'Fiquei desesperada', diz estudante ao saber que nova data do Enem coincide com vestibular

As novas datas - 4 e 5 de dezembro - coincidem com os dias de prova de três vestibulares

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2016 às 10:17

- Atualizado há um ano

A mudança dos dias das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 42 locais de prova na Bahia tem afetado a rotina dos vestibulandos. No estado, as novas datas - 4 e 5 de dezembro - coincidem com os dias de prova de três vestibulares, o que preocupa os estudantes. O adiamento da prova também levou um procurador do Ministério Público Federal, no Ceará, a pedir o cancelamento das provas do Enem neste final de semana. O Ministério da Educação (MEC) vai recorrer. Foto: Betto Jr./Arquivo CORREIOAs novas datas para aplicação das provas, que seriam realizadas nos locais onde há ocupação de estudantes, nos dias 3 e 4 de dezembro, coincidem com os vestibulares da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e as provas para o curso de Medicina da Universidade Salvador (Unifacs). Ao todo,  mais de 29 mil baianos foram afetados pela decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) de  transferir parte dos testes.

Foi após receber uma mensagem de uma amiga pelas redes sociais que a estudante  Lilian Lima ficou sabendo que o calendário de provas de vestibular que tinha organizado teria de sofrer mudanças. “Soube da mudança quando estava chegando em casa, às 11h da noite. Fui correndo olhar o meu local de provas no sistema do Enem e vi que minha data estava diferente. Fiquei desesperada porque cai no  dia do vestibular da Uesb”, conta.

AvisoOs inscritos prejudicados pela mudança foram avisados por mensagens via SMS, por  e-mail e também na Página do Participante que estariam dispensados do exame. A notícia preocupou estudantes em todo o país.

“Eu faria a prova no Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa da Ufba. Inclusive, estava na aula quando recebi a notícia. Isso é ruim porque acaba atrapalhando toda uma rotina de estudos que foi organizada. Sem dizer que, por serem provas diferentes, não serão iguais para todos”, avalia o estudante Douglas Amorim. 

É exatamente por ferir o princípio da isonomia, que defende que todos devem ter os mesmo direitos, que o  procurador da República Oscar Costa Filho, do MPF no Ceará, pediu a suspensão das provas que serão realizadas neste final de semana. Ele argumenta que o adiamento da prova para mais de 190 mil candidatos, com datas e temas diferentes da redação não oferece um ambiente igual para a realização do exame para todos os inscritos

DistinçãoSegundo Costa Filho, a diferença entre os conteúdos prejudica a igualdade entre os concorrentes. “As provas objetivas seguem a TRI, o que equilibra as chances. Mas as redações não. Isso prejudicaria os candidatos. Logo a Redação que, muitas vezes, decide a classificação”, pondera.

Por causa da urgência, a ação deverá ser julgada até sexta-feira, véspera do início da seleção. O juiz Ricardo Cunha Porto, da 8ª Vara da Justiça Federal, no Ceará, vai analisar o pedido. Caso o resultado seja positivo, vai valer para todo o Brasil. Ainda ontem, o MEC acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) para derrubar na Justiça a ação civil pública ajuizada pelo MPF do Ceará.

Mesma dataA Uesb tem provas agendadas para os dias 4 e 5 dezembro. Em nota, a universidade disse que divulgará, em breve, as medidas para solucionar a questão. “Com essa decisão, a data do Enem coincide com a do vestibular Uesb 2017, agendado para os dias 4 e 5 de dezembro, assim, a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), em breve, divulgará as medidas adotadas para solucionar a questão”.

A Unifacs também já havia anunciado o vestibular de Medicina para o dia 4 de dezembro. Procurada pelo CORREIO, a instituição informou que está analisando a situação, mas que até então não tem uma posição sobre a realização da prova no dia previamente acordado. De acordo com a assessoria, isto será definido até amanhã.

Além da Uesb e da Unifacs, as novas datas também coincidem com os vestibulares de outras instituições fora da Bahia. É o caso da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, com provas nos dias 3 e 4 de dezembro, e da PUC de São Paulo, no dia 4.

PanoramaA lista divulgada pelo Inep, responsável pelo Enem, apresentou no total 304 locais em que a aplicação da prova foi cancelada em função do movimento de ocupações das escolas. Ainda não está definido se a prova será aplicada nesses mesmos locais. Em caso de dúvida, os candidatos podem entrar em contato com o Inep pelo: 0800 616161.

Colaboraram João Bertonie e Renata Drews, da 11ª turma do Correio de Futuro