Fonte Nova: palco da história e dos bastidores dos jogos vira roteiro turístico

agenda bahia
08.10.2013, 07:17:00
Atualizado: 16.08.2017, 16:18:51

Fonte Nova: palco da história e dos bastidores dos jogos vira roteiro turístico

Atentos ao interesse cada vez maior pelos bastidores do futebol, os gestores dos mais modernos estádios do mundo oferecem experiências interativas aos visitantes

Astros com chuteiras nos pés fazem história e conquistam títulos emocionantes em palcos de glórias todos os anos. O mundo do futebol é extremamente sedutor e seus templos têm acompanhado o glamour e a evolução do esporte.

Melhor: aberto as portas para seus admiradores. Hoje, o torcedor pode ter acesso a áreas exclusivas a jogadores e dirigentes, como vestiários luxuosos, sentar no banco de reservas, almoçar em um restaurante com vista para o campo onde jogam seus ídolos. O turismo em estádios é uma realidade.


A Fonte Nova ganhou novo conceito após a reforma: agora como arena multiuso vai oferecer, além das partidas de futebol, shows, congressos e abrigar restaurante e um museu

“Seja por magnitude, estilo de construção ou por ter sido palco de eventos importantes, os estádios sempre fizeram parte do conjunto de atrativos turísticos locais, em qualquer região do mundo. Ao se perceber esta grande demanda, gestores de clubes criaram maiores atrativos aos visitantes, fazendo com que estes locais deixassem de ser apenas de contemplação e passassem a oferecer experiências e interatividade aos seus visitantes, torcedores ou não”, afirma Pedro Mascarenhas, professor do curso de Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

“Os estádios de alguns clubes passaram a ser pontos de peregrinação de viagens e visitá-los passou a ser uma obrigação”, completa.

O Camp Nou, estádio do Barcelona, exemplifica bem isso. O museu localizado na casa do clube catalão foi o segundo mais visitado da Espanha em 2011. Cerca de 1,6 milhão de pessoas conheceram o local, que exibe de forma interativa tacas, chuteiras, gols marcantes, ídolos e muita história, entre outros atrativos. Só perdeu para o Museu Picasso, também localizado na cidade de Barcelona.

O “Camp Nou Experience” faz parte do roteiro oficial de turismo da capital da Catalunha e dá acesso também às arquibancadas, vestiário, sala de imprensa e permite ao visitante ficar bem pertinho do gramado onde jogam algumas das principais estrelas do futebol mundial.

Outro estádio também faz parte de roteiro turístico. O Allianz Arena foi inaugurado em 2005 e abrigou o jogo de abertura da Copa da Alemanha. É o estádio oficial dos times TSV 1860 Munique e Bayern de Munique.


O Allianz Arena, na Alemanha, estádio do Bayern de Munique, realizou o jogo de abertura da Copa de 2006

Sonho de consumo

Nos últimos três anos, Pedro Mascarenhas pesquisou sobre planejamento e ações para o desenvolvimento do turismo no ambiente do futebol. “O glamour alcançado atualmente pelo esporte torna a assistência a eventos esportivos o sonho de consumo de muita gente”, observa.

Na opinião de Pedro Mascarenhas, a Arena Fonte Nova, em Salvador, tem potencial para se transformar em um forte ponto turístico de Salvador. “Por manter o mesmo nome e assim trazer consigo a história do estádio, a Arena Fonte Nova já consegue um diferencial. O fato de estar construída em uma área turística da cidade é outro forte apelo”, pontua o pesquisador sobre o estádio palco da Copa das Confederacões desse ano e da Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, já existe diálogo entre o órgão e os administradores da praça esportiva para que a Fonte Nova seja promovida nas ações de divulgação como um dos pontos turísticos de visitação de Salvador.

Porém, ele deixa claro que para avançar no assunto é necessário que o estádio seja equipado para receber público também nos dias em que não acontecem jogos de futebol.

Tour

É o que os administradores da Arena Fonte Nova planejam implantar após a Copa do Mundo de 2014. O projeto prevê tour de visitação nas instalações do estádio, incluindo as áreas exclusivas para jogadores, restaurante, café, loja de souvenires e um centro cultural. Inicialmente, o projeto previa um museu exclusivo para o futebol, mas o conceito foi ampliado.

“O que estamos desenhando para o centro cultural não é um espaço voltado exclusivamente para o futebol. Um museu do futebol vai competir com vários museus do futebol do Brasil, o que deixa de ser atrativo. Temos mais cultura na Bahia para mostrar para o turista, como música, manifestações culturais, folclóricas”, afirma o diretor de marketing da Arena Fonte Nova, Alexandre Libório.

Museu vai investir nos jogos e também na cultura baiana

Três empresas estão elaborando projetos para apresentar à administração da Arena Fonte Nova. Um deles, sobre o museu, será escolhido até o ano que vem. Precisa ser interativo e mesclar as diversas manifestações da cultura baiana.

“Como o Museu da Língua Portuguesa, por exemplo, com conteúdo audiovisual muito forte para trabalhar a cultura da Bahia e do esporte. O visitante não vai ver apenas o uniforme do time que foi campeão em 1988, mas também as imagens do jogo, narrações dos gols. Também teremos artes plásticas, com obras de Caribé, Bel Borba”, exemplifica Alexandre Libório. 

O restaurante terá vista panorâmica para o campo e também para o Dique do Tororó e vai funcionar no piso suspenso localizado na abertura da ferradura. Ainda não há uma data prevista para a visita guiada começar a funcionar, mas é possível que entre em operação antes da Copa do Mundo. A empresa que faz a visitação do Morumbi é uma das candidatas para explorar os bastidores do estádio.

O centro cultural e o restaurante só serão instalados após o Mundial, pois o espaço destinado a eles ainda será utilizado pela Fifa durante a Copa do Mundo.

O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, ressalta que os eventos realizados no estádio podem contribuir para o turismo do estado, principalmente, no período de baixa estação. “Tanto os shows como os eventos esportivos atraem fluxo turístico e geram ocupação hoteleira. Pra nós, é importante que esses eventos sejam realizados na baixa estação. Na alta, nós já temos fluxo suficiente”, afirma.

Fórum vai debater como usar a  internet a favor do turismo

Quando você pretende fazer uma viagem, que meio utiliza para comprar passagens, ver fotos e compilar informações? Provavelmente, você pensou na internet. Mas, de que forma o ambiente virtual, cada vez mais utilizado pela indústria do turismo, pode ajudar a desenvolver essa atividade? Como o trade turístico pode ampliar seus clientes com essa ferramenta? Essa e outras perguntas deverão ser respondidas por especialistas no assunto, hoje, no primeiro dia do Fórum Agenda Bahia deste ano.

O painel Clientes num Clique: Como a Internet Pode Gerar Novos Negócios será realizado das 10h às 12h, no primeiro dos quatro dias da edição do fórum deste ano e contará com a participação do criador do site Viaje na Viagem, Ricardo Freire, do especialista em mídias sociais para grandes empresas Gabriel Borges (sócio da Ampfy) e do gerente regional do TripAdvisor na América do Sul, Marco Jorge.

O Fórum Agenda Bahia é realizado pelo CORREIO e pela rádio CBN, com apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Jorge, do TripAdvisor, ressalta que a utilização da internet, tanto para consumidores como
para empresas, tem crescido muito no Brasil. “A internet hoje é um meio de encontro entre fornecedores e clientes”, resume. Especialista em mídias sociais, Borges falará sobre as diferentes utilizações da internet para ter impacto nos negócios. “Além do e-commerce, pode-se utilizar as redes sociais, links no Google, sites, etc”, enumera.

Programação de hoje

9h Como o Brasil Pode Ser um Campeão no Turismo - Ricardo Freire, publicitário e fundador do site Viaje na Viagem

10h às 12h Debate: Como a Internet Pode Gerar Novos Negócios - Ricardo Freire, Gabriel Borges (Ampfy) e Marco Jorge (TripAdvisor)

14h às 15h Principais Oportunidades da Indústria do Turismo no Brasil - Guilherme Paullus (GJP Hotéis e conselho da CVC)

15h às 15h20 Perspectivas para o Futuro do Turismo Baiano - Domingos Leonelli, secretário estadual de Turismo

15h20 às 17 Debate: como a Bahia Pode Ser o Principal Destino do Pós-Copa - Guilherme Bellintani (secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura), Fábio Mota (MTur), Domingos Leonelli e Guilherme Paulus


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/reporter-da-globo-agradece-devolucao-de-celular-no-bonfim-obrigado-e-pouco/
Filho de Gandhy recuperou aparelho que seria levado durante a Lavagem
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cantor-sertanejo-marciano-morre-aos-67-anos/
Segundo o filho, ele sofreu um infarto fulminante nesta madrugada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voltar-e-um-presente-diz-criolo-sobre-show-em-salvador-nesta-sexta/
Rapper paulista apresenta turnê Boca de Lobo, inédita na cidade
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-assassino-e-alguem-proximo-diz-pai-de-crianca-encontrada-morta-em-alto-de-coutos/
Corpo de menina de 10 anos foi encontrado com blusa suspensa e short na altura da virilha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fotografo-grava-o-proprio-assalto-durante-lavagem-do-bonfim-assista/
Profissional estava testando a tecnologia 360° quando foi atacado; ele teve três dedos da mão quebrados
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/unbreakable-kimmy-schmidt-netflix-divulga-trailer-da-ultima-temporada/
Episódios estarão disponíveis a partir de 25 de janeiro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sexualizacao-de-mc-melody-vira-assunto-em-canais-de-youtubers-gringos/
Felipe Neto também se pronunciou sobre a situação e resolveu baní-la de seu canal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lider-de-quadrilha-que-executou-cabo-gonzaga-e-morto-em-operacao-da-policia/