Foliões diagnosticados com sífilis terão início do tratamento imediato no Carnaval

A prefeitura de Salvador distribuirá cerca de dois milhões preservativos durante a festa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2017 às 15:48

- Atualizado há um ano

Os foliões do Carnaval de Salvador poderão realizar os testes rápidos para detecção dos vírus HIV, sífilis e hepatites B e C nos dois postos do Projeto Fique Sabendo, instalados pela Prefeitura na Rua Dias D'Ávila, próximos ao Farol da Barra; e no Multicentro Carlos Gomes, no Circuito Osmar.

Este ano, os usuários que testarem positivo para sífilis iniciarão o tratamento de imediato no próprio posto instalado nos circuitos da folia. A ação visa incentivar a detecção precoce das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), colaborando para quebrar a cadeia de transmissão no Carnaval.

Os serviços serão oferecidos gratuitamente ao público interessado entre os dias 25 e 28 de fevereiro, sempre das 10h às 21h, na Carlos Gomes, e das 10h às 22h, na Barra. As unidades são integradas por equipes multidisciplinares formadas por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e bioquímicos.

"Montaremos as estruturas deste ano de modo que os pacientes com sífilis possam iniciar o tratamento imediatamente nos módulos do Fique Sabendo. Aos outros usuários daremos toda orientação e encaminhamento", pontuou o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves.

No ano passado, foram realizados 6.150 testes rápidos, com 57 diagnósticos positivos para HIV, 228 reagentes para sífilis e 20 para hepatite C. Para incentivar a prática do sexo seguro no Carnaval de Salvador, a Prefeitura distribuirá cerca de dois milhões preservativos durante a festa. As camisinhas poderão ser retiradas nos 10 módulos assistenciais desde a abertura do Carnaval até às 6h da Quarta-feira de Cinzas e nos dois postos do Fique Sabendo, de forma gratuita.