Geração Nordestina: 6 álbuns clássicos para conhecer ou matar saudades

entretenimento
22.03.2020, 06:00:00
Atualizado: 22.03.2020, 17:25:06
Geraldo Azevedo, Fagner e Zé Ramalho integram Geração Nordestina (Reprodução)

Geração Nordestina: 6 álbuns clássicos para conhecer ou matar saudades

Confira a lista preparada pelo jornalista, crítico musical e curador Hagamenon Brito

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Uma década depois do revolucionário movimento Tropicalista liderado por artistas baianos, a MPB foi revigorada por cantores e músicos de Pernambuco (Alceu Valença, Geraldo Azevedo), Ceará  (Fagner, Belchior, Ednardo) e Paraíba (Zé Ramalho, Elba Ramalho), uma turma que ficou conhecida como Geração Nordestina. Misturando influências regionais e internacionais (blues, rock, folk), os primeiros (ou segundos) álbuns deles se tornaram clássicos que merecem ser ouvidos e reouvidos sempre. Ouça esse Top 6.

1 - Raimundo Fagner (1976)

fagner

Voz rascante, personalidade forte e pérolas como Asa Partida, Natureza Noturna, Conflito e Sinal Fechado (do mestre Paulinho da Viola). 


(Confira playlist completa aqui)


2 - Belchior - Alucinação  (1976)

belchior

Obra-prima do maior letrista de sua geração, tem clássicos como Apenas um Rapaz Latino-Americano, Velha Roupa Colorida, Como Nossos Pais e Sujeito de Sorte.


3 - Alceu Valença - Espelho Cristalino (1977)

alceu

Impossível resistir à musicalidade eletrizante e cheia de personalidade do intérprete de A Dança das Borboletas, Agalopado e Espelho Cristalino.


4 - Zé Ramalho (1978)

ramalho


Com influência de Bob Dylan e uma poética toda própria e com um quê místico, é uma das melhores estreias da história da MPB. Avôhai, Vila do Sossego e Chão de Giz são belíssimas.


(Confira playlist completa aqui)


5 - Geraldo Azevedo - Bicho de 7 Cabeças  (1979) 


geraldo

O que dizer de um álbum que tem O Menino e os Carneiros, Taxi Lunar e a faixa-título, com participação especial de Elba Ramalho?


(Confira playlist completa aqui)



6 - Elba Ramalho - Capim do Vale (1980) 

elba

A cantora, que modernizou o jeito feminino de cantar forró e nordestinidades afins, brilha em canções como Caldeirão dos Mitos, Nó Cego, Banquete de Signos e Veja  (Margarida).


(Confira playlist completa aqui)

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas