Geração Nordestina: 6 álbuns clássicos para conhecer ou matar saudades

Confira a lista preparada pelo jornalista, crítico musical e curador Hagamenon Brito

  • Foto do(a) author(a) Hagamenon Brito
  • Hagamenon Brito

Publicado em 22 de março de 2020 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

Uma década depois do revolucionário movimento Tropicalista liderado por artistas baianos, a MPB foi revigorada por cantores e músicos de Pernambuco (Alceu Valença, Geraldo Azevedo), Ceará  (Fagner, Belchior, Ednardo) e Paraíba (Zé Ramalho, Elba Ramalho), uma turma que ficou conhecida como Geração Nordestina. Misturando influências regionais e internacionais (blues, rock, folk), os primeiros (ou segundos) álbuns deles se tornaram clássicos que merecem ser ouvidos e reouvidos sempre. Ouça esse Top 6.

1 - Raimundo Fagner (1976) Voz rascante, personalidade forte e pérolas como Asa Partida, Natureza Noturna, Conflito e Sinal Fechado (do mestre Paulinho da Viola). 

(Confira playlist completa aqui)

2 - Belchior - Alucinação  (1976) Obra-prima do maior letrista de sua geração, tem clássicos como Apenas um Rapaz Latino-Americano, Velha Roupa Colorida, Como Nossos Pais e Sujeito de Sorte.

3 - Alceu Valença - Espelho Cristalino (1977) Impossível resistir à musicalidade eletrizante e cheia de personalidade do intérprete de A Dança das Borboletas, Agalopado e Espelho Cristalino.

4 - Zé Ramalho (1978)

Com influência de Bob Dylan e uma poética toda própria e com um quê místico, é uma das melhores estreias da história da MPB. Avôhai, Vila do Sossego e Chão de Giz são belíssimas.

(Confira playlist completa aqui)

5 - Geraldo Azevedo - Bicho de 7 Cabeças  (1979) 

O que dizer de um álbum que tem O Menino e os Carneiros, Taxi Lunar e a faixa-título, com participação especial de Elba Ramalho?

(Confira playlist completa aqui)

6 - Elba Ramalho - Capim do Vale (1980)  A cantora, que modernizou o jeito feminino de cantar forró e nordestinidades afins, brilha em canções como Caldeirão dos Mitos, Nó Cego, Banquete de Signos e Veja  (Margarida).

(Confira playlist completa aqui)