Fórum hoje Barreiras

sustentabilidade
21.11.2019, 12:35:54
Atualizado: 22.11.2019, 21:35:18

Fórum hoje Barreiras


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Fazendas monitoradas por drones, sensores de umidade que ajudam a diminuir o gasto com água, máquinas autônomas interligadas por telemetria, aplicativos com inteligência artificial que ajudam a pesar o gado sem estressar o animal.

Tecnologias como estas já estão em campo e vem dando impulso ao desejo dos agricultores que querem produzir mais, gastando menos e respeitando o meio ambiente.

O investimento em equipamentos de última geração tem sido constante nas fazendas baianas, onde as estratégias para aumentar a produtividade são cada vez mais frequentes. São elas que também vêm favorecendo a obtenção de selos de sustentabilidade exigidos pelos principais mercados internacionais.

As certificações são consideradas essenciais no mercado mundial, que exige alinhamento da produção agrícola com ações sustentáveis e de preservação do meio ambiente.

Em busca desta garantia de permanência nos mercados mais exigentes, quase todas as fazendas produtoras de algodão do Oeste da Bahia possuem certificados do programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR). Para obter o selo é necessário cumprir 224 itens que envolvem protocolos de legislação ambiental à normas trabalhistas. Muitas lavouras também estão licenciadas pela ONG suíça Better Cotton Initiative (BCI), que exige o cumprimento de outros 25 itens.
 
FÓRUM DISCUTE SUSTENTABILIDADE NO CAMPO

As estratégias para garantir sustentabilidade no campo e a preservação ambiental em áreas agrícolas serão discutidas durante o I Fórum de Inovação e Sustentabilidade para a Competitividade (FISC) em Barreiras, no oeste da Bahia. O evento será realizado no Auditório da Câmara de Vereadores da cidade de Barreiras, nesta sexta-feira (22), das 8h às 11h30.

Este é terceira versão do fórum este ano. O evento itinerante já passou por Salvador e Vitória da Conquista, reunindo especialistas, produtores rurais, estudantes e gestores de órgãos públicos.

O I Fórum de Inovação e Sustentabilidade para a Competitividade – edição Barreiras - é uma realização do Ibama, WWI, ABAPA com apoio editorial do jornal Correio*.

Entre outros assuntos, quem for ao evento vai poder acompanhar palestras sobre direito ambiental, inovação tecnológica na agricultura e o potencial hídrico da região produtora de fibras, frutas e grãos. O acesso é gratuito e as perguntas podem ser feitas pelo Whatsapp (77) 98825-6039.

PROGRAMAÇÃO

8h15 - Inovação tecnológica na agricultura – Leandro Carrion, gerente de otimização da Jonh Deere.
8h35 – O papel da agricultura para sustentabilidade e preservação ambiental – Evaristo de Miranda, Chefe da Embrapa Territorial.
9h05 – Direito Ambiental – Rodrigo Justus, Assessor técnico sênior de meio ambiente da CNA.
9h25 – Mesa Temática – Moderador: Rodrigo Alves,  Superintendente do IBAMA
10h05 – Oeste da Bahia na era da Eco-nomia – Eduardo Athayde, WWI – World Walcth Institute
10h25 – Cotonicultura no estado da Bahia – Júlio Cézar Busato, Presidente da ABAPA.
10h40 – Projeto do estudo sobre o aquífero Urucuia e o potencial de irrigação no oeste da Bahia – Everardo Mantovani, professor titular da Universidade Federal de Viçosa.
10h55 – Algodão Brasileiro Responsável – Fernando Rati, gestor técnico da Abrapa.
11h10 – Mesa Temática – Moderador: Rodrigo Alves, Superintendente do Ibama.
11h30 – Encerramento

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bisneta-de-mae-senhora-inspira-baiana-azul-de-amaralina-conheca-cida-de-nana/
Bel Borba a contratou como modelo para monumento às baianas sem saber de ascendência, que inclui Mestre Didi e uma das fundadoras da 1ª casa de candomblé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-quarentena-anitta-lanca-clipe-para-tocame-com-gui-araujo-assista/
Vídeo traz fãs dançando em casa; é a primeira vez que funkeira contracena com namorado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/secretario-do-ministerio-da-saude-destrata-garcom-em-transmissao-ao-vivo-sai-dai/
Élcio Franco falava em medidas de segurança para reabertura da economia quando se incomodou com presença de servidor
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/policia-acredita-que-naya-rivera-se-afogou-e-busca-agora-e-por-corpo/
Imagens de câmera de segurança mostram ela saindo no barco com filho
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sandy-junior-contam-a-propria-historia-em-serie-documental/
Produção em sete capítulos do Globoplay inclui imagens caseiras dos irmãos, ainda antes de serem profissionais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pensei-em-me-matar-diz-atriz-de-malhacao-apos-video-em-site-porno-veja-desabafo/
Pillar Costa, que atuou na novela da Globo no ano passado, entrou em depressão
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-festeja-40-anos-com-live-repleta-de-convidados/
Any Gabrielly, Léo Santana, Zaac, Hungria Hip Hop, Lore Improta, Bera e Dennis DJ estarão na festa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nivus-ja-rodamos-na-bahia-com-o-novo-suv-da-volkswagen/
Em vídeo, apresentamos as primeiras impressões sobre o veículo que tem piloto automático inteligente e detector de fadiga
Ler Mais