Fortes São Diogo e Santa Maria terão museus de Carybé e Verger

Também em 2015, deverão ser assinados os termos de cessão do Forte São Marcelo e do Forte de Monte Serrat

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2014 às 07:57

- Atualizado há um ano

O prefeito ACM Neto e o comandante da 6ª Região Militar do Exército, general Artur Costa Moura assinaram o termo de cessão de uso dos fortes de Santa Maria e de São Diogo, localizados na Barra, pela Prefeitura do Salvador.

Além da preservação do patrimônio histórico com a reforma das construções, a ação possibilitará ainda a instalação de dois equipamentos de lazer: os museus em homenagem ao pintor argentino Carybé (1911-1997) e ao fotógrafo francês Pierre Verger (1902-1996), que retrataram e divulgaram a cidade para o mundo.ACM Neto e o general Artur Costa Moura na assinatura da parceria (Foto: Max Haack/Agecom/Divulgação)Segundo Costa Moura, a ação do município vai ao encontro da política cultural do Exército brasileiro. “Preservar a história, o passado, é dever de todos nós. Esta ação da Prefeitura vai possibilitar o resgate dos fortes e a oportunidade de as pessoas conhecerem a história do Brasil e a história militar".

Para Neto, este é um momento especial, principalmente pelo país estar celebrando a Semana da Pátria. “Já temos as parcerias da Aeronáutica, com a construção da praça em Ondina, e da Marinha, no apoio aos festejos do Réveillon e da negociação que estamos tendo para cessão do Forte Santo Antônio (Farol da Barra), e agora vem esta ação com o Exército. A Barra agora passou a ser bastante especial com o crescente interesse da população em voltar a frequentar o local e, desde a construção do projeto de requalificação da orla, já considerávamos também a manutenção do conteúdo histórico e cultural da região”, afirmou.

O prefeito também destacou que os editais para reforma dos equipamentos devem ser lançados agora em setembro, com obras a serem iniciadas em janeiro e abertura para visitação em junho de 2015. Também em 2015, deverão ser assinados os termos de cessão do Forte São Marcelo, em parceria com o Iphan, e do Forte de Monte Serrat, também administrado pelo Exército.

A intenção da Prefeitura é montar o Roteiro dos Fortes, tendo os principais equipamentos da cidade recuperados e abertos à visitação tanto dos soteropolitanos quanto dos visitantes.