Assine

FVS confirma segunda morte por sarampo no Amazonas


 

A vítima era um bebê de sete meses que só teve o diagnóstico confirmado nesta terça (14)

  • Da Redação

Publicado em 15/08/2018 às 09:38:00
Atualizado em 18/04/2023 às 18:44:07

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) confirmou a segunda morte por sarampo no estado do Amazonas. O bebê de sete meses, do município de Autazes teve o diagnóstico confirmado nesta terça-feira (14). A criança morreu no último domingo (12), no Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste, em Manaus. Além disso, a criança foi diagnosticada com pneumonia e desnutrição. 

"O sarampo foi uma infecção secundária, que agravou a situação de saúde. A característica do vírus é grave e nos casos de pacientes de risco, como lactantes (bebês recém-nascidos até dois anos que mamam), crianças desnutridas, com doenças imonodepressivas, gestantes e indígenas, podem até levar à morte", explicou o diretor da FVS, Bernardino Albuquerque, em entrevista ao portal de notícias G1.

O primeiro caso confirmado no estado foi também de um bebê de sete meses. O estado do Amazonas já conta com 6.881 casos notificados da doença em 38 municípios. Esses dados estão disponíveis no 21º Boletim Epidemiológico do Surto de Sarampo no Amazonas, divulgado nesta terça-feira (14) pela FVS.

Prevenção O melhor método de prevenção continua sendo a vacina, por isso neste sábado (18) acontece o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Crianças de até 6 meses a menores de cinco anos deverão tomar a vacina contra o sarampo. Já a vacina da pólio é destinada a crianças que têm entre um e menos de cinco anos.

A vacina de rotina pode ser aplicada em pessoas de 1 até 49 anos, no entanto devido ao avanço da doença no Amazonas, a faixa etária foi alterada para crianças a partir de 6 meses.

Apenas gestantes, casos suspeitos de sarampo, crianças menores de seis meses de idade e pessoas com doenças que abalam fortemente o sistema imunológico não podem tomar a vacina.

Para tomar a vacina é necessário levar o Cartão de Vacinação, principalmente no caso de crianças.  Os que não possuem o documento poderão ganhar um novo cartão, com o registro da dose aplicada.