Frases de Mainha vira peça no Teatro Eva Herz

Espetáculo narra as aventuras cotidianas de Mainha e Júnior e fica em cartaz em novembro

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 3 de novembro de 2017 às 08:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Desde que os atores Sulivã Bispo e Thiago Almasy trouxeram os personagens Mainha e Júnior à vida com seus vídeos repletos de graça, os fãs da dupla pediam a oportunidade para aproveitar o humor baiano num espaço de tempo maior que a duração dos esquetes. O pedido finalmente foi atendido com o Frases de Mainha – A Peça, que estará em cartaz nos sábados e domingos de novembro, no Teatro Eva Herz.

No espetáculo, Júnior decide, aos vinte e tantos anos, finalmente, sair de casa e fugir da educação rigorosa e controle materno. Mainha, por sua vez, não acredita que o filho esteja suficientemente maduro para sair debaixo das suas asas. Quem os conhece sabe que isso é suficiente para gerar muita confusão e muita risada.

Para transpor os códigos de humor do vídeo para o teatro, os atores contaram com uma equipe de peso, composta pela direção geral de Thiago Romero, direção musical de Jarbas Bittencourt, texto do próprio  Thiago Almasy, que assina parte dos roteiros da websérie;  direção de movimento de Nildinha Fonseca, produção executiva da Da Cultura e a produção artística de Val Benvindo. “Embora sejamos oriundos do teatro, transpor os esquetes gravados e editados para uma peça tem sido desafiador e isso tem nos motivado muito”, afirma Sulivã Bispo, a Mainha.

De acordo com Thiago Almasy, intérprete de Júnior, seu personagem é um adulto meio lerdo, que poderia sair de casa se realmente quisesse. “Mas como os 30 são os novos 18, ele vai se aproveitando da segurança dada pela mãe, mesmo reclamando e se aborrecendo com as broncas de Mainha”, completa, ressaltando que a história dos dois termina refletindo os valores de uma Bahia mais antiga, impregnada de cultura e regionalidade, e uma outra mais contemporânea, fluida, de uma juventude cheia de regalias e dispersa. Toda essa identificação, segundo Almasy, ajuda a explicar o sucesso alcançado pela dupla.

Com uma postura parecida, Sulivã Bispo acredita que o respeito na composição dos personagens, que busca não criar caricaturas, foi fundamental para que os personagens crescessem no gosto do público.  “Viemos do teatro popular e sabemos que não tratá-los com respeito é o mesmo que desrespeitar a nós mesmos, às nossas mães, avós e todas as mulheres que constituem a identidade materna baiana, que é muito diferente de uma mãe sulista, por exemplo”, completa. 

SERVIÇO Teatro Eva Herz  da Livraria Cultura  (Salvador Shopping). Sábados, às 20h, e domingos, às 19h. Ingresso: R$ 50 | R$ 25.