Fortaleza do Morro de São Paulo será reaberta amanhã

Além de nova atração turística, local receberá eventos como casamentos

Publicado em 19 de janeiro de 2018 às 16:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Setur/Divulgação

Um novo espaço cultural será inaugurado neste sábado (20) no balneário turístico de Morro de São Paulo, na cidade de Cairu, Baixo Sul baiano. A Fortaleza do Morro de São Paulo, que será reinaugurada e, dessa vez, estará aberta ao público, fundiconará como um espaço cultural que deve se converter num novo atrativo turístico para a localidade. A ideia é que o espaço funcione como museu e passe a receber exposições artísticas, espetáculos teatrais e eventos diversos.

Para garantir que o local seja utilizado de uma forma sustentável, um Comitê de Governança da Fortaleza do Morro de São Paulo foi insaturado com a participação de representantes da sociedade civil, trade turístico, além de órgãos públicos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Secretaria Estadual de Turismo, Sebrae, Prefeitura de Cairu, dentre outros. O grupo vai implementar um Plano de Gestão Participativo, que buscará garantir a sustentabilidade no uso do monumento.

O forte foi restaurado com recursos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com investimento de R$ 14 milhões.

Os 600 metros de ruínas foram restaurados com supervisão do Iphan. A inauguração da Fortaleza, às 9h de sábado, contará com a presença da presidente do Iphan, Kátia Bogéa, do governador do Estado, Rui Costa, do prefeito de Cairu, Fernando Antônio dos Santos Brito, entre outras autoridades.

Espaço turístico O forte poderá impulsionar ainda mais Morro de São Paulo como destino turístico. É o que acredita o secretário estadual do Turismo, José Alves. De acordo com ele, atualmente Morro recebe 300 mil turistas por ano e é o terceiro destino mais procurado da Bahia, e um dos 10 mais do Nordeste. O forte, segundo ele, poderá impulsionar a atração de turistas para períodos de baixa e média estações, com a realização de eventos como casamentos e festas.

“O local também servirá para a realização de eventos, que irá impulsionar esse mercado em Morro. A capacidade é de até 500 pessoas ao ar livre, além das salas individuais que são climatizadas. É basicamente um pequeno Centro de Convenções. Além dos eventos de música e teatro, o forte poderá atrair quem quiser realizar cerimônias como casamentos”, citou o secretário.

Para impulsionar a visitação, o espaço será utilizado também para comercialização de produtos locais, como artesanato e culinária. Um núcleo receptivo turístico e um núcleo de apoio aos visitantes também serão montados na entrada do monumento. O forte foi tombado pelo Iphan em 1938 por conta de sua importância arquitetônica e histórica. Ele foi utilizado na época da segunda invasão holandesa, no século 17, e também foi usado nas lutas pela Independência do Brasil, no século 19.