Frota de ônibus pode ser reduzida em Salvador em até 40% nesta sexta (25)

Redução estava prevista para sábado, mas precisou ser antecipada para hoje

Publicado em 25 de maio de 2018 às 07:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

A frota de ônibus de Salvador já foi reduzida nesta sexta-feira (25). Segundo informações do secretário municipal de mobilidade (Semob), Fábio Mota, 20% da frota foi reduzida, apesar de o contigenciamento ter sido planejado para começar no sábado (26). Caso a situação não melhore a frota pode ser reduzida ainda hoje em até 40% a depender da demanda, segundo a Semob.

Ainda de acordo com o secretário, os coletivos não conseguiram abastecer nesta quinta, e por isso foi necessário antecipar a redução da frota. "Nós reduzimos para que os ônibus consigam rodar até a próxima terça-feira. Se as manifestações não acabarem vai ser difícil manter a frota na quarta-feira", explicou o secretário durante entrevista à TV Record.

"A cidade está dividida em três bacias. São 2.349 ônibus disponíveis. Nós reduzimos na cidade como um todo. Nós não mexemos nas linhas de maior impacto. Essas continuam com a frota normal. As linhas de menores demandas nos reduzimos a quantidade de ônibus para se economizar combustível e poder transportar as pessoas que pegam as linhas com maior demanda", explicou o secretário. 

Ainda de acordo com Mota, a redistribuição dos ônibus está sendo feita de hora em hora. "Quando tem necessidade de fazer modificação nós vamos fazendo automaticamente. Se a cidade permanecer com poucas pessoas transitando nós vamos reduzindo uma quantidade maior para ver se a gente consegue chegar até terça-feira", detalhou.

A prefeitura já havia anunciado que a frota da capital baiana, composta por 2,6 mil ônibus, será de 50% nos horários de pico e 40% nos outros períodos durante o próximo sábado. No domingo, a operação será realizada durante o dia com 30% da frota. Na segunda e terça, a operação terá 80% da frota nos horários de pico e 40% nos demais. 

O secretário destacou ainda que há dificuldade de colocar a frota na rua. "A redistribuição dos ônibus está sendo feita de hora em hora. Quando tem necessidade de fazer modificação nós vamos fazendo automaticamente. Se a cidade permanecer com poucas pessoas transitando nós vamos reduzindo uma quantidade maior para ver se a gente consegue chegar até terça-feira. Se a gente não conseguir abastecer os ônibus até terça-feira infelizmente na quarta-feira vamos ter dificuldade para tirar os ônibus da garagem na cidade de Salvador", destacou Mota. 

No sábado (26) já se tem a frota reduzida. "Vamos trabalhar com 50% do que se tem em dias normais no sábado. No domingo (27) nós vamos ter uma redução de 30% do que se tem em dias normais. Segunda e terça nós vamos manter o cronograma que nós colocamos hoje. Ou seja, uma redução de 20% no horário de pico e 40% nos outros horários", explicou o secretário. 

Bloqueios nas refinarias estão sendo feitos também. "Isso é um cronograma que nós fizemos para conseguir chegar a terça-feira com os ônibus rodando dessa forma. As empresas estão com as carretas na refinaria e não conseguem abastecer. Tem bloqueios na refinaria que  impedem o abastecimento. Estamos tentando outras distribuidoras. Estamos fazendo um esforço para mudar esse cenário para voltar ao normal. Enquanto isso estamos torcendo para acabar o movimento e a cidade voltar ao normal", argumentou Mota.