Ford apresenta primeira picape para perseguição policial nos EUA

Por Antônio Meira Jr

  • Foto do(a) author(a) Antônio Meira Jr.
  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 5 de agosto de 2017 às 10:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

A Ford apresentou a F-150 Police Responder, primeira picape certificada para perseguição policial nos Estados Unidos. O modelo é baseado na configuração FX4 e tem a carroceria reforçada com aço de alta resistência. A cabine dupla usa liga de alumínio de grau militar e pode transportar confortavelmente até cinco pessoas. Para impulsionar o veículo especial a empresa empregou um motor EcoBoost de 3.5 litros, que entrega mais potência e torque que qualquer outro carro de polícia: 375 cv e 65 kgfm, respectivamente. Com tração nas quatro rodas para uso em todo o tipo de terreno, é equipada com a transmissão SelectShift de dez velocidades. Além disso, a F-150 Police Responder recebeu aprimoramentos que incluem para-choque dianteiro reforçado para suportar o choque da picape contra um veículo em fuga que possa ser interceptado. O engate traseiro classe IV tem capacidade para rebocar até 3,1 toneladas.

Vendas em julho As vendas de automóveis e comerciais leves somaram 178.847 unidades no último mês. Ou seja, queda de 5,48% em relação a junho, mas com alta de 2,33% em relação a julho do ano passado. Neste cenário a General Motors liderou com 17,88% das vendas, seguida pela Fiat (13,65%) e Volkswagen (12,62%). A Hyundai ficou em quarto lugar com 9,44%, pouco a frente da Ford (9,36%) e Toyota (8,93%). A Renault (7,34%), Honda (6,40%), Jeep (4,08%) e Nissan (3,35%) fecharam as dez primeiras posições. As demais, somadas, chegam a 7%. Honda Accord chega à décima geração (Foto: Divulgação) Completamente reformulado Desde 1976, quando foi lançado nos Estados Unidos, o Honda Accord marca presença como um dos carros mais vendidos naquele país, ultrapassando as 13 milhões de unidades comercializadas. O modelo chega agora à sua décima geração, trazendo visual totalmente renovado, com linhas semelhantes às do Civic, e com duas opções de motor: 1.5 e 2.0, ambos turbinados. Para completar o trem de força, que abandonou os V6, o sedã pode ser equipado com câmbios CVT, manual de seis marchas ou com o novíssimo automático de dez velocidades. No mercado norte-americano o Accord é vendido como sedã médio, mas por aqui participa do segmento dos sedãs grandes, concorrendo com Ford Fusion, Hyundai Sonata, Toyota Camry e Volkswagen Passat. Por lá as vendas começam no último trimestre. Para o Brasil ainda não há previsão. Chevrolet Onix: mais vendido no Brasil (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) Os mais vendidos  Entre os modelos, o Chevrolet Onix mais uma vez se manteve na ponta. Foram 15.234 unidades emplacadas no último mês, 312 carros a mais que em julho. O Hyundai HB20 ficou em segundo lugar (9.312) e o Ford Ka (7.248) ficou em terceiro. O Renault Sandero ficou em quarto lugar (6.663) e o Chevrolet Prisma, a configuração sedã do Onix, fechou o mês na quinta posição (6.300). Entre os modelos mais caros o Toyota Corolla foi o destaque com 6.250 unidades emplacadas, o que o deixou na sexta posição, a frente do VW Gol (6.236) e da Fiat Toro (5.028). Fecharam ainda entre os dez primeiros o Fiat Mobi (4.315) e o Jeep Compass (4.151), atualmente o SUV mais vendido do país.

Cobiçados na Bahia  Enquanto cresceu no mercado nacional, o Chevrolet Onix teve queda na Bahia. Foram 521 unidades emplacadas em junho, contra 462 no último mês. Mês ruim também para o HB20, que passou de 425 para 373. O Ford Ka caiu menos, passou de 346 unidades vendidas em junho para 327 em julho. Já a picape Toro, da Fiat, cresceu. Foram 299 em julho, 30 a mais que junho volume que a deixou na quarta posição. Outro que subiu em vendas foi o Chevrolet Prisma, que acumulou 292 carros no último mês contra 267 em junho. O Renault Sandero (259) e o Toyota Corolla (255) também cresceram em vendas e ficaram, respectivamente, na sexta e sétima posições. Oitavo no ranking, o VW Gol foi o veículo de maior queda. Passou de 334 unidades em junho para 252 em julho. Fiat Strada com 200 exemplares e Toyota Hilux com 190 fecharam os dez primeiros.

Blindagem tem noas regras   A partir de hoje passam a valer as novas regras para a blindagem de veículos no Brasil. A Portaria nº 55, do Exército Brasileiro, traz uma série de mudanças que deverão impactar a compra, venda e manutenção de veículos blindados. Entre as principais  alterações contidas na norma, destacam-se a proibição na recuperação de vidros delaminados, a necessidade de Certificação de Registro junto ao órgão, pelo proprietário do automóvel, bem como alterações na blindagem de veículos que possuem teto solar. Essas medidas, pleito de blindadoras respeitadas, vai melhorar o padrão de segurança, principalmente nos veículos seminovos. Será importante soliciltar as certificações no momento de compra destes carros. O Brasil é líder mundial na frota de blindados, com mais de 18,5 mil veículos, e os números continuam em ascensão.