Gestão criteriosa para fazer a Saúde avançar em Salvador

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2018 às 15:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Sabemos a importância do setor da saúde pública para a população soteropolitana. Para a maioria dela, talvez, a opção disponível para consultas, exames e tratamentos de doenças e, provavelmente, a única atenção básica.

É uma diretriz do prefeito ACM Neto, desde que assumiu a gestão do município, priorizar a oferta de eficientes serviços de saúde, requalificar ou mesmo construir unidades em suas diversas especialidades, prestando atendimento de bom nível, com profissionais motivados, valorizados e atuando em instalações adequadas.

Este é um dos grandes desafios para quem está na administração pública e, principalmente, à frente da Secretária de Saúde. Participo da atual administração desde seu início e conheço a realidade da Saúde.

Neste pouco mais de um mês como secretário procurei dar continuidade ao trabalho competente imprimido pelo meu antecessor de modo a que possamos atender de forma digna às necessidades da população.

Embora já tenhamos elevado a cobertura da Atenção Básica de 18%, em 2012, para 45,7%, no final de 2017, sabemos que precisamos avançar ainda mais. Nossa meta é fechar 2018 alcançando a marca dos 50%.

Falar em qualidade neste campo significa prover investimentos constantes na capacitação de profissionais, na disponibilidade permanente de medicamentos e serviços e em equipamentos dos mais simples aos de alta tecnologia.

Trabalhamos para avançar em todos os indicadores, inclusive na questão dos exames de consultas especializadas, buscando identificar os principais gargalos para que possamos zerar essa fila, seja através de mutirão, seja potencializando a nossa rede ainda mais.

Saúde implica em gestão criteriosa. A SMS possui excelentes técnicos para questões efetivamente desta área e aptos a gerenciar os recursos em projetos montados de maneira competente, viáveis, embasados na real necessidade das comunidades e, em especial, as mais carentes.

Um desses eixos é o Hospital Municipal de Salvador, marco da atual gestão do prefeito ACM Neto, projetado para ter, a partir do seu pleno funcionamento, um custeio em torno de R$ 8 milhões por mês.

A unidade dá ênfase a atendimentos de urgência e emergência, com capacidade para 500 atendimentos por dia, e cerca de 600 mil procedimentos por mês. Estamos dialogando com o Ministério da Saúde para buscar garantir a sustentabilidade do importante empreendimento.

O lançamento do Reda para a Atenção Básica, tanto para médicos quanto para os demais profissionais, solucionará a questão do pequeno deficit de pessoal na rede, propiciando a melhoria da qualidade ao atendimento à nossa população.

A partir do momento que essa questão avançar, teremos como ampliar ainda mais a cobertura da atenção básica do município. Temos hoje 13 unidades básicas de saúde em implantação, com mais de 50% das obras concluídas.

Fizemos muito e ainda faremos mais para responder às reais demandas da população de Salvador no campo da atenção à saúde, visando implementar a oferta qualitativa do atendimento. Afinal, a nossa principal missão é cuidar das pessoas.

Luiz Galvão é secretário da Saúde de Salvador