Fonte Nova terá câmera de reconhecimento facial na Copa América

esportes
25.04.2019, 12:42:00
Atualizado: 25.04.2019, 13:36:14
Palco da Copa América, Fonte Nova já sediou Olimpíada 2016, Copa do Mundo 2014 e Copa das Confederações 2013 (Vaner Casaes / Ag. Bapress)

Fonte Nova terá câmera de reconhecimento facial na Copa América

Tecnologia estará em todas as arenas da competição

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A Copa América no Brasil será o primeiro grande evento do país que contará com tecnologia de reconhecimento facial. A informação foi dada na manhã desta quinta-feira (25) durante seminário de segurança que está sendo realizado no Rio de Janeiro. A tecnologia estará disponível nos seis estádios que sediarão a competição - de 14 de junho a 7 de julho - e pretende identificar infratores ou procurados pela Justiça.

O sistema aproveitará as câmeras já disponíveis nas arenas e terá tecnologia integrada com banco de dados de órgãos de segurança federais e estaduais, além da Interpol. "O comitê tem condições de repassar esses dados a qualquer autoridade pública, e estamos tratando isso com o governo federal", disse Hilário Medeiros, gerente de Segurança do Comitê Organizador Local (COL) da Copa América.

>>Novo lote de ingressos da Copa América está à venda

"Essa é uma tecnologia que já está consolidada no mundo e está vindo para o Brasil. A própria Arena Fonte Nova já vem desenvolvendo esse trabalho (nos jogos do Bahia). Dentro desse modelo, vai permitir que as forças de segurança pública, através de seus bancos de dados, tenham condições de captar a imagem e fazer o trabalho que precisa ser feito", pontuou Medeiros. "Esse banco de dados é um conjunto com a Interpol e em conjunto com os órgãos de segurança pública".

O processo de reconhecimento facial foi utilizado também no Carnaval de Salvador neste ano. Graças a isso, a polícia localizou um criminoso foragido da Justiça que tentava entrar no circuito Dodô (Barra-Ondina). A Micareta de Feira de Santana, que começa nesta quinta (25), também utilizará as câmeras para reconhecer criminosos.

Na Copa América, a tecnologia será monitorada junto ao Centro de Comando e Controle, que funcionará nos mesmos moldes da Copa do Mundo de 2014. "Será o primeiro evento no Brasil que vai trabalhar com reconhecimento facial", destacou Medeiros.

Jogos da Copa América em Salvador:

15/6 - Argentina x Colômbia - 19h

18/6 - Brasil x Venezuela - 21h30

21/6 - Equador x Chile - 20h

23/6 - Colômbia x Paraguai - 16h

29/6 - Quartas de final (1ºC x 3ºA ou 3ºB) - 16h

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas