Geomanta de 725m² é entregue no bairro de Cidade Nova

Proteção vai beneficiar 150 famílias

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 3 de janeiro de 2019 às 18:36

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Uma geomanta foi entregue pela prefeitura na manhã desta quinta-feira (3), na Avenida Alzira, no bairro de Cidade Nova. Com o investimento de R$113 mil, a proteção, que evita que os sedimentos das encostas caiam e coloquem em risco a vida de famílias, vai beneficiar cerca de 150 moradores que vivem na região.

Com 725 m² a encosta assusta os moradores que construíram suas casas nas proximidades do declive. A policial civil aposentada Ana Célia de Moraes, 70 anos, lembra que há 20 anos, quando se mudou para a avenida, se preocupava com os dias de chuva.

A aposentada, que vive em uma casa de dois andares, fincada ao lado da inclinação de terra, comemorou a entrega."Estou emocionada. Era uma coisa que jamais havíamos pensado na possibilidade de ser feita. Na realidade, quando começaram as obras, ficamos com uma esperança muito grande de que ela pudesse de fato ficar pronta", comentou. A proteção começou a ser aplicada no solo no início de dezembro do ano passado. Ela lembra que ao redor da encosta havia muita vegetação e o local era constantemente utilizado pelos populares para descartar o lixo de forma irregular. "Servia para todas as coisas, certas e erradas. A situação era bem difícil, complicada, jogavam qualquer coisa", lembra. 

De acordo com Sosthenes Macedo, gestor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), essa foi a primeira geomanta entregue na cidade em 2019. No ano passado, a pasta fechou o ano com cerca de 60 proteções prontas. A aplicação do material no bairro, segundo ele, era um pedido antigo dos moradores. 

"Uma área que tinha uma demanda muito grande pela população. Historicamente, em todas as chuvas, o nosso sistema de gestão de defesa civil, através de 199, recebia muitas solicitações da população. Agora eles não passarão mais pelos transtornos e agonia da insegurança terem que saiu de casa causando danos às suas vidas e a dos seus familiares", afirmou Sosthenes.

*Sob a supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier