Gato de água é encontrado em tubo de esgoto em hotel no Engenho Velho de Brotas 

Proprietário terá que prestar esclarecimentos em delegacia, além de ser multado

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2018 às 21:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/ Embasa

Uma ligação clandestina (gato) que desviava água da rede distribuidora para abastecer um hotel na rua Dr. Frederico Costa, no Engenho Velho de Brotas, foi encontrada pela Embasa durante uma operação de combate a fraudes.  População sofria risco de contaminação com a ligação clandestina. (Foto: Divulgação/ Embasa) Durante a operação, que aconteceu na última quarta-feira (20), os técnicos da empresa de saneamento retiraram um tubo de água que abastecia o hotel e passava por dentro da tubulação da rede de esgoto. 

“Os hóspedes e funcionários do hotel estavam correndo sérios riscos de contaminação com a água consumida, pois o tubo que levava água aos reservatórios do imóvel estava passando por dentro da tubulação que escoa o esgoto do local”, declarou Maxmilian Soares, supervisor de faturamento da Embasa. 

“Retiramos a irregularidade e o responsável pelo imóvel será chamado para depor na 6ª Delegacia Territorial (Brotas), onde a ação foi registrada”, contou Maxmilian.

O proprietário terá que pagar uma multa e ressarcir à empresa um valor referente à água que não foi registrada em até 12 meses, devido à adulteração do medidor de consumo.

Sem pagamento Também na mesma rua do Engenho Velho de Brotas foi realizado o corte do fornecimento de água em uma residência e um comércio que estavam em débito há 23 meses.

“Neste caso, o proprietário do estabelecimento não permitia a execução do corte e a Embasa teve que retornar com o apoio da Polícia. Inclusive, realizamos o corte diretamente na rede, para evitar qualquer atitude indevida do proprietário”, informou Raiana Márcia, supervisora de cobrança da empresa.

Crime  Qualquer intervenção no hidrômetro e na rede da Embasa com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas na legislação vigente.

De acordo com o Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, a prática de furto de água é qualificada como crime contra o patrimônio, sujeita a pena de reclusão, além de multa.

O usuário que estiver nessa situação deve procurar um ponto de atendimento da empresa e regularizar sua ligação, evitando problemas e corte no abastecimento do imóvel.