Fórum debate inovação e sustentabilidade para fortalecer a construção civil em Salvador

Evento reuniu empresários, pesquisadores e estudantes em prol do crescimento sustentável do mercado imobiliário baiano 

  • Foto do(a) author(a) Victor Lahiri
  • Victor Lahiri

Publicado em 7 de junho de 2018 às 18:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Rafael valente, diretor de sustentabilidade da Ademi-Ba , é um dos organizadores do fórum (foto: divulgação)

Para afastar a ideia que a construção civil e o meio ambiente são forças opostas, empresas, estudantes e representantes do setor público se reuniram na tarde de hoje (7/6), no teatro Eva Hertz, no Salvador Shopping, para debater boas práticas em prol da crescimento sustentável do mercado baiano durante a 9ª edição do Fórum de Sustentabilidade da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia, Ademi-Ba. Ao longo do evento foram realizadas oito palestras abordando inovações do setor, cases de sucesso e pesquisas acadêmicas.

Um dos destaques da programação, foi a palestra Inovação Ambiental, ministrada pelo professor de sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e autor do livro Gestão de Negócios Sustentáveis, Eduardo Pedreira, que destacou como as práticas sustentáveis, antes vistas como uma tendência do futuro, se tornaram procedimentos fundamentais nos empreendimentos da atualidade. “Uma grande prova dessa realidade é o fato que as gigantes do ramo da construção começaram a absorver as construtechs, já que essas startups têm agregado uma série de métodos inovadores que tornam as obras mais baratas, seguras e rápidas”, afirma.

Exemplo das novas tendências é a alternativa trazida pelo diretor de negócios da empresa paranaense TecVerde, Vicente Pires Jr., que veio à Bahia pela primeira vez apresentar o case Industrialização na Construção Civil e Sistema Construtivo Wood, que tem como principal foco a otimização da obra, reduzindo o tempo de duração em 50% e o custo em até 15% do valor total, além do impacto direto na redução de danos ao meio ambiente. “Temos um ótimo feedback do trabalho que desenvolvemos através do multiframe, principalmente em projetos de habitação popular no Paraná e Mato Grosso do Sul, por isso trouxemos essa ideia para a Bahia, como uma opção eficaz e viável para a solução do déficit habitacional do estado”, diz. “Esse tipo de evento é de enorme importância pois é daqui que saem as boas ideias que agregam positivamente no mercado da construção”.

Prova da relevância dessa troca entre palestrantes e participantes é um grupo de iniciativas como a “outorga verde, IPTU verde e IPTU amarelo”, ações implantadas pela Prefeitura de Salvador que partiram das discussões em edições anteriores do Fórum, como destacou o secretário municipal da Cidade Sustentável, André Fraga. “Já sou participante assíduo do Fórum de Sustentabilidade, e faço questão de estar presente pois o intercâmbio entre o poder público e o mercado imobiliário tem provocado diversas mudanças em prol do avanço da construção civil soteropolitana em uma direção ambientalmente correta”, explica.

O diretor de gestão sustentável da Ademi-Ba e responsável pelo Fórum, Rafael Valente, comemorou o sucesso do encontro e destacou o impacto positivo que a ação tem no comportamento do mercado e da população de Salvador. “Ficamos muito felizes com a presença de todos que vieram. Um público variado e participativo que formou uma das maiores audiências do Fórum nos últimos anos”, ressalta.

“Trazer práticas sustentáveis para a mesa é uma forma de tornar a construção civil ainda mais viável e aliar as vantagens ao bolso consumidor à consciência de cuidado com o meio ambiente que é o nosso maior desafio”, finalizou Valente.