Gilberto Gil é eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras

entretenimento
11.11.2021, 16:49:00
Atualizado: 11.11.2021, 17:32:04
(Divulgação)

Gilberto Gil é eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras

Poeta Salgado Maranhão teve sete votos e crítico Ricardo Daunt nenhum

O músico baiano Gilberto Gil, de 79 anos, foi eleito por maioria absoluta para ocupar a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL), na tarde desta quinta-feira (11). Ele recebeu 21 votos.

Gil acompanhou a votação de sua casa no Rio de Janeiro. A ABL não permite que os candidatos participem da sessão. Concorriam ainda o poeta Salgado Maranhão, que teve sete votos, e o autor e crítico Ricardo Daunt, que não recebeu votos.

Gil deve assumir o posto em março de 2022, quando o órgão volta do recesso de fim de ano. O artista celebrou a escolha nas redes sociais. "Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha", escreveu.

Até então, a cadeira 20 era do acadêmico e jornalista Murilo Melo Filho, que morreu em maio do ano passado. Já ocuparam a mesma cadeira o fundador Salvador de Mendonça, que escolheu como patrono Joaquim Manuel de Macedo, e também Emílio de Meneses, Humberto de Campos, Múcio Leão e Aurélio de Lyra Tavares.

Na semana passada, a atriz Fernanda Montenegro, de 92 anos, foi eleita por maioria absoluta para outra cadeira que estava vaga na ABL, a 17. Ela recebeu 32 dos 34 votos - dois votantes se abstiveram.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas