FliCaixinha leva literatura, música e teatro para a criançada no fim de semana

Evento começa neste sábado (26), na Caixa Cultural, com presença de autores nacionais renomados; confira programação

  • Foto do(a) author(a) Vanessa Brunt
  • Vanessa Brunt

Publicado em 25 de maio de 2018 às 17:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Coisa de criança nunca é só coisa de criança. É com essa noção que a poesia se mistura à música, contação de histórias e dramaturgia, sábado (26) e domingo (27), a partir das 15h, na FliCaixinha, festa literária destinada ao público infantil, com entrada gratuita. A iniciativa de valorização da arte para os pequenos abre alas para todas as idades, com toques para o público infantojuvenil e para interações entre pais e filhos. O evento, que ocupa diferentes espaços da Caixa Cultural (Rua Carlos Gomes), terá atividades com vários autores. Ilan Brenman, autor que acumula mais de 60 títulos publicados, é um dos nomes confirmados para o evento (Foto: Divulgação) Um dos escritores nacionais que vão marcar presença neste sábado (26) é Ilan Brenman, considerado um dos mais importantes autores de livros infantis do Brasil com seus mais de 60 títulos publicados.“Eventos assim são construções para o nosso futuro. Essa mistura artística é o que gera e guia a sensibilidade e a criatividade das crianças. Quanto mais incentivamos esse lado de um olhar mais humano e poético, mais teremos uma possibilidade de um futuro melhor, mais humanizado”, reflete o autor Brenman, ainda exclamando sobre a recepção do povo soteropolitano: “É sempre uma alegria diferenciada”.O autor diz que para atrair a leitura das crianças, é muito importante não subestimá-las:  “Não devemos pensar que é simples e muito menos que é besta. Eles são exigentes, são símbolos de honestidade e de curiosidade”, pondera, ainda lembrando que se incomoda ao ouvir a pergunta ‘quando lança o seu próximo livrinho?’, com a palavra no diminutivo. “Livro infantil é tão sério quanto qualquer outro gênero. Por vezes, até mais”, afirma. 

Odilon Moraes, vencedor de duas edições do Prêmio Jabuti de ilustração e duas vezes do Prêmio FNLIJ de melhor livro do ano, também marca presença com bate-papo e venda de obras. Também fazem parte da programação os baianos Carolina Bacelar, autora de Cirilo, o dragão que sonha ser bombeiro, e Adilson Passos, autor de As Mulheres Abayomi. Musicalização infantil com o pioneiro Gabriel Macedo, contação de histórias e outros espetáculos também fazem parte da programação (Foto: Divulgação) Além da literatura Para além dos livros, a FliCaixinha traz apresentações musicais e performáticas, como a do grupo cearense Dona Zefinha, que encena o espetáculo Ch@furdo. Na peça, três irmãos se reúnem para realizar uma apresentação musical improvisada com instrumentos feitos de materiais alternativos. No momento lúdico, há espaço também para a musicalização infantil, com Gabriel Macedo. “Essa mistura de pais, professores e crianças sempre nos leva a um olhar mais ético e empático, que é o que a arte faz”, diz Macedo, um dos pioneiros da musicalização infantil na capital baiana.Leia também: Inicialização artística serve como cura e evolução para crianças em Salvador

O espetáculo Mágico Mar, que mistura circo e teatro e é comandado por Fernando Espiga, é atração deste sábado (26). O domingo (27) terá, ainda, contação de histórias com Luciana Ávila, complementando a lista de possibilidades para toda a família. Confira a ordem das atrações:

Sábado (26 de maio)15h - Ilan Brenman (autor nacional) 16h - Carolina Bacelar (autora local) 16h - Musicalização infantil com Gabriel Macêdo (espaço alternativo) 17h - Dona Zefinha (teatro) Domingo (27 de maio)15h - Adilson Passos (autor local) 16h - Odilon Moraes (autor nacional) 16h - Contação de histórias com Luciana Ávila (espaço alternativo) 17h - O Mágico Mar (teatro) Serviço Caixa Cultural Salvador (R. Carlos Gomes – Centro). Sábado (26) e domingo (27), a partir das 15h. Duração até 17h. Evento gratuito.