Flica 2018: Literatura feminista é destaque neste sábado (13)

'Eu me sinto em casa porque quase toda a população é negra', avaliou Conceição Evaristo, homenageada da festa

  • Foto do(a) author(a) Naiana Ribeiro
  • Naiana Ribeiro

Publicado em 13 de outubro de 2018 às 09:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: Ricardo Prado/Divulgação

O sábado (13) será de feminismo na Festa Internacional Literária de Cachoeira (Flica). Entre os destaques estão a participação da filósofa Djamila Ribeiro, da jornalista e escritora Eliane Brum e uma das mesas mais esperadas do evento, a que terá participação da escritora mineira Conceição Evaristo.

Acompanhe a cobertura completa da Flica 2018

Intitulada de Admiráveis Olhos D’Água que nos Contemplam, a mesa acontecerá no claustro do Convento do Carmo, às 20h, e terá mediação da escritora Lívia Natália. “O fato de mulheres negras escreverem já é uma insubordinação”, disse Conceição, em bate-papo ontem, na Fundação Hansen Bahia, que serviu como prévia do que será sua fala hoje. Lívia Natália media mesa com Conceição (Foto: Divulgação) A escritora deve abordar um pouco das suas inspirações, falar sobre sua carreira e, é claro, discutir feminismo. “Existem muitas discussões entre o feminismo negro e o branco. O que acho importante destacar é que as mulheres descendentes de africanas já estavam na rua desde o princípio. Não é à toa que o feminicídio tem uma incidência grande nas mulheres negras e pobres”, afirmou.

Conceição também destacou a importância de as pessoas brancas saberem renunciar dos seus privilégios e sempre pensar no seu lugar de fala. “Antes de se posicionar e se cumpliciar a nós, negros, é preciso reconhecer e abrir mão dos privilégios”, pontuou. Uma das escritoras mais vendidas do Brasil atualmente, a filósofa paulista Djamila Ribeiro é destaque da programação da Flica (Foto: Walter Craveiro/ Divulgação)  Por onde passa, e em Cachoeira não está sendo diferente, Conceição destaca ainda a importância da obra de sua conterrânea Carolina Maria de Jesus (1914-1977), escritora brasileira, considerada uma das primeiras e mais destacadas escritoras negras do país. “Não teve uma escritora negra tão audaciosa como ela. Ela se afirmava enquanto escritora, mesmo quando os outros não a reconheciam. Ela foi contemporânea de Jorge Amado e Clarice Lispector”, ressaltou.

Para a homenageada desta edição da Flica, apesar da crescente representatividade de mulheres, a literatura brasileira ainda é racista. “O imaginário literário negro suaviza uma literatura racista, com expressões como ‘mãe preta’. Quando não é mãe preta, a personagem é sexualizada, como no caso de Gabriela”, exemplificou, referindo-se à heroína de Jorge Amado.

Na ocasião, Conceição  contou que está muito feliz de estar pela terceira vez na cidade de Cachoeira: “Eu vim duas vezes para a Flica, e em agosto, para a Festa da Boa Morte. Eu me sinto em casa porque quase toda a população é negra. Eu gosto muito porque que é uma feira gratuita. Isso ajuda para tornar a leitura e a cultura como um direito”, avaliou Conceição.

Mesas literárias da Flica 2018

Sábado, 13 de outubroMesa 6 – 10h “Um olhar feminino sobre a arte de sujar sapatos”Eliane Brum e Catarina Guedes Mediação: Malu FontesMesa 7 – 14h “Os filtros que usamos na literatura do nosso tempo”Zack Magiezi e Edgard Abbehusen Mediação: Jéssica SmetakMesa 8 – 17h “Onde vivem as personagens que nos representam”Patricia Hill Collins (Estados Unidos) e Djamila Ribeiro Mediação: Florentina SouzaMesa 9 – 20h “Admiráveis olhos d’água que nos contemplam”Conceição Evaristo – Autora homenageada Mediação: Lívia Natália Conceição Evaristo é grande homenageada da Flica 2018 (Foto: Divulgação) Domingo, 14 de outubroMesa 10 – 10h Diálogos Insubmissos de Mulheres NegrasColetivo Zeferinas, Florentina Souza e Manuela Barbosa Mediação: Dayse Sacramento

Fliquinha 2018

A programação infantil da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), a Fliquinha, terá uma novidade nessa edição de 2018: será a primeira vez que o evento contará com uma atração internacional, o ilustrador argentino Gusti. Além disso, as atividades incluem sessões de cinema, apresentações musicais e teatrais, contação de histórias e mais. 

Sábado (13 de outubro)Apresentação 15 [9h30 às 10h30] – Meu primeiro livro Autores: Cássia Valle - "Calu" / Adilson Passos – “Bonecas Abayomi” / Renata Gobira – “A Paixão de Sophie” Mediação: Mira Silva Apresentação 16 [10h30 às 11h10] – Diversos livros Autora: Ciça Fittipaldi Mediação: Mira Silva Apresentação 17 [11h30 às 12h30] – Espetáculo Infantil “Ponta de areia, pedaço do céu” Grupo: Finos Trapos Apresentação 18 [14h30 às 15h] – Bate-papo com autora Autora: Emília Nuñes Mediação: Mira Silva Apresentação 19 [15h30 às 16h30] – Bate-papo com autor Autor (a): Gusti Mediação: Mira Silva Apresentação 20 [16h30 às 17h30] – Espetáculo teatral “Os fogatas” Grupo: CIA Cuca de Teatro Mediação: Mira Silva Apresentação 21 [19h30 às 21h] – Bate-papo com pais e professores Autores: Gusti / Ciça Fittipaldi Mediação: Mira Silva Domingo (14 de outubro)Apresentação 22 [9h30 às 10h30] – Espetáculo musical Quabales O projeto sócio-cultural Quabales, idealizado por Marivaldo dos Santos e Fernanda Mello, tem como objetivo a inclusão de adolescentes e jovens do bairro Nordeste de Amaralina, usando a música e a arte como ferramenta de transformação social. Serviço O quê: Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica 2018 Quando: De quinta (11) a domingo (14) Onde: Cachoeira  Quanto: Gratuito  Informações: www.flica.com.br