Globo lança Órfãos da Terra com imersão no mundo oriental

Nova novela das seis terá baiana Emanuelle Araújo e ex-BBB Kaysar Dadour; casal protagonista é o mesmo de Velho Chico

  • Foto do(a) author(a) Naiana Ribeiro
  • Naiana Ribeiro

Publicado em 15 de março de 2019 às 17:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: João Miguel/TV Globo/Divulgação

Barraquinhas com comidas típicas, artesanato, pulseiras e pinturas orientais foram plano de fundo para o lançamento da próxima novela das seis da Globo, Órfãos da Terra, que foi uma verdadeira festa na noite desta quinta-feira (14), no Clube Monte Líbano, no Rio de Janeiro. 

Tudo para trazer o clima de locais como Síria, Líbano, Nigéria, Togo/Camarões, Venezuela e Colômbia, contando as histórias dos refugiados - os grandes protagonistas do folhetim, que substituirá Espelho da Vida a partir do dia 2 de abril.

[[publicidade]]

O evento reuniu a equipe da obra, além da imprensa convidada, para apresentar a nova trama. "É um folhetim clássico, que vai contar uma grande história de amor. O nosso tema central é a questão do refugiado, que será abordada de uma forma muito positiva", resumiu Thelma Guedes, autora da obra ao lado de Duca Rachid. "A novela também mostra que o planeta em que a gente vive é esse, não temos outro. Por enquanto, a gente tem que viver aqui e conviver com as diferenças. A metáfora que a gente pode usar é o abraço: abrace o diferente. Não vamos perder a empatia, os valores humanos e empáticos, como a compaixão", completou Duda.

A expectativa do diretor Gustavo Fernández é de que a novela cause tanto prazer em quem assiste, quanto está causando em quem está fazendo ela: "Estamos tendo um processo muito feliz".

E, por falar em felicidade, quem não tirou o sorriso do rosto foi o ex-participante do reality show Big Brother Brasil (BBB) Kaysar Dadour, que faz sua estreia como ator nessa novela. O sírio deu o que falar no evento: cantou e roubou a cena durante a apresentação do dabke, dança típica árabe, que será mostrada em algumas cenas da novela.

[[galeria]]

"Estou muito animado, a novela vai passar uma mensagem incrível. É uma história real, que os refugiados passam. A palavra chave dessa história é empatia", contou ele na coletiva. No folhetim, Kaysar interpretará Fauze, um dos capangas do vilão, o sheik Aziz Abdallah (Herson Capri), que virá ao Brasil para tentar sequestrar o casal protagonista Laila Faiek (Julia Dalavia) e Jamil Zarif (Renato Góes): "Ele só encherga a verdade no sheik. Então tudo o que ele fala, Fauze faz".

Ao CORREIO, Kaysar garantiu que, desde que saiu do BBB, vive a fase mais própera de sua vida, pois conseguiu trazer a família da Síria para Curitiba. "Minha família está aqui há seis meses e estou muito feliz. Eu nunca imaginei chegar onde estou agora. Comecei a estudar bastante para ser ator depois que sai do BBB, tive a oportunidade de fazer o teste e graças a Deus abriu o caminho e eu passei no teste", falou.

Atores veteranos, como Herson Capri (Aziz Abdallah) e Eliane Giardini (Rania), foram bastante abordados pela imprensa. Mas os nomes da nova geração foram os grandes destaques: Renato Góes, Julia Dalavia e Alice Wegmann (Dalila) roubaram a cena. Os dois primeiros, é claro, porque interpretam o casal protagonista da trama.

"Laila é uma mulher forte. Ela toma iniciativa, as atitudes e as rédeas de tudo. Me inspirei em uma menina supermoderna, que fez gastronomia. Ela deu essa qualidade, mostrou que existem mulheres feministas e fortes como a Laila", contou Julia, que repete a parceria com Renato, seu par em Velho Chico.  Julia Dalavia é a protagonista de Órfãos da Terra (Foto: Selmy Yassuda/TV Globo/Divulgação) A preparação da novela tem sido bem intensa, disse a atriz. "A gente está tendo aula de árabe, aula da cultura árabe e conversando com refugiados para entender esse universo. Porque é uma realidade muito diferente da nossa. Parece uma realidade paralela", completou. Protagonistas: Julia e Renato repetem a parceria de Velho Chico (Foto: Paulo Tauil/@paulo_tauil/ArtCult) Nesse campo de refugiados, no Líbano, Laila se apaixonará à primeira vista por Jamil, homem de confiança do sheik Aziz, tomou ela à força, como uma de suas esposas. O casal enfrentará obstáculos para viver esse amor. "Ele tem uma enorme gratidão pelo patrão dele, mas fecha os olhos para as coisas créis que Aziz faz. Mas o amor pela Laila desperta ele para essas coisas que estão ao lado. Esse romance é um ponto de virada na vida dele", antecipou Renato.

Logo após ter feito a Maria, de Onde Nascem os Fortes (2018), Alice será Dalila, filha do sheik Aziz. “É uma vilã intensa. É mau-caráter, determinada, autoritária, fria e calculista, como o pai. Mas também tem um lado humano”, pontuou. Dalila fará de tudo para ficar com Jamil, que foi prometido pelo sheik para ela. Alice Wegmann interpreta a vilã Dalila (Foto: Paulo Tauil/@paulo_tauil/ArtCult) Multimilionário e dono de inúmeros negócios, Aziz vive em Beirute com suas três mulheres e filhas. Soraia (Letícia Sabatella) é a sua primeira esposa e mãe de Dalila. As outras duas, Fairouz (Yasmin Garcez) e Áida (Darília Oliveira), têm ainda menos importância dentro do harém de Aziz. Além de terem vindo depois, nenhuma delas, assim como Soraia, foi capaz de dar ao sheik um filho homem. "Eu fiz sete vilões, mais ou menos, e esse é o pior de todos. Pior no sentido de maldade, mas é dos melhores como confecção", falou Capri. (Foto: Paulo Tauil/@paulo_tauil/ArtCult) Baianas no núcleo de humor Mas nem só de assuntos sérios viverá a obra. A atriz baiana Emanuelle Araújo, 42 anos, por exemplo, faz parte do núcleo da ouriçada família Nasser e interpreta Zuleika. Filha da síria Rania (Eliane Giardini) e de Miguel Nasser (Paulo Betti), ela é o braço direito do pai nos negócios da família. Juntos, eles tocam a Importadora Nasser. A casa de artigos de decoração, que vende peças importadas do Oriente Médio e do Extremo Oriente, fora construída por seu bisavô, e permanece na família até hoje.

Durona e despachada, a personagem de Emanuelle é um pouco atrapalhada no campo afetivo e conta com o auxílio de sua filha Cibele (Guilhermina Libanio) nos assuntos do coração. A jovem ativista e feminista dá apoio à mãe para sair de casa ao descobrir que ela está sendo traída por seu marido, pai de Cibele. Emanuelle Araújo interpreta Zuleika (Foto: Paulo Tauil/@paulo_tauil/ArtCult) Baiana de Amargosa, a atriz Cristiane Amorim também está no núcleo de humor da trama. Ela interpreta Santinha, a arrumadeira da casa de Rania, que acredita estar fazendo tudo certo, mas sempre acaba metendo os pés pelas mãos e leva bronca. No fim, a patroa releva, já que Santinha tem um grande coração.  Cristiane Amorim é a Santinha (Foto: Paulo Tauil/@paulo_tauil/ArtCult) Órfãos da Terra também é escrita com Dora Castellar, Aimar Labaki e Carolina Ziskind e com a colaboração de Cristina Biscaia. Tem ainda direção geral de André Câmara e direção de Pedro Peregrino, Alexandre Macedo e Lúcio Tavares.

*A jornalista viajou a convite da Globo

Paulo Tauil @paulo_tauil