Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
CORREIO aponta as principais tendências de investimento para o mercado baiano
Priscila Natividade
Publicado em 29 de janeiro de 2018 às 06:10
- Atualizado há um ano
Quando o assunto é negócio seguro, quem quer empreender pensa logo em uma franquia. Só na Bahia, elas cresceram 9% no 3º trimestre de 2017, quando comparado com o mesmo período de 2016. São 3.598 negócios instalados no estado, que faturaram nos últimos três meses quase R$ 1,3 bilhão.
Os números são da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Segundo o diretor da entidade no Nordeste, Leonardo Lamartine, entre os segmentos que devem se destacar em 2018 estão as áreas de Entretenimento e Lazer, Comunicação, Informática e Eletrônicos, Serviços Educacionais, Alimentação, Casa e Construção. “ São segmentos que têm facilidade de retomar o crescimento em um cenário de reaquecimento”.
O sócio da franquia da Pizza Hut em Salvador, Marcelo Simões, também percebe o cenário favorável. Prestes a completar dois anos, ele já contabiliza seis lojas. Este ano, outras três unidades devem ser abertas. Uma delas, na Paralela. “O segmento de alimentação sofre um pouco menos com a crise”.
Mesmo com toda segurança, a franquia precisa inovar. “O desafio é estar atento ao que o cliente pede. Foi assim que surgiu a nova pizza de carne seca. Inovação é sempre algo que atrai o cliente”, avalia.
ELES ENTENDEM DO ASSUNTO
Boas oportunidades Segundo o especialista em varejo da AGR Consultores, Roberto Vautier, o primeiro passo é saber tendências e novos hábitos de consumo. “Abrir uma franquia com produtos baratos e boa qualidade pode ser uma aposta interessante”.
Orientação Ficar atento ao valor investido, o retorno do investimento e o suporte oferecido são as dicas da especialista em inteligência de Mercado Caroline Bittencourt: “Uma decisão tomada sem uma análise aprofundada do negócio pode fracassar em poucos meses”.
CONFIRA ALGUMAS OPÇÕES DE FRANQUIA DISPONÍVEIS PARA BAHIA
A partir de R$ 1 mil
Adlux O investimento inicial necessário é de R$ 1 mil. Fundada em 2008, a rede atua no comércio de cosméticos e perfumaria. Mais informações no site www.adlux.com.br
IE Intercâmbio no Exterior Com taxa de franquia a partir de R$ 3 mil, o fluxo de caixa necessário varia de R$ 10 mil a R$ 50 mil. Para saber mais sobre como se tornar um franqueado, acesse o site: www.ie.com.br/franqueado.
R$ 10 mil a R$ 16 mil
Procob A franquia atua na área de serviços administrativos como um Sistema de Consultas Cadastrais e Restrições Comerciais. O investimento inicial é de R$ 10 mil. www.procob.com
Number One Idiomas A escola de indiomas tem investimento mínimo de R$ 16 mil. O retorno previsto do investimento é entre 11 e 36 meses, com faturamento médio mensal de R$ 72 mil. numberone.com.br
R$ 25 mil a R$ 35 mil
Bye Bye Paper Digitalização, Gestão Eletrônica de Documentos e Gestão de Conteúdo. O investimento mínimo é de R$ 25 mil. www.franquiabyebyepaper.com.br
Help home Casa e Construção. A franquia de reforma, manutenção, serviços e outros pequenos reparos residenciais tem investimento mínimo de R$ 26 mil. helphome.srv.br.
R$ 50 mil a R$ 80 mil
Maria Brasileira A rede é especializada na prestação de serviços voltados à limpeza e cuidados. O investimento inicial para montar uma franquia é de R$ 52,9 mil. www.mariabrasileira.com.br.
Help! Loja de Crédito A loja de crédito pertence ao grupo BMG e conta com 360 unidades em todo país. O investimento mínimo para montar o negócio é de R$ 80 mil. www.help.com.br/seja-um-franqueado/mil.
R$ 100 mil ou mais
Pastelaria Fujiyama A rede que atua no segmento de produtos alimentícios tem investimento a partir de R$ 100 mil. Além do pastel, também são vendidos pizzas e massas. www.pastelariafujiyama.com.br
Mr. Beer Cervejas Especiais O investimento mínimo para montar a loja é de R$ R$156.500. Além de comercializar cervejas especiais, a loja vende também chopps e acessórios cervejeiros. www.mrbeercervejas.com.br