuarão no suporte administrativo e ordenamento nas proximidades desses locais.

Os dez cemitérios municipais passaram por intervenções que englobam limpeza, capinação e pinturas em muros, meios-fios e nas unidades administrativas, localizadas em Paripe, Periperi, Plataforma, Pirajá, Brotas, Itapuã e ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e dos Frades (Ponta de Nossa Senhora e Paramana). A intenção, conforme e prefeitura, é oferecer mais conforto àqueles que vão visitar os entes queridos já falecidos.

"Os cemitérios municipais são de fundamental importância para Salvador, sobretudo por favorecer à população de baixa renda, que é quem mais necessita desse tipo de serviço. Para dar mais estrutura e conforto a essas pessoas, não poupamos esforços para ampliar o número de vagas, uma vez não havia qualquer tipo de investimento com recursos próprios neste setor há mais de 30 anos”, destaca o titular da Semop, Marcus Passos.

Nesta quarta-feira, familiares dos falecidos também ajudaram a deixar os jazigos em ordem. Veja fotos.

[[galeria]]

Balanço Neste ano, a Prefeitura de Salvador já entregou 440 novos espaços para sepultamento nos cemitérios municipais. Foram 216 gavetas em Plataforma, 96 em Itapuã e 128 em Brotas. No dia 6 de junho, foi realizado processo licitatório para a construção de mais 460 novas unidades. A intenção, segundo a gestão municipal, é atingir 1,5 mil gavetas até 2020.

Além de sepultamento, o município também oferece à população de baixa renda o serviço de cremação, disponível todos os dias da semana. O processo ocorre em parceria com o cemitério Jardim da Saudade e tem capacidade para realizar até duas cremações diárias.

Para ter acesso à ação, tanto de sepultamento quanto de cremação, a família deve entrar em contato com a Central de Marcação para Sepultamento, através dos telefones (71) 3322-1037 ou 3266-2194. O serviço funciona todos os dias, inclusive feriados, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.