Gabriel Medina mira vaga olímpica: 'Quero muito estar em Tóquio'

Além disso, ele também vai em busca do tri no ano que vem

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2018 às 13:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Sloane/WSL

Campeão mundial, Gabriel Medina quer perseguir outros sonhos. Além do tri mundial, o brasileiro já pensa em uma vaga para competir nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020. 

"Ano que vem vai ser um ano muito importante para mim, quero me concentrar 200%, quero me qualificar para a Olimpíada e estar no Japão (em 2020), vai ser uma honra representar nossa bandeira. (2019) Vai ser um ano para me superar mais uma vez. Minha dedicação continua a mesma, sei o que eu quero e vou atrás", diz Medina, em coletiva.

A vaga olímpica passa também pelo Mundial. Os dez primeiros colocados na Liga Mundial do ano que vem estarão classificados para os Jogos de Tóquio, segundo regra da Associação Mundial de Surfe. "A classificação vai passar pelo tour, esse vai ser meu foco. O que tenho visto é que esse ano vai ser diferente, quando voltar para trabalhar vai ser com tudo de novo. Quero muito estar em Tóquio, vou apostar muito nesse sonho das Olimpíadas", acrescenta. 

Além do Mundial, os atletas também podem conquistar a vaga de outros maneiras. Serão 20 homens e 20 mulheres. Uma vaga para cada gênero será do país sede, Japão. Há limite máximo de dois atletas por país em cada gênero. As dez primeiras vagas são para os melhores na Liga Mundial masculina e as oito melhores na feminina. Especificamente para as Américas, também haverá uma vaga para o campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em agosto de 2019, que deve ficar com atleta que não garantiu uma vaga pelo Mundial. As outras vagas serão distribuídas nos Jogos da ISA de 2019 e 2010. Se a Olimpíada fosse esse ano, por exemplo, Gabriel Medina (campeão) e Felipe Toledo (terceiro) seriam os representantes do Brasil.

Medina chegou ao Brasil ontem. À noite, ele teve uma festa em São Paulo para celebrar seus 25 anos. Ele usou uma fantasia de Bananas de Pijama combinando com o amigo Neymar, craque do PSG que também feio para o Brasil para as festas de fim de ano. Nesse domingo, ele vai para Sâo Sebastião, no litoral paulista, para desfilar em um carro de Bombeiros pelas ruas da cidade.