França vence Uruguai e Mbappé sai machucado

Em outro amistoso do dia, Itália bate EUA com gol no fim

Publicado em 20 de novembro de 2018 às 20:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: Anne-Christine Poujoulat/AFP

No reencontro entre França e Uruguai, nova vitória dos atuais campeões mundiais. Nesta terça-feira (20), os franceses superaram os rivais sul-americanos por 1x0, no Stade de France, em Paris. O centroavante Giroud marcou de pênalti o gol que garantiu o triunfo francês no começo da etapa final.

O jogo foi o primeiro entre as seleções depois da Copa do Mundo da Rússia, em que a França deixou o Uruguai pelo caminho nas quartas de final até chegar à conquista do torneio. Antes do duelo, apesar de se tratar de um amistoso, havia um certo sentimento de vingança por parte dos uruguaios, que perderam o confronto na Rússia por 2x0.

O jogo careceu de lances relevantes, especialmente no primeiro tempo. Na etapa final, Bruno Mendez colocou a mão na bola dentro da área. Giroud bateu a penalidade com tranquilidade e marcou para os franceses, que foram pouco ameaçados e tiveram algumas outras chances de ampliar o marcador no final do jogo.

A notícia ruim para a França foi a lesão de Mbappé. O atacante do Paris Saint-Germain caiu sobre o próprio ombro em lance em que tentou driblar o goleiro Campaña e teve de ser substituído ainda no primeiro tempo. A joia francesa ainda fará exames para precisar a gravidade da lesão. 

Além da preocupação com Mbappé, o PSG também monitora a condição física de Neymar. O craque brasileiro jogou apenas seis minutos no amistoso contra Camarões, também nesta terça-feira (20), na Inglaterra, e deixou o gramado após sentir uma fisgada no músculo adutor da coxa direita.

Este foi o último compromisso de ambas as seleções no ano. Em 2019, o Uruguai começa as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 e disputa a Copa América no Brasil. Já a França, eliminada da Liga das Nações, começa a caminhada nas Eliminatórias da Eurocopa de 2020.

Itália  Outro gigante europeu que se deu bem em um amistoso nesta terça-feira foi a Itália, que derrotou os Estados Unidos com um gol no último lance da partida. Matteo Politano, atacante da Inter de Milão, balançou as redes nos momentos finais, e garantiu o triunfo aos italianos na Luminus Arena, em Genk, na Bélgica. As duas equipes também encerraram seus compromissos nesta temporada.

Adeus na Austrália Um dos maiores nomes da história do futebol da Austrália vestiu as cores do país pela última vez nesta terça-feira. Em uma despedida emocionante, Tim Cahill deu adeus à seleção com vitória sobre o Líbano, por 3x0, em amistoso realizado na cidade de Sydney.

Cahill vestiu a camisa australiana pela 108ª vez nesta terça (20), ficando apenas um jogo atrás do recordista de partidas pela seleção nacional, o goleiro Mark Schwarzer. O atacante que completa 39 anos no mês que vem, porém, detém o recorde de gols marcados pelo país, com 50.

Foram 15 anos defendendo a seleção, pela qual disputou quatro Copas do Mundo e marcou em três. Por todo este histórico, Cahill foi ovacionado em sua despedida pelos 33.268 presentes no estádio e se emocionou bastante, principalmente após o apito final, quando disse adeus aos torcedores.

Ele entrou no segundo tempo da partida, aos 37 minutos, somente para se despedir. A esta altura, o confronto já estava definido, graças aos dois gols de Martin Boyle, ambos no primeiro tempo, e ao de Matthew Leckie, já na etapa final.

Também nesta terça, p Japão recebeu o Quirguistão em Toyota e atropelou por 4x0, com gols de Yamanaka, Haraguchi, Osako e Nakajima. Pelo mesmo placar, a Coreia do Sul passou pelo Usbequistão, em Brisbane, na Austrália, com gols de Nam Tae-Hee, Hwang Ui-Jo, Moon Seon-Min e Suk Hyun-Jun.

Os três vencedores destes amistosos se preparam para a Copa da Ásia, que acontecerá nos Emirados Árabes Unidos em janeiro do ano que vem. A Austrália luta para defender o título conquistado em 2015, em casa, mas o Japão é o maior vencedor do torneio, com quatro troféus. Por sua vez, a Coreia tem duas conquistas, sendo a última em 1960.

Outro jogos Outros amistosos do dia tiveram os seguintes resultados: China 1 x 0 Palestina, Emirados Árabes Unidos 2 x 0 Iêmen, Nigéria 0 x 0 Uganda, Irã 1 x 1 Venezuela, Iraque 0 x 0 Bolívia, Jordânia 1 x 1 Arábia Saudita, África do Sul 1 x 1 Paraguai, Tunísia 0 x 1 Marrocos, Turquia 0 x 0 Ucrânia e Albânia 1 x 0 País de Gales.