Galeria da Fundação Pierre Verger reabre com exposição fotográfica

entretenimento
28.10.2020, 18:06:00
Atualizado: 29.10.2020, 14:04:42
Fotógrafa do CORREIO, Marina Silva cedeu para a campanha uma imagem feita durante um passeio na cidade de Cachoeira (Foto: Marina Silva)

Galeria da Fundação Pierre Verger reabre com exposição fotográfica

Mostra dá início à campanha de captação de recursos para a instituição, em combate aos efeitos da pandemia

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A Fundação Pierre Verger já tem uma data para a reabertura da sua Galeria. Na quarta (28), o espaço terá o retorno das suas atividades com o lançamento da exposição 150 Fotos Pela Bahia: O Registro, a partir das 19 horas, em ação virtual com transmissão ao vivo pelos canais YouTube e Facebook da Fundação, das 19h às 21h. O evento também marca o início de uma campanha de captação de recursos da instituição.

A reabertura da Galeria neste momento se tornou necessária para a Fundação porque é de lá que vêm a maioria dos recursos que sustentam as suas atividades – que, como muitas outras instituições. Com curadoria de Alex Baradel e Célia Aguiar, 150 Fotos Pela Bahia: O Registro é fruto da campanha homônima, um projeto realizado por um coletivo de fotógrafos baianos.

A ação permitiu, em 21 dias, entre junho e julho de 2020, a arrecadação de mais de R$ 270 mil através da venda de 1.741 fotografias. Com o recurso arrecadado, foram compradas mais de 32 toneladas de alimentos e materiais de higiene e proteção contra o Covid-19, incluindo mais de 20 mil máscaras beneficiando mais de 1.300 famílias em situação de vulnerabilidade social.

A mostra apresenta 31 fotografias realizadas por diversos fotógrafos que se deslocaram durante a pandemia para registrar as ações desenvolvidas pelo projeto. Também serão apresentadas numa tela as 151 fotografias que participaram das vendas da campanha, assim como vídeos e clips produzidos durante a campanha.

Durante a inauguração, além das falas dos fotógrafos serão apresentados registros visuais, testemunhos de compradores, agradecimentos de pessoas que receberam as cestas, vídeos e outros materiais produzidos durante a campanha.

A visitação estará aberta ao público a partir de quinta (29), com todos os cuidados sanitários necessários para garantir segurança aos visitantes: medição de temperatura, disponibilização de álcool em gel, obrigatoriedade do uso de máscara e limitação da quantidade de pessoas presentes ao mesmo tempo.

A Galeria proporcionará aos compradores da campanha 150 Fotos pela Bahia, que ainda não pegaram suas fotografias, a possibilidade de retirá-las, mediante agendamento.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas