Ganhe dinheiro com seu perfil em redes sociais

Confira dicas de especialista para se transformar em um influenciador digital

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  • Priscila Natividade

Publicado em 9 de julho de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Além dos likes e dos comentários, as redes sociais podem garantir uma renda significativa para quem sabe se vender bem por lá. Influência que chega a valer até R$ 7 mil  por mês, a depender do engajamento que o perfil conseguir promover. 

Pelo menos é esse o valor  que Ruy Candeias Filho ganha com a divulgação de marcas internacionais e nacionais. Ele criou no Instagram o  perfil de moda masculina It Boy, que atualmente contabiliza 515 mil seguidores interessados em produtos e dicas de estilo. 

“Há quatro anos eu vivo exclusivamente com a renda do blog. Tenho cinco parcerias fixas com marcas internacionais e outras com marcas nacionais”, diz Ruy. “Os meses de outubro e novembro, por exemplo, são os que geram mais lucros. Elas investem pesado na divulgação do Black Friday”, completa. 

Ele lembra que a primeira marca entrou em contato quando o perfil que reunia looks masculinos completou 10 mil seguidores. “A partir daí, comecei a trabalhar com permuta. Mas minha mãe me deu um conselho que, de fato, mudou minha vida. Ela disse que, em vez de aceitar presentes, eu deveria  cobrar pelas postagens (que eu fazia)”.

Rentabilidade

No caso da criadora do canal Fala Dantas, Jéssica Dantas, a rentabilidade maior veio por meio do Youtube. Hoje, são 535.951 inscritos só no canal, sem contar com Facebook e Instagram. “O que mais acumula monetização é o Youtube, porque conta tanto o custo por visualização de publicidade antes do vídeo quanto patrocínio das marcas. É a minha maior rede, meu carro-chefe”, garante. Jéssica trata em suas redes sociais de temas como maquiagem, cabelos, beleza e autoestima. 

“Quando eu completei 80 mil inscritos fechei o meu primeiro contrato. O que eu ganho hoje é integralmente a minha renda. Varia muito. Um mês você ganha mais, outro mês, menos. Mas o suficiente para me dar uma boa estabilidade financeira”, pontua a influencer. 

Ainda de acordo com ela, o mais importante é estudar a melhor estratégia de engajamento e entender que nem sempre isso vai acontecer da noite para o dia.

“Para chegar aos meus primeiros 100 seguidores eu estudei muito estratégia de engajamento, atração de público, marketing, psicologia das cores. O fundamental para se tornar um influencer é gostar de compartilhar a sua vida, gostar do que faz. Eu demorei três anos para ganhar meu primeiro post patrocinado”.  

Perfil turbinado

Para a consultora de mídias sociais da Eduk Cursos Online Liliane Ferrari, o perfil precisa ser original em qualquer mídia. “Quanto mais o conteúdo for original e inusitado, melhor. Se diferencie para chamar atenção, o que é exatamente o contrário do que muitos fazem, que é imitar alguém de sucesso que já existe”, orienta. 

Outro conselho é explorar não só os ganhos diretos, mas também os indiretos. “Apenas o Youtube remunera diretamente o produtor de conteúdo pelos views em vídeos, as demais redes não remuneram pelo conteúdo publicado e o usuário precisa buscar apoios e patrocinadores externos. Usar hashtags no Instagram ajuda muito a fazer com que o post seja encontrado por mais pessoas e no Youtube e fazer vídeos junto com outros youtubers impulsiona a troca de audiência”, diz. 

Também é fundamental se renovar sempre, como acrescenta a diretora da Influu, Talita Lombardi. A empresa é especializada em profissionalização e monetização de influenciadores digitais.

“Os influenciadores precisam encontrar jeitos únicos de se diferenciar e conhecer bem o próprio público. Tente ficar o mais próximo possível do público e se renove sempre. Por mais que os seus seguidores gostem do seu conteúdo, mudanças são importantes de tempos em tempos”. 

Siga isto! As principais dicas dos especialistas ouvidos pelo CORREIO*

Engajamento

Três pontos são fundamentais para monetizar as redes: frequência consistente de postagens, conteúdo de qualidade e relação próxima com seguidores.

Analytics  

A ferramenta está disponível em todas as redes sociais e vai te ajudar a  obter informações importantes sobre o próprio público. A partir daí você para criar o conteúdo mais adequado para ele e, assim, aumentar a sua audiência. Outra dica é utilizar ferramentas como o MLabs para saber o melhor horário de postagem e fazer agendamentos.

Originalidade  

Quanto mais original for o conteúdo e a proposta, melhor. Se diferencie para chamar atenção, o que é exatamente o contrário do que muitos fazem, que é imitar alguém de sucesso que já existe. Inspire-se naquilo de bom,  mas não imite um perfil que já existe.

Conhecimento

Carisma é importante, mas é fundamental ter conhecimento sobre o tema que pretende tratar nas redes sociais: moda, beleza, esporte, viagens, maternidade, games, cinema, gastronomia, etc.  

Ganho em publicidade  

É importante saber colocar produtos e serviços dentro da sua rotina com naturalidade. Este  é um ponto forte dos bons influenciadores. Porém, é preciso ter cuidado com os excessos, principalmente quando a publicidade não tem afinidade com o conteúdo editorial do influenciador. 

Vitrine  

Se cadastrar em plataformas como Spark, KuaK, Squid pode ajuda o influenciador digital a ser encontrado nas buscas feitas por marcas.

Recursos  

Independente de qual seja a rede social - Youtube, Twitter, Instagram ou Facebook - use todos os recursos que a mídia tem a oferecer.