Futuro do setor portuário é discutido em seminário; acompanhe

Evento acontece no Terminal Marítimo de Passageiros de Salvador

Publicado em 15 de março de 2019 às 09:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Gabriela Cruz/CORREIO

O futuro do setor portuário será discutido no Seminário Portfólio de Investimentos nos Portos da Bahia – Oportunidades de Outorgas. O evento acontece no Terminal Marítimo de Passageiros de Salvador.

O evento é uma realização do CORREIO e Codeba, com o patrocínio da J. Macêdo e Ultracargo, apoio institucional da Braskem e apoio da Fieb, Usuport, Associação Comercial da Bahia e Contermas.

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Augusto Barbosa de Souza, presidente interino do Conselho de Administração da Codeba, comemorou os frutos gerados pelo evento. "A sala cheia até esse horário representa o interesse da sociedade pelo desenvolvimento dos portos baianos". Foto: Murilo Gitel/CORREIO Helano Gomes, diretor de negócios da Ultracargo, reivindicou a construção de mais um berço com dois piers de atracação no porto de Aratu-Candeias. "É fundamental para o desenvolvimento econômico da região", apontou.

Cesar Veríssimo, gerente da JMacedo em Salvador, destacou os investimentos que a empresa fez no Porto de Salvador nos últimos anos."Investimos R$ 27,5 milhões, sobretudo em equipamentos e adequações civis. Nosso histórico com o Porto de Salvador vem desde a década de 1970", lembrou o executivo. Foto: Murilo Gitel/CORREIO Paulo Henrique de Almeida, assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, defendeu o projeto da Ponte Salvador-Itaparica durante o painel "Investimentos nos Portos Públicos da Bahia". "A ponte é parte de um novo eixo rodoviário, que pretende reconfigurar a rede urbana e a matriz logística da região." Foto: Murilo Gitel/CORREIO "O porto do futuro é totalmente automatizado, com sistemas independentes e conectados", projeta Fernanda Rumblesperger, diretora de Gestão e Modernização Portuária da  Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da  Infraestrutura. Ela ministrou a palestra "Porto 4.0 - automatização e informatização portuária". Fernanda Rumblesperger (Foto: Gabriela Cruz/CORREIO) Debate sobre portos (Foto: Gabriela Cruz/CORREIO) Mediador do debate sobre os projetos de desenvolvimento do Porto de Salvador, o coordenador do comitê de portos do comitê de portos da Fieb, Marcos Galindo defendeu a melhoria da malha ferroviária do estado, a fim de promover uma melhor integração com os portos."Quero aproveitar a oportunidade para trazer esse pleito do empresariado baiano. O momento aqui é  de debate", Marcos Galindo.16h25 O diretor executivo da Usuport apresentou a proposta do novo terminal de contêiner, com o projeto Hup Port: "quando nós pensamos a ideia, a primeira coisa que nós observamos foi o lado técnico. O Porto de Salvador é uma mina de ouro que não estamos sabendo explorar". O investimento está estimado em 1,2 milhão . "Estamos oferecendo um terminal de primeira linha. Nós temos que virar a mesa se quisermos virar esse jogo. Esse projeto tem um impacto grande no Brasil, sobretudo, no que diz respeito à cabotagem". Ione Paixão da Silva (Foto: Murilo Gittel) "Venho sempre que posso aos eventos que o CORREIO promove. Cada um deles fornece um tipo de aprendizagem diferente", Ione Paixão da Silva, 60, é cadeirante e veio de ônibus para o evento.16h15 A diretora comercial da Tecon Salvador, Patrícia Iglesias abriu o painel sobre as perspectivas de projetos para o Porto de Salvador. Patricia destacou as obras de ampliação do terminal de contêineres. A primeira fase da expansão já está em andamento. Ao todo, foram investidos 390 milhões. Mais da metade do volume de investimentos do Tecon no terminal, desde 2000. "A principal melhoria está nos 423m de berço.  Dentre as oportunidades que nos vemos pela frente está a maior captação, maior volume da área de influencia". Patrícia Acioli (Foto: Gabriela Cruz/CORREIO) O diretor de Projetos da Bamin Alberto Vieira mediou a palestra sobre as melhorias na infraestrutura do Porto de Ilhéus. Ele destacou a importância estratégica do Porto, sobretudo, para o setor de mineração."Alem de reduzir custos com logística, a região de Ilhéus vai crescer 100 vezes. Sem logística, a mineração não existe", afirmou.  Sobre a construção do Porto Sul, ele vai permitir alcançar os mercados europeus e da América do Norte também.  "Além disso, serão gerados 4 mil empregos durante a fase de implementação. É  importante que eventos como esses debatam o assunto e reúna diversos setores". Domenico Acetta (Foto: Gabriela Cruz/CORREIO) Com investimentos de R$ 82 milhões, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisa Hidroviaria da SNPTA, Domenico Acetta apresentou os detalhes do projeto de dragagem do Porto de Ilhéus.  A obra de infra estrutura vai permitir ampliar as condições  de navegabilidade. "Só a dragagem já da um upgrade violento no Porto de Ilhéus.  Quando você draga, você esta mantendo a segurança submersa. Com mais toneladas, isso é recurso entrando. Nós estamos dando aqui um norte e a dragagem  é  importante para isso".

15h15 Adary Oliveira, presidente da Associação Comercial da Bahia, destacou a importância da ampliação do porto de Aratu-Candeias, além de defender mais projetos de sustentabilidade para a Baía de Todos os Santos."Nossa Baía é tão privilegiada que nem demanda dragagens. Ela é nossa maior riqueza", disse Adary Adary Oliveira (Foto: Gabriela Cruz/CORREIO) O Terminal de Contêineres do Porto de Salvador (Tecon Salvador), operado pelo Grupo Wilson Sons, vai apresentar, logo mais às 15h30 o projeto de ampliação da área, que vai receber investimentos de R$ 390,2 milhões. Com o investimento, a área de atracação dos navios vai mais do que duplicar, sendo acrescido em 423 metros, passando a ter 800 metros, no total. Na primeira fase de investimentos, a área do Tecon será ampliada em 80 mil metros quadrados, podendo crescer mais 60 mil metros quadrados no futuro, a depender da demanda. Marlisa Piovesan (Foto: Gabriela Cruz/CORREIO) 14h45 Marlisa Piovesan Reche, diretora de Logística de Químicos e Vinílicos da Braskem, discute a logística ideal para o desenvolvimento do negócio no Brasil. "Há um provérbio africano que diz 'Se você quiser ir rápido, você vai sozinho; se vc quiser ir longe, você vai junto'. E nós, da Braskem, queremos ir juntos", disse.

No painel "A Logística que Queremos para o Brasil", Marlisa defende que o porto de Aratu-Candeias ofereça mais confiabilidade, nível de serviço e eficiência. "A integração logística dos modais é muito importante nesse sentido", ressaltou. A executiva citou exemplos de sucesso de outros portos pelo mundo, como o de Rotterdam (HOL), Hamburgo (ALE) e Los Angeles (EUA).“A cabeça Braskem já é a 5.0. Pensamos no futuro. Buscamos soluções que tragam integração logística”, disse Marlisa Gabriel Oliva (Foto: Murilo Gittel/CORREIO) 14h30 No painel que discutiu as perspectivas de investimentos para o porto de Aratu-Candeias, Gabriel Oliva, executivo sênior da Colomi Iron Mineração, abordou o projeto Ferrovia-Mina-Porto, que se encontra na fase de pré-viabilidade econômica. "Pretendemos investir R$ 4,6 bilhões na mina, R$ 5 bi na ferrovia e R$ 2 bi no porto. O início das atividades está previsto para o final de 2023"."Um evento como este representa um momento muito positivo da Codeba ao criar esse movimento de diálogo", Zé Pescador, presidente da ONG ambiental Pro-Mar, que atua na Ilha de ItaparicaA palestra do gerente de Desenvolvimento da Desenbahia Sérgio Luiz Matos da Silva tratou das linhas de créditos para investimentos portuário privados. Sérgio Luiz Matos da Silva (Foto: Gabriela Cruz/CORREIO) Os projetos de modernização dos portos públicos baianos devem representar investimentos de pelo menos R$ 3 bilhões nos terminais instalados em Salvador, na Baía de Aratu e em Ilhéus Público lotou Terminal de Passageiros na manhã desta sexta-feira (15) para acompanhar seminário (Foto: Gabriela Cruz/CORREIO) Debate O jornalista do CORREIO Donaldson Gomes media um debate com Dysney, Pedro Passos (BNDES), Diogo Piloni e Rondon. (Foto: Gabriela Cruz/CORREIO) ***"Buscamos a integração de soluções na área portuária. Firmamos um acordo com o porto de Paranaguá neste sentido que nos fará economizar dois anos e R$ 8 milhões", diz Rondon Brandão do Vale, diretor-presidente da Codeba (Foto: Gabriela Cruz/CORREIO) ***

Crescimento “Apesar da crise, o setor continuou crescendo. Os terminais privados têm crescido até mais, isso por conta dos grandes investimentos. A gente tem uma perspectiva por conta de um grande esforço do Governo Federal. Um esforço para os investimentos serem realizados. Apesar de um crescimento significativo crescimento no privado, essa retomada dos investimentos públicos deve melhorar", afirma Pedro dos Passos, chefe do Departamento de Transportes e Logística do BNDES.

Impacto dos portos O Conselho Pastoral dos Pescadores também marcou presença no evento. Afinal, a mudança nos portos altera muitas realidades. “Trabalhamos com pescadores artesanais. Então, o impacto é inevitável para essas pessoas. Estar num evento como esse é importante para conhecer bem a realidade, trabalhar com ela e saber como ocorre a interferência”, opinou Maria Conceição Pereira, 53, agente do Conselho Pastoral.

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Porto de Salvador O diretor executivo do Tecon Salvador acredita  num crescimento de mais do dobro para o Porto de Salvador. Hoje, o crescimento médio anual é de 1,5%. Com a operação de dois navios de grande porte simultaneamente do Porto de Salvador, a perspectiva do diretor é de, pelo menos 6%. Consequentemente, crescerá o número de empregos diretos gerados - atualmente, São 690 pessoas. 

"Nós podemos atrair novos serviços. Quando digo isso serviços de navios. Hoje estamos impedidos de atrair novos servicos, por falta de espaço. Isso [o investimento] é muito bom porque aumenta a oferta de frete e a  quantidade de escalas de navios, por exemplo, o que tem como repercussão um aumento na competitivida".

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Potencialidade do estado

“Nós da Secretaria, em conjunto com a Codeba, estamos preparados para transformar a potencialidade do estado, as oportunidades apresentadas pela iniciativa privada, em realidade”, disse Disney Barroca Neto, coordenador geral de Modelagens de Arrendamentos  Portuários da SNPTA. (Foto: Gabriela Cruz/CORREIO) ***

Abertura

Na abertura do Seminario Portfólio de Investimentos nos Portos da Bahia, o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diego Piloni, destacou o potencial natural dos portos baianos. "Falar do potencial de investimentos nos Portos é promissor. Afinal, estamos falando de um complexo que movimentou muito no ano passado [36 milhões de toneladas nos três portos baianos], e estamos falando de três portos de vocações diferentes mas que se complementam. Uma situação que, considerando a carência em outros portos, já traz por si uma atenção para esse complexo".

A mesa também contou com a presença do vice-prefeito de Salvador Bruno Reis, do diretor-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia, Rondon Brandão do Vale e do Capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos da Bahia. Márcio Gomes Amaral. Diego Piloni fala na abertura do seminário sobre portos (Foto: Gabriela Cruz/CORREIO) O investimento de R$ 3 bilhões em 20 intervenções previsto para os próximos anos nos terminais instalados em Salvador, na Baía de Aratu e Ilhéus, deve cumprir três diretrizes. O secretário explicou todas elas, que seguem uma linha evolutiva. Primeiro, dar continuidade a experiências bem-sucedidas. Depois, assegurar juridicamente os investidores - "apresentando as regras do jogo". E, por último, mas paralelo às duas primeiras ações, melhorar continuamente a gestão da administração portuária.  Cerca de 500 pessoas acompanham o evento no terminal.

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Programação do seminário sobre Oportunidades nos portos baianos 

8h30 – Abertura – Composição da Mesa

Diogo Piloni -  Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) do  Ministério da  Infraestrutura

9h – Diretrizes da Política Portuária Nacional

Disney Barroca Neto  –  Coordenador Geral de Modelagens de Arrendamentos  Portuários da SNPTA

10h – Oportunidades de investimentos nos Portos da Bahia

Rondon Brandão do Vale –  Diretor-presidente da Codeba

11h15 – Linha de Créditos para investimentos portuários privados

Lidiane Delesderrier Gonçalves –  Chefe do Departamento de Desestatização e  Estruturação de Projetos Federais do BNDES 

Pedro dos Passos –  Chefe do Departamento de Transportes e Logística do  BNDES

Sérgio Luiz Matos da Silva –   Gerente de Desenvolvimento da Desenbahia

14h – Porto de Aratu-Candeias – Novas perspectivas de investimentos  privados 

Mediador: Adary Oliveira –  Presidente da Associação Comercial da Bahia 

 Projeto Integrado Mina-Ferrovia-Porto  Gabriel da Cunha Oliva – Executivo sênior da Empresa Colomi Iron Mineração

A Logística que Queremos para o Brasil  Marlisa Piovesan Reche - Diretora de Logística de Químicos e Vinílicos da Braskem

15h - Porto de Ilhéus - Melhorias na infraestrutura

Mediador: Alberto Carvalho Vieira Junior  –   Diretor de Projetos da BAMIN

Dragagem de Aprofundamento  Domênico Acetta – Diretor do Instituto Nacional de Pesquisa Hidroviária da  SNPTA 

15h30 – Porto de Salvador - Perspectivas de Projetos

Mediador: Marcos Galindo – Coordenador do Comitê de Portos da Fieb 

Ampliação do Tecon  Patrícia Iglesias - Diretora Comercial do Tecon Salvador

Proposta do ‘HUB-PORT’  Paulo Villa – Diretor Executivo da Usuport

16h30 – Porto 4.0 - automatização e informatização portuária

Fernanda Rumblesperger –  Diretora de Gestão e Modernização Portuária da   Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da  Infraestrutura

17h - Mesa de Debates: Investimentos nos Portos Públicos da Bahia 

Moderador: Augusto Cesar Carvalho Barbosa de Souza–  Presidente Interino do Conselho de Administração da Codeba

Cesar Veríssimo Guimarães Jr –   Gerente da Unidade da Empresa  JMacedo em Salvador

Paulo Henrique de Almeida –   Assessor Especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia  Mauro Guimarães Pereira –   Superintendente Geral do  Cofic Helano Pereira Gomes –  Diretor de Negócios da Empresa Ultracargo

18h30 - Encerramento