Gestantes fazem pela primeira vez e de graça ensaio fotográfico; veja imagens

Ação na Unidade de Saúde da Família beneficiou 11 mulheres que moram na região de Brotas

  • Foto do(a) author(a) Jorge Gauthier
  • Jorge Gauthier

Publicado em 18 de julho de 2017 às 20:43

- Atualizado há um ano

Quando o pequeno Gleidson veio ao mundo, em 2009, a dona de casa Jaciane Brandão dos Santos não teve como registrar a barriga crescendo com direito a cenário e maquiagem profissional. Sensação entre as futuras mamães, os chamados ensaios de gestantes, custam em média R$ 2 mil. As memórias da primeira gravidez de Jaciane são apenas fotos caseiras.

Hoje, oito anos depois, a dona de casa, que está a espera do pequeno Felipe, viveu outra realidade. Ela, junto com outras 10 mulheres, ganharam um book fotográfico produzido nesta terça-feira (18) na Unidade de Saúde da Família (USF) do Vale do Matatu Mãe Olga de Alaketu, em Brotas. Todas residem na região do entorno da USF e não pagaram nada pelas fotografias, produção e maquiagem.Gleidson e Jaciane(Foto: Divulgação) "Eu sempre sonhei em ter umas fotos bonitas grávidas mas nunca tive condição de fazer nenhuma foto porque custa muito caro. Hoje me vi mais bonita. Ser mãe é algo especial e agora eu vou poder contar pra Felipe como foi quando eu estava grávida que não tive como fazer quando estava esperando Gleidson", explica Jaciane, 29 anos, que fez questão de ter o filho mais velho em uma das fotos.

As mamães capricharam na produção das fotografias e tiveram, alguns casos, a oportunidade de se maquiar pela primeira vez. "Eu nunca gostei de me maquiar, mas hoje fiz a maquiagem pensando no meu filho. Queria ficar mais bonita pra ele e consegui", conta a vendedora autônoma Adailza Santos de Jesus, 29, que é evangélica e está esperando seu segundo filho.

A tímida Larissa Araújo Pita, 23, colocou o sorriso no rosto para produzir as fotografias pela primeira vez. Ela já está na terceira gestação e assim como a maioria das grávidas nunca teve um book pra chamar de seu. "Nas minhas duas outras gestações eu não tive essa oportunidade de me ver realizada e plena", comemora a dona de casa que já é mãe de Kauan, 8, e Nicolas, 2. Agora, ela espera Laisa. "Ela está chegando e vai se orgulhar de ver como eu me preparei para receber ela".Larissa Araújo Pita(Foto: Divulgação)O trabalho fotográfico é resultado de um mutirão que foi organizado para fazer a produção das imagens e mobilizou cerca de 20 pessoas entre profissionais do posto e estudantes. As gestantes também participaram de uma oficina de automaquiagem. Os produtos e as cenografias foram doadas. O resultado das fotos se transformará em uma exposição na própria USF a partir da escolha das próprias gestantes de quais foram as melhores fotos.

"Me sinto bem aqui no grupo com as outras mulheres porque vamos trocando as experiências. Fazer essas fotos hoje mesmo com tantas outras grávidas por perto foi uma forma legal de viver minha gravidez. É bom a gente ter esse carinho com o nosso corpo", enfatiza Jocilene Soares, 26, que trabalha como manicure. Ela está com nove meses e a qualquer momento terá nos braços sua primeira filha, Maria Júlia. Jocilene Soares(Foto: Divulgação)A também manicure Débora Baraúna Cordeiro, 21, era uma das mais ansiosas pelas fotografias. Ela espera a chegada do seu primeiro filho, Davi Luiz. "Completo hoje seis meses e recebi esse presente. Ser mãe é muito especial e uma responsabilidade muito grande. Os filhos são de acordo com que os pais são. Eu quero ser um exemplo para meu filho e fazer ele feliz", disse, emocionada.  

A estudante de Pedagogia Gabriele da Silva Lima Nunes, 26, e o consultor de vendas Esley Lima Nunes, 25, fizeram questão de fazer as fotos juntos para mostrar o amor pelo pequeno Miguel que chegará ao mundo nos próximos dias. Essa é a segunda gestação que Gabriele tem. "Na primeira eu tive um aborto espontâneo em 2015. Mas o tempo passou e agora conseguimos realizar o nosso sonho. Ele está chegando com saúde", falou Esley.

Gabriele conta que as fotos vão servir para quando Miguel crescer ele poder saber um pouco mais da sua história. "Quero que meu filho saiba o quanto ele é querido desde agora. Ser mãe é uma dádiva de Deus e quero amar ele para sempre".

A ação é uma das atividades do grupo de gestantes da unidade de saúde que conta com a participação de profissionais do posto e estudantes do 10º semestre do curso da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA). Durante a gestação, as grávidas participam de outras ações que envolvem orientações sobre o corpo, o cuidado e o bebê. Os temas dos encontros são definidos pelas gestantes em parceria com a equipe de profissionais. 

[[galeria]]