Flamengo acerta renovação contratual de Jorge Jesus

Novo vínculo do treinador é até junho de 2021

Publicado em 3 de junho de 2020 às 09:43

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação Instagram

A novela acabou e com final feliz. Flamengo e Jorge Jesus chegaram a um acordo e o vínculo entre clube e treinador foi renovado por um ano. O novo contrato vai até junho de 2021 e conta com cláusula que libera o português mediante ofertas de clubes pré-determinados da Europa.

Sem contar com premiações, Jorge Jesus receberá aproximadamente 4 milhões de euros (R$ 23 milhões) pelo novo contrato, que prevê pagamentos com a cotação do dia do euro, ou seja, não haverá congelamento da moeda.

Na noite de terça-feira (2), Jorge Jesus anunciou a permanência através de sua conta oficial no Instagram. "Meus representantes chegaram a um acordo hoje com diretoria do Flamengo para renovação de meu contrato por mais um ano. As minhas relações de amizade com todos jogadores, estrutura do clube e Nação Rubro-Negra foram determinantes para tocar meu coração e falaram mais alto em minha decisão. Obrigado a todos pelo carinho, pelo reconhecimento e apoio ao nosso", escreveu Jorge Jesus na postagem.

O contrato anterior com Jesus se encerraria em 20 de junho, mas um acerto vinha demorando para acontecer, embora o treinador sempre fizesse vários elogios ao clube e aos seus gestores. Mas haviam fatores que provocavam impasse, como a desvalorização do Real, e que agora foram solucionados.

Anunciado em 1º de junho de 2019, Jesus revolucionou o Flamengo desde então. O time, sob o comando do português, conquistou cinco títulos, incluindo os do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores, ambos em 2019, e construiu uma aura de praticamente imbatível, se recolocando na trilha das conquistas Contratado para substituir Abel Braga, Jesus também foi campeão da Recopa Sul-Americana, da Supercopa do Brasil e da Taça Guanabara, todos em 2020, antes da paralisação das competições por causa da pandemia do novo coronavírus. São, assim, mais conquistas do que derrotas - quatro. Com Jesus, o Flamengo sofreu seu primeiro revés para o Emelec, no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores - o time conseguiu passar de fase nos pênaltis, no confronto de volta. Depois, caiu para o Bahia, na 13ª rodada do Brasileirão, e para o Santos, na última, quando já era o campeão nacional. Já a última vez que deixou o campo batido foi para o Liverpool, na decisão do Mundial de Clubes de 2019. Em um total de 51 jogos, o Flamengo de Jesus tem 38 vitórias e 9 empates, além das quatro derrotas, com aproveitamento de 80,39%. Além disso, marcou 118 gols e sofreu apenas 45.