França e Alemanha celebram disposição dos EUA para falar sobre a Síria

"É importante e absolutamente instrumental que tenhamos um diálogo estreito com os EUA sobre a questão da Síria", disse ministro das Relações Exteriores da França

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2017 às 08:20

- Atualizado há um ano

Os ministros das Relações Exteriores da França e da Alemanha expressaram hoje (17) um otimismo com a disposição do governo Trump de se envolver na Síria, após o secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, ter participado de uma discussão sobre a questão em Bonn.

O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Marc Ayrault, disse que a reunião da última sexta-feira foi "particularmente útil", notando que a reunião ocorreu uma semana antes das negociações de paz apoiadas pelas Nações Unidas em Genebra.

"É importante e absolutamente instrumental que tenhamos um diálogo estreito com os EUA sobre a questão da Síria e sobre muitas outras questões", disse Ayrault a repórteres.

Já o ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Sigmar Gabriel, disse que Tillerson "participou vigorosamente" da discussão e que todos os participantes concordaram que somente uma solução política poderia trazer paz duradoura para a Síria, que foi abalada pelo conflito de quase seis anos de duração.