Garota de 12 anos sofre estupro coletivo no Rio de Janeiro

Cenas foram filmadas e divulgadas no Facebook

Publicado em 5 de maio de 2017 às 18:59

- Atualizado há um ano

Uma menina de 12 anos foi vítima de um estupro coletivo na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. A cena foi gravada e pelo menos cinco homens aparecem participando do abuso. O caso foi denunciado nesta sexta-feira (6) por uma tia da garota e é investigado pela Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (Dcav). 

A tia disse que ficou sabendo do crime por causa de um vídeo, gravado pelos agressores e postado no Facebook e que também já estaria circulando pelo WhatsApp. No vídeo, quatro homens, aparentemente jovens, mantêm relação sexual com a garota, além da pessoa que grava as cenas. A delegada Juliana Amorim não quis dar maiores informações para preservar a vítima, e disse apenas que o caso ocorreu na semana passada em um município da Baixada Fluminense.

“O estupro coletivo do ano passado nos ensinou muito. Desde então, a criação de protocolos é fundamental neste tipo de investigação. Antes de tudo, é necessário o sigilo é a preservação da vítima. Em segundo lugar, é necessário celeridade. Em terceiro, é preciso pessoas capacitadas em entrevistas investigativas, em que a adolescente vai esmiuçar toda essa violência sofrida”, disse a delegada.Nas imagens, os homens aparecem nus. A adolescente grita para que eles parem, sem sucesso. Ela ainda tenta se esconder da filmagem, com uma almofada. "Cala a boca. Vão ficar ouvindo a sua voz e vão saber que é tu", diz um dos homens. “Tapa o rosto da novinha”, ordena outro depois. Ainda não se sabe se os homens filmados são maiores de idade. Os administradores da página de Facebook na qual o vídeo foi postado serão chamados e devem responder por divulgar imagens da menor sendo estuprada.

CrimeA policial pretende fazer uma diligência neste sábado (6) no município onde o crime ocorreu em busca de mais evidências. “Hoje nós escutamos a tia, que saiu daqui muito abalada. Ela não pôde falar detalhes sobre o estupro em si, mas mostrou a página do Facebook que estava publicando isso. E disse que as pessoas que estavam passando para o WhatsApp seriam as envolvidas”, contou Juliana. Segundo ela, a menina está muito traumatizada, sob cuidados da mãe.

“Não há dúvidas do crime de estupro de vulnerável. Esta menina foi violentada por um grupo de rapazes, não sabemos ainda a idade dos envolvidos. Vamos à comunidade ver o que se passou. A gente precisa saber quem levou ela para esse ninho de horrores”, destacou.