Folha de S. Paulo pede que Polícia Federal investigue ameaças contra jornalistas

Jornalistas que fizeram denúncias contra esquema que beneficia Bolsonaro foram ameaçados

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2018 às 10:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

O jornal Folha de S. Paulo entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que a Polícia Federal instaure um inquérito que investigue ameaças contra uma jornalista e um diretor da empresa.

Em reportagem publicada nesta terça-feira (23), o jornal relata que os profissionais passaram a ser ameaçados após a veiculação da reportagem que denunciou um esquema de empresas para o envio de mensagens de massa contra o PT no WhatsApp. Para o jornal, existem "indícios de uma ação orquestrada com tentativa de constranger a liberdade de imprensa".

A jornalista Patrícia Campos Mello, autora da reportagem, recebeu diversas mensagens nas redes sociais, e ameaças pelo telefone. Além disso, segundo o jornal, ela teve o WhatsApp hackeado, e parte de suas mensagens mais recentes foram apagadas do aplicativo. Depois disso, o aparelho enviou mensagens pró-Bolsonaro para alguns dos contatos da agenda telefônica da profissional.  

Ainda de acordo com a Folha, as ameaças à jornalista se espalharam por grupos de apoio ao candidato Bolsonaro. "Foram distribuídas mensagens convocando eleitores do capitão reformado para confrontar Patrícia no endereço onde aconteceria um evento que seria moderado por ela, na próxima segunda-feira (29)", diz a reportagem.

Patrícia também foi alvo de memes com ofensas e foi confundida com uma mulher que aparece em uma fotografia abraçada ao candidato Fernando Haddad (PT). 

Além de Patrícia, o diretor da DataFolha, Mauro Paulino foi alvo de ataques nas redes sociais. Ele recebeu ameaças pelo Messenger e em sua casa. Outros dois jornalistas que também contribuíram com a reportagem Wálter Nunes e Joana Cunha, foram alvos de um meme falso, na qual José Sergio Gabrielli aparece encomendando a reportagem aos jornalistas.